Expo Usipa 2024 02 - 728x90

05 de junho, de 2020 | 08:00

Naemc recebe Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros

Documento foi expedido após realização de obras no interior da instituição

Wôlmer Ezequiel
Representantes do Naemc, do Conselho do Idoso e da empresa responsável, durante descerramento da placaRepresentantes do Naemc, do Conselho do Idoso e da empresa responsável, durante descerramento da placa

Em solenidade restrita, representantes do Núcleo Assistencial Eclético Maria da Cruz (Naemc), do Conselho Municipal do Idoso e da empresa responsável pela obra descerraram, nesta quinta-feira (4), placa alusiva à obras realizadas naquele local. Intervenções relacionadas à segurança foram efetuadas no espaço e credenciaram o Núcleo a receber o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), expedido no dia 2 de junho.

A fundadora do Núcleo e vice-presidente, Maria Lúcia Valadão, a tia Lúcia, diz que a importância de receber o AVCB é tamanha que não saberia traduzir o que estava sentindo. “Hoje eu chorei, porque esse foi um parto de 29 anos de espera. A princípio, quando fundei o Naemc, com o apoio principiante da Vera Vasconcelos, que é a atual presidente, eu não conhecia as leis. Depois percebi que mesmo querendo fazer um trabalho que era necessário, de acolher pessoas em situação de risco e abandono, a lei tem que ser cumprida a qualquer preço. Não teríamos como realizar uma obra dessas se não contássemos com apoio de alguém. Graças a Deus, com o apoio do Conselho do Idoso, foi possível realizar esse sonho”, celebra.

Wôlmer Ezequiel
Equipamentos garantirão a segurança de todos que circulam pelo Núcleo Equipamentos garantirão a segurança de todos que circulam pelo Núcleo
Ela pontua que não houve um único problema durante a obra. “Foi construída com a celebração divina. Era pra acontecer e era pra acontecer em tempos de pandemia, porque agora podemos dizer: não está tudo tão ruim”, avalia. Atualmente residem no local 120 pessoas, que tem 115 funcionários, classificados por tia Lúcia como uma família.

Responsável pela elaboração e execução do projeto, o engenheiro civil Adeilson Viana da Silva destaca que foi feito um levantamento geral do que precisaria ser executado. A partir daí, foi implantado sistema de hidrante, três externos e dois internos, alarme, sinalização e iluminação de emergência, além de treinamento de todos os funcionários que trabalham na instituição. “Eles estão aptos a utilizar os equipamentos de combate a incêndio que foram aqui implantados. Conseguimos por tudo dentro das normas e o Corpo de Bombeiros liberou o AVCB nessa semana”, informou.

Wôlmer Ezequiel
Obras foram concluídas recentemente e garantirão segurançaObras foram concluídas recentemente e garantirão segurança
Conselho

O presidente do Conselho Municipal do Idoso, Vasco Lagares, relata que geralmente são publicados editais para captação de recursos e parte deles é destinado a projetos de organizações sociais que cuidam de idosos. “Publicamos um edital que contemplava tais organizações que cuidam de serviços de proteção básica para o idoso e também às Instituições de Longa Permanência para idoso, as ILPI’s, para adequação às normas junto ao Corpo de Bombeiros. O Naemc pleiteou por meio de um projeto, que foi aprovado e firmamos o termo de fomento via fundo municipal do idoso, para que fizessem as adaptações e conseguissem o AVCB. É uma alegria muito grande para nós, porque estamos vendo uma prestação de contas. Foram R$ 150 mil, uma obra grande e que a entidade precisava desse aporte, justamente por causa do volume financeiro”, detalhou.




MAIS FOTOS

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário