05 de junho, de 2020 | 14:17

Hospital Vera Cruz será o novo mantenedor do Vital Brazil, em Timóteo

O anúncio foi feito à imprensa, na tarde desta sexta-feira (5), pelo presidente da Aperam South America, Frederico Ayres Lima

Atualizada às 17:34 05/06
(Tiago Araújo - Repórter do Diário do Aço)
O novo mantenedor do Hospital e Maternidade Vital Brazil (HMVB), em Timóteo, será o Hospital Vera Cruz. O anúncio foi feito à imprensa, na tarde desta sexta-feira (5), pelo presidente da Aperam South America, Frederico Ayres Lima. Até então, o hospital era gerenciado pela Sociedade Beneficente São Camilo, que anunciou no início deste ano que não iria renovar o contrato de gestão, que vence em setembro, e que devolveria o imóvel à Aperam South America.

Também participaram do anúncio, feito em videoconferência, o presidente e o diretor de Operações do Hospital Vera Cruz, Ernane Bronzatti e José Eduardo Delamain, respectivamente. O período de transição de gestão ocorrerá dentro de 90 dias e o contrato de comodato assinado será de cinco anos, podendo ser renovado.

Tiago Araújo
Frederico Ayres Lima informou que diversas instituições foram analisadas durante o processo de escolha do novo mantenedor do Hospital Vital Brazil Frederico Ayres Lima informou que diversas instituições foram analisadas durante o processo de escolha do novo mantenedor do Hospital Vital Brazil
Mapeamento

Conforme Frederico Ayres, desde o início do processo de seleção, em fevereiro deste ano, várias instituições foram mapeadas pelo grupo multifuncional da Aperam. “As instituições escolhidas para o processo passaram por diversas etapas. Durante o processo, levantamos e recebemos muitas informações sobre possíveis gestores. Foram feitas várias discussões, que abordaram o momento atual e, por fim, foi escolhido o Hospital Vera Cruz para ser o mantenedor do Vital Brazil”.

Objetivos

O diretor de Operações do Vera Cruz, José Eduardo Delamain, afirmou que os objetivos iniciais para o hospital serão a implantação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neopediátrica e do serviço de hemodiálise para atender a população de Timóteo e região. “Temos como proposta de iniciar esses serviços em um curto período de tempo. Em relação à covid-19, o nosso foco vai ser conseguir tratar de uma maneira adequada todos os pacientes que possam contrair a doença, e o Hospital Vera Cruz não vai medir esforços para enfrentar esse desafio, que o mundo inteiro está passando”, informou.

Alex Ferreira / Arquivo DA
Hospital em Timóteo terá troca de mantenedoraHospital em Timóteo terá troca de mantenedora
SUS e empregos

O presidente do Hospital Vera Cruz, Ernane Bronzatti, garantiu que o Vital Brazil vai manter os atendimentos por Sistema Único de Saúde (SUS), além de convênios e planos particulares, e que não há previsão para demissões de funcionários. “Não temos nenhuma meta de demissão para funcionário. Claro que quando uma gestão nova chega, vai fazer sua avaliação do ambiente de trabalho, mas à medida que formos trabalhando, aqueles que se adequarem, serão bem-vindos à nossa equipe”, disse.

Vera Cruz

O hospital Vera Cruz foi fundado em 9 de abril de 1949, pelos médicos Ajax Rabello, Sylvio Miraglia e Figueiredo Starling o Hospital Vera Cruz, em Belo Horizonte. Em 1952, o Hospital realizou o procedimento cirúrgico que virou um marco histórico na medicina mineira: a primeira cirurgia cardíaca em Belo Horizonte.

Rescisão de contrato

Em janeiro deste ano, o município de Timóteo foi notificado pela Sociedade Beneficente São Camilo, por meio do ofício 06/2020, sobre a intenção de rescindir o termo de compromisso de manutenção dos serviços prestados no HMVB, em Timóteo, e a devolução do imóvel à Aperam South America. O contrato de comodato com a empresa vence em setembro deste ano e desde 1992 o hospital funciona por meio dessa parceria.

Em entrevista à imprensa, no dia 3 de fevereiro deste ano, representantes da Aperam South America anunciaram que tinha sido criado um grupo multifuncional para buscar uma nova mantenedora para o hospital. Desde então, a escolha da nova gestora era aguardada.

Vital Brazil

O antigo Hospital Acesita foi fundado em 1952, sob a administração da então Companhia Aços Especiais Itabira (Acesita), para atender a comunidade de Timóteo e cidades próximas (Antônio Dias, Marliéria, Jaguaraçu, Córrego Novo, São José do Goiabal, Dionísio, dentre outras), iniciativa que visava estimular a fixação dos empregados na cidade. A gestão de funcionamento do Hospital Acesita era de responsabilidade da empresa até o ano de 1992, quando foi firmado o contrato de comodato com a Sociedade Beneficente São Camilo para administração e operação do hospital. A entidade foi renomeada como "Hospital Maternidade Vital Brazil". O contrato de cessão de comodato foi renovado quatro vezes, e o atual prazo de cessão que segue até setembro de 2020 poderia ser renovado por mais 10 anos, condicionado ao nível de certificação ONA Nível 3, que foi concedido em 2019.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tião Aranha

05 de junho, 2020 | 18:53

“Fiquei conhecendo o trabalho deles, através do Dr. Homero, cardiologista, na capital mineira. Esse hospital é referência e pioneiro no tratamento cardiológico do Estado - já que possuem equipe médica altamente especializada em mais de 40 especialidades. Que sejam bem vindos e façam um trabalho.”

Envie seu Comentário