02 de junho, de 2020 | 17:15
Assistência Social de Ipatinga faz readequação de expediente
Divulgação
Os Centros de Referência de Assistência Social passam a realizar apenas atendimentos emergenciais
Os Centros de Referência de Assistência Social passam a realizar apenas atendimentos emergenciais
Em virtude de novas medidas restritivas definidas pela administração para conter o avanço do novo coronavírus em Ipatinga, a Secretaria Municipal de Assistência Social voltou a readequar a forma de atendimento presencial nos equipamentos públicos ligados à pasta. De acordo com a repartição, os cinco Centros de Referência de Assistência Social (Cras) passam a realizar apenas atendimentos emergenciais relativos ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), Auxílio Funeral e Benefícios Eventuais previstos na Resolução 004/2019.
O horário de acolhimento é de 8h as 18h. No entanto, a orientação é que as pessoas liguem antes para saber se a demanda é considerada de urgência e há necessidade de deslocamento. Pedimos que caso haja necessidade de procurar o serviço de forma presencial, que vá ao Cras apenas um integrante da família, para que tenhamos o mínimo de circulação de pessoas possível na cidade”, orienta Cláudia Castro, secretária-Adjunta da Assistência Social.
Cadastro Único
Seguindo recomendação do Ministério da Cidadania, o atendimento presencial para realização de novos cadastros e recadastros de famílias que recebem o Bolsa Família foi suspenso no município até o fim do recebimento do Auxilio Emergencial.
Cadastros e recadastros de famílias que possuem membros que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC), solicita Atendimento na Atenção Domiciliar (SAÚDE), Tarifa Social e emissão de Folha Resumo serão atendidos emergencialmente.
Atendimentos do Cadastro Único referente ao Cras I (Veneza) são realizados na rua Edgar Boy Rossi - Centro - próximo à prefeitura.
Horário de atendimento 12h às 18h.
Dúvidas poderão ser esclarecidas através do WhatsApp.
1 - Adicione o número nos contatos do telefone (31) 38298147;
2 - Envie uma mensagem;
3 - Escolha o assunto: Cadastro Único; Programa Bolsa Família; Auxílio Emergencial; Bolsa Merenda.
Sobre o Auxílio Emergencial, ele só é dirigido às pessoas que têm o CadÚnico até o dia 20 de março de 2020. Se a pessoa não tem o CadÚnico até esta data, ela precisa se cadastrar pelo site ou aplicativo do Auxílio Emergencial disponibilizado pela CAIXA e estar entre outras categorias para receber o benefício de R$ 600”, esclareceu Tito - Coordenador do CadUnico.
Golpes
É preciso ficar atento aos links compartilhados via WhatsApp que levam a um site de cadastro que promete às pessoas assistidas pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) um auxílio emergencial de R$ 600 a R$ 1.200 por três meses.
A diretora do Departamento de Proteção Social Básica, Eliana Soares, alerta sobre golpes que têm sido aplicados nesse momento de vulnerabilidade em virtude da pandemia. É muito comum que pessoas agindo de má fé ofereçam ajuda, prometendo agilidade para o recebimento de benefícios. Então, o que pedimos é muito cuidado neste momento”, alertou.
Outros serviços
Os atendimentos à população de rua continuam de forma normal, como o serviço do Centro POP e o albergue, que inclusive dispõe de leitos para pernoite. O Conselho Tutelar também funciona de forma emergencial. O CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social, que atende pessoas vítimas de violência, está de porta aberta de 8h às 18h.
Endereços e telefones dos Cras
- Cras I: rua Mangaratiba, 195 - Veneza II (3829-8426)
- Cras II: rua Jericó, 90 - Canaã (3829-8423)
- Cras III: rua Angélica, 385 - Bom Jardim (3829-8332)
- Cras IV: rua Usiminas, 85 - Vila Formosa (3829-8394)
- Cras V: av. José Fabrício Gomes, 466 - Bethânia (3829-8325)
- Creas: rua Pouso Alegre 34 Centro (3829-8435)
- Centro Pop: rua Pouso Alegre 34 Centro (3829-8738)
- Conselho Tutelar rua Pouso Alegre 34 Centro (3829-8427/3829-8433)
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