05 de junho, de 2020 | 14:56

Ipatinga oferece vacina Triviral em forma de rodízio para crianças de 6 a 9 meses

Marcelo Camargo Agência Brasil
A vacina Triviral é uma combinação de vírus vivos atenuados contra o sarampo, a caxumba e a rubéola A vacina Triviral é uma combinação de vírus vivos atenuados contra o sarampo, a caxumba e a rubéola

A Secretaria de Saúde de Ipatinga informa que está oferecendo em esquema de revezamento, em cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, a vacina Triviral (com imunização contra sarampo, caxumba e rubéola), destinada a crianças de seis a nove meses de idade. A escala de rodízio está sendo implantada neste momento para que não haja desabastecimento, já que as crianças nesta faixa etária só podem tomar a vacina da Biomanguinhos, que está em quantidade limitada no município.

Na próxima segunda-feira (8), as vacinas serão aplicadas na Unidade de Saúde do Barra Alegre; na terça, na UBS do Iguaçu; quarta-feira, no posto de saúde do bairro Veneza; na quinta-feira, na UBS do Bom Jardim I e, na sexta-feira, no bairro Bethânia. As salas de vacinas das Unidades de Saúde funcionam de 7h30 as 15h30.

Doenças

A vacina Triviral é uma combinação de vírus vivos atenuados contra o sarampo, a caxumba e a rubéola. A proteção inicia-se cerca de duas semanas após a vacinação.

O sarampo é uma doença infectocontagiosa que se constitui numa das principais responsáveis pela mortalidade infantil em países do Terceiro Mundo, além de causar surtos em países desenvolvidos onde a cobertura vacinal não é alta.
A caxumba é uma doença contagiosa que provoca o inchaço doloroso das glândulas salivares. É causada por um vírus que se dissemina de uma pessoa a outra por via respiratória (através de gotículas ao espirrar, por exemplo) ou por contato direto com itens que foram contaminados pela saliva infectada.

A rubéola também é causada por um vírus transmitido de uma pessoa para outra por via respiratória. É geralmente benigna. Contudo, quando ocorre na gravidez, pode fazer com que o feto desenvolva a Síndrome da Rubéola Congênita (SRC), caracterizada por uma série de malformações.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário