02 de junho, de 2020 | 19:00

Coronel Fabriciano inaugura 20 novos leitos para covid e anuncia UPA 24 horas

Até o momento, o município não registrou óbitos ou casos de maior gravidade, com necessidade de internação em UTI no hospital gerido pela administração municipal

Divulgação
O prefeito Marcos Vinícius e sua equipe detalharam a estrutura do Hospital Dr. José Maria Morais para atender casos de coronavírusO prefeito Marcos Vinícius e sua equipe detalharam a estrutura do Hospital Dr. José Maria Morais para atender casos de coronavírus

A administração de Coronel Fabriciano inaugurou, na tarde desta terça-feira (2), 20 novos leitos para tratar pacientes com covid-19 no Hospital Dr. José Maria Morais (HJMM). O investimento foi de R$ 1,2 milhão, com recursos do governo municipal. Além disso, a capacidade do hospital pode chegar até 120 leitos, dos quais 25 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) equipados com mais respiradores, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, conforme o Executivo. As informações são do prefeito Marcos Vinícius.

Até o momento, o município não registrou óbitos ou casos de maior gravidade, com necessidade de internação em UTI no hospital gerido pela administração municipal. Na inauguração, o prefeito Marcos Vinícius também afirmou que o HJMM já conta com 22 respiradores em uma ala da unidade. O último boletim epidemiológico aponta que três pacientes de outras cidades (Antônio Dias e São João do Oriente) estão internados no HJMM, sendo que nenhum deles está entubado, afirma o prefeito.

Desde o início da pandemia, a administração de Coronel Fabriciano informou que tem feito todos os esforços para a prevenção, controle e tratamento de pacientes da covid-19 na cidade. Dentre elas, as adequações do hospital para receber os leitos de UTI, como unidade de retaguarda, e tratar casos de maior gravidade com eficiência e segurança, quando o pico da doença chegar.

Apenas casos de urgência

A estrutura montada no HJMM é 100% SUS e destinada a atender casos de urgência e emergência médicas. Conforme a secretária de Governança da Saúde, Kátia Barbalho, as UTIs são importantes no tratamento de pacientes com sintomas graves da covid-19. “Quando a vítima do novo coronavírus tem o quadro respiratório agravado, ela precisa ser entubada e submetida a tratamento com suporte específico, oferecido somente em UTIs. Daí a importância de tal iniciativa, já que o Hospital Dr. José Maria Morais é a única porta 100% SUS, com estrutura física, equipamentos e profissional, para atender a nossa população”, completa a secretária.

Prevenção e atendimentos

Os fabricianenses com suspeita ou quadro leve continuam a ser assistidos pelos serviços montados pelo governo municipal: o Tele Orientação - EuSaúde, pelo telefone (31) 99674-7263 e presencialmente, no Centro de Referência de Enfrentamento ao Coronavírus, na rua Albert Scharlet, s/n, das 7h às 19h, inclusive aos sábados, domingos e feriados.
A administração de Fabriciano também adotou uma série de medidas com foco na prevenção da disseminação do novo vírus. Dentre elas, estão vacinação em domicílio contra a gripe para idosos e profissionais de saúde – com 100% de cobertura – profissionais de educação e demais grupos da campanha; visitas domiciliares e identificação de casas onde vivem idosos e serviço de acolhimento emocional.

Inauguração da UPA

No mesmo dia da inauguração dos novos leitos, o prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinícius, anunciou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24H do município será inaugurada no dia 20 deste mês. A UPA é do Tipo II e ocupa uma área de aproximadamente 1,4 mil m² de construção, com capacidade para atender 250 pacientes dia.

O prédio é situado na avenida Maanaim, no bairro Silvio Pereira II e tem custo estimado em R$ 3,7 milhões com recursos do Governo Federal e contrapartida da administração municipal.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Paulinho Marceneiro

06 de junho, 2020 | 13:23

“Prefeito demagogo! Mentiroso e demagogo, quem é de Fabriciano sabe! só pensa na reeleição, mas está acabando com Fabriciano!”

Sidnéia

04 de junho, 2020 | 07:31

“@prefeituramunicipal de Fabriciano se vocês têm tantos leitos, porque tem gente da cidade internada na UTI/SUS de Ipatinga?”

Joaquim Jorge

03 de junho, 2020 | 10:48

“Quantos respiradores tem? 09? No instagran fala que tem 114 leitos. Tem gente de fabriciano internado em Ipatinga Porque? Prefeito Instagran. Vai vendo...”

Arilto

03 de junho, 2020 | 09:13

“Parabéns a todos os envolvidos.
Anos e anos de persistência.

Esta pandemia esta mostrando todas as dificuldades de gestão da saude.”

Luciana

02 de junho, 2020 | 23:23

“Esse e meu Prefeito,tamo juntos ??”

Jair

02 de junho, 2020 | 18:57

“Poderiam informar qual o protocolo que está sendo utilizado no hospital.”

Envie seu Comentário