05 de junho, de 2020 | 10:00

Centros de formação de Ipatinga terão que suspender aulas na próxima semana

Wôlmer Ezequiel
Os agendamentos de exames de legislação e direção estão suspensos em Ipatinga Os agendamentos de exames de legislação e direção estão suspensos em Ipatinga

A partir da próxima quarta-feira (10), os Centros de Formação de Condutores não poderão mais realizar aulas em Ipatinga. Conforme o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Agnaldo Bicalho, as autoescolas não são consideradas atividades essenciais pelo Decreto Municipal nº 9.340, e por causa disso terão que restringir seu funcionamento, assim como outros estabelecimentos comerciais, que já fazem isso desde terça-feira (2), em Ipatinga.

O secretário explicou ao Diário do Aço que as autoescolas tiveram esse prazo maior de funcionamento porque houve uma resolução do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), publicada no mês passado, que permitiu o agendamento de exames para junho. “Por isso, vamos respeitar o agendamento já feito pelo Governo Estadual, por meio do Detran, e as autoescolas funcionarão com aulas de direção somente até essa sexta-feira (5), que é o último dia de exames de direção na cidade, e as aulas de legislação funcionarão até quarta-feira (10), quando também será o último dia exames de legislação. Portanto, a partir da quarta-feira (10), as autoescolas deverão ficar fechadas para os alunos, sendo permitido apenas o trabalho interno, com portas fechadas”, afirmou.

Sem agendamentos

O delegado regional, Thiago Alves Henriques, também informou ao Diário do Aço que “não estão sendo feitos mais os agendamentos de exames durante esse período de fechamento das autoescolas em Ipatinga”.

Despachante

O secretário Agnaldo Bicalho ainda ressaltou que os despachantes estão proibidos de receber clientes, já que não são considerados essenciais pelo Decreto Federal nº 10.282/2020. “Além disso, o Governo do Estado reduziu uma série de serviços e atendimentos relacionados ao Detran, levando muitos serviços para a internet”, disse.

Prazo

Vale destacar que a Deliberação nº 185 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada no dia 19 de março, estabelece que o prazo para conclusão do processo de habilitação passou de 12 para 18 meses. Isso significa que quem começou o processo de habilitação em março do ano passado, e ainda não concluiu, por exemplo, terá até setembro para finalizar o processo.

CNH vencida

A Deliberação do Contran também determina que, no âmbito da fiscalização, ficou interrompido, por tempo indeterminado, os prazos para que o condutor possa dirigir com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida desde o dia 19 de fevereiro deste ano. “Esse prazo aplica-se também à Permissão para Dirigir (PPD) e para expedição de Certificado de Registro de Veículo (CRV) em caso de transferência de propriedade de veículo adquirido desde 19 de fevereiro de 2020; registro de licenciamento de veículos novos – desde que ainda não expirados”, informa a Deliberação.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Joanas

05 de junho, 2020 | 10:19

“Enquanto ipatinga luta contra o coronavirus em fabriciano o prefeito libera geral dando oportunidade pro virus espelhar.o pior saude em fabriciano pelo sus e pessimo agora se tem unimed pode ser que seja hospitalizado se tiver leito disponivel.”

Envie seu Comentário