Lançado projeto de centro de acolhimento para os animais em MG

Matozinhos será referência para implantação nos demais municípios mineiros

Alex Ferreira


O primeiro centro no estado será em Matozinhos, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH)
(Governo de Minas)
No Dia Mundial do Meio Ambiente o governador Romeu Zema participou do lançamento virtual do “Projeto Pioneiro de Acolhida, Abrigo e Adoção de Fauna Doméstica Abandonada”. A iniciativa tem objetivo de criar centros de acolhimentos para ajudar a reduzir a população de animais de rua por meio de ações que contribuam para mudança comportamental da população e dos municípios.

O primeiro centro no estado será em Matozinhos, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), onde já se encontra a sede da Sociedade Mineira de Proteção dos Animais.

O projeto nasce com o apoio voluntário da mineradora Anglo American Brasil, que identificou nesta ação a possibilidade de compartilhar a sua gestão com os diversos pleitos municipais sobre a fauna doméstica.

O governador parabenizou a iniciativa da empresa e afirmou que Minas sai na frente mais uma vez com um projeto que pode ser referência em todo o país. “Que Minas faça mais uma vez um programa que seja inspirador para outros estados. Não é só uma questão ambiental, mas de saúde pública, já que os animais podem transmitir doenças”, explicou.

Desafio

De acordo com o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira, o assunto tem sido um grande desafio da gestão pública municipal, que recebe vasto número de denúncias de maus tratos de animais domésticos, de rua e do controle de zoonose. “Este centro de acolhimento nasce para ser uma referência, uma vez replicado, de como os municípios poderão ter uma ideia exata de custos, equipamentos e estrutura”, explicou.

O estado atua como referência técnica, por meio de orientações, e desempenha o papel de mobilização e união entre empresas e prefeituras para viabilização do projeto.

Propósito

Para o presidente da Anglo American Brasil, Wilfred Bruijn, a causa se enquadra no propósito da empresa, que passa pela liderança corporativa confiável, comunidades prósperas e um ambiente saudável com metas desafiadoras para serem atingidas até 2030. “Dentro disso se insere esta ação voluntária de implantar este projeto tão importante para a saúde pública e para o bem-estar da fauna”, disse.

Participaram ainda do lançamento do programa o deputado estadual e presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Noraldino Junior; o diretor Técnico de Projetos e Sustentabilidade da Anglo American, Aldo Souza; o diretor de Assuntos Corporativos da Anglo American, Ivan Simões; a promotora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público (Caoma), Andressa Lanchotti; o prefeito de Conceição do Mato Dentro, José Fernando; o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe; a médica veterinária especialista em Controle Populacional e Medicina do Coletivo, Flávia Quadros e deputados estaduais da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Sebastião Alves 07 de junho, 2020 | 19:56
A criação deste apoio aos animais sem dono será muito bem vinda em nossa região.Na MG 232 próximo a Joanésia e Mesquita é constante animais na pista. Os prefeitos que se dizem autoridades,nada fazem,a viatura da PM,passa pelos animais na pista,deveriam pelo menos orientar os donos, sempre conhecidos,para não soltar estes na rua.
Eduardo 05 de junho, 2020 | 17:27
"Troque seu cachorro por uma criança pobre", mas tbm,não maltrate os animais.

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO