EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

06 de junho, de 2020 | 09:50

Usuários da rede de saúde precisam atualizar cadastro

A medida é necessária para que informações relacionadas a atendimentos sejam repassadas neste período de quarentena

Divulgação
Ausência de contatos válidos dificulta acompanhamento de pessoas suspeitas e contaminadas por coronavírusAusência de contatos válidos dificulta acompanhamento de pessoas suspeitas e contaminadas por coronavírus

Manter os dados cadastrais completos nos serviços de saúde é de responsabilidade do usuário, principalmente nesta conjuntura de pandemia. Por isso, a Secretaria de Saúde de Ipatinga solicita que os usuários do SUS e também da rede privada que procurarem pelos serviços, com suspeitas e/ou contaminadas por covid-19, que atualizem os dados junto ao atendente. O cadastro deve conter informações válidas como telefone e e-mail, data de nascimento, nome da mãe e endereço.

A medida é necessária para que informações relacionadas a atendimentos sejam repassadas neste período de quarentena. A atualização assegurará que os dados estejam completos, facilitando o acesso às informações das pessoas, principalmente daquelas que procuraram os serviços com suspeita de contaminação por covid-19.

De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Mara Fernanda Andrade, muitos usuários têm sido notificados como suspeitos de contaminação por covid-19, mas a repartição acaba tendo dificuldade de entrar em contato com eles, após o primeiro atendimento, e assim dar sequência ao monitoramento.

“O usuário é atendido nas unidades, mas algumas vezes não estamos conseguindo realizar o acompanhamento dele, porque o telefone está desatualizado, não há um e-mail válido ou outra forma de comunicação com este paciente. Por isso, é muito importante que aquele usuário que procurar as unidades, por qualquer motivo, solicite ao atendente a atualização dos dados cadastrais e nos forneça informações válidas para que possamos realizar o monitoramento em caso de suspeita de covid-19”, alerta Mara.

Documentos

Os usuários devem apresentar um documento de identificação com foto, comprovante de endereço (conta de água, luz, internet fixa, telefone fixo, TV a cabo, IPTU ou contrato de locação) e cartão do SUS. No caso de menores de idade, a certidão de nascimento e o documento do responsável. Além disso, é necessário fornecer um telefone válido. Caso a pessoa não disponha de uma linha, pode fornecer o número de algum parente ou vizinho próximo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário