03 de junho, de 2020 | 09:52

Orquestra Ouro Preto e Alceu Valença

Músico pernambucano e orquestra mineira lançam single nesta sexta (5)

O primeiro single de Valencianas II, segundo movimento da parceria do cantor e compositor pernambucano Alceu Valença com a Orquestra Ouro Preto, comandada pelo maestro Rodrigo Toffolo, será lançado nesta sexta-feira (5) em todas as plataformas digitais, antecipando o álbum e o DVD previstos para o fim do ano.

Iris Zanetti/Divulgação
Alceu Valença e o maestro Rodrigo Toffolo, no teatro Sesc PalladiumAlceu Valença e o maestro Rodrigo Toffolo, no teatro Sesc Palladium
Mais do que o libelo por uma nação solidária, o single “Tomara” é malha rara que serve de antídoto para os atuais dias de incerteza. O arranjo para cordas, percussão e banda, escrito por Mateus Freire, cria a ponte entre as sonoridades do nordeste profundo e o barroco mineiro de Ouro Preto, o lar da orquestra.

A direção de cena do concerto é de Paulo Rogério Lage. “Tomara meu Deus tomara / que tudo o que nos separa / não frutifique e não valha”... Os versos da canção Tomara, escritos há trinta anos, jamais soaram tão urgentes e atuais quanto neste atribulado 2020.

Nas palavras de Rodrigo Toffolo, “nada é mais atual do que o desejo por amor, esperança e dias melhores tão bem desenhados nessa nação solidária brasileira”.

Gravado em janeiro na esplêndida Casa da Música, templo dos concertistas na cidade do Porto, em Portugal, Valencianas II dá continuidade ao projeto lançado em 2015, que arrematou todos os prêmios e aplausos de público e crítica desde então.

A partir de Valencianas, a música de Alceu Valença estabeleceu um diálogo definitivo com a música de concerto e expandiu ainda mais seu alcance e suas possibilidades.

Iris Zanetti/Divulgação
Orquestra Ouro Preto valoriza a obra de famoso artista nordestinoOrquestra Ouro Preto valoriza a obra de famoso artista nordestino
“É outro viés, um olhar diferente sobre a minha obra. Isso acontece em função do espírito da Orquestra Ouro Preto, composta por músicos jovens que contagiam não apenas pela destreza com que executam seus instrumentos, mas pela maneira como interpretam as nuances da minha música.

E isso passa para a plateia. Quando fizemos Valencianas no Porto, o público português levantou-se para dançar em alguns números. Isso é impensável no ambiente da música de concerto e provoca risos. Os arranjos das músicas captam com sensibilidade os caminhos da música que faço”, arremata Alceu Valença.

Além de “Tomara” (composição de Alceu e Rubem Valença Filho), o segundo volume de Valencianas inclui músicas como “Dia Branco”, “Como Dois Animais”, “Solidão”, “Na Primeira Manhã”, “P da Paixão”, “Tesoura do Desejo”, “Taxi Lunar” e “Pelas Ruas que Andei”.

SERVIÇO:
Lançamento single “Tomara”
Álbum Valencianas II
Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto
Sexta-feira – 5 de junho
Nas principais plataformas digitais
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário