
02 de junho, de 2020 | 13:45
Ipatinga alerta para a baixa procura da vacina da gripe
A Campanha de Vacinação contra a Gripe foi prorrogada até o dia 30 de junho, e, até o momento, Ipatinga já imunizou 92,9% do público-alvo. O balanço parcial foi divulgado nesta terça-feira (2) pela Secretaria de Saúde.
Conforme os dados, em algumas classes de pessoas a procura se revela abaixo das expectativas. Foram vacinadas 1.126 gestantes, o que representa cerca de 51,5% da cobertura esperada, e 8.829 crianças, apenas 51,9% do alvo projetado. Na faixa etária de 55 a 59 anos, a procura foi ainda menor, com apenas 43,5% de adesão e 5.358 vacinados.
Outras classes presentes nas fases anteriores, em que a cobertura não é calculada, também tiveram baixa procura. Caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, deficientes e pacientes com comorbidade também tiveram menos de 50% do número estimado como alvo.
A Referência Técnica em Enfermagem pelo Departamento de Atenção Básica (DAB), Fabiana Figueiredo, destaca a importância do comparecimento de cada público específico. São grupos bastante expressivos e também vulneráveis.
Por isso os números se tornam preocupantes. Em todos os casos, direcionamos a campanha com grande intensidade para que os índices preconizados fossem atingidos, mas infelizmente a resposta ainda deixa a desejar. Como tivemos a extensão da campanha para o dia 30/06, gostaríamos de reforçar a necessidade da vacina. A gripe está aí, num momento em que todos vivem um delicado quadro de riscos para a saúde, e é fundamental que se lance mão das formas de proteção disponíveis”, acentuou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Douglas
03 de junho, 2020 | 08:12Bom dia,
A baixa se deve ao isolamento as pessoas estão evitando de sair de casa. A princípio o agente da saúde iria nas residências realizar a vacinação!”