Ipatinga inicia campanha ''Eu Cuido do Meu Lixo''

Durante esta semana, além de uma série de ações educativas no ambiente virtual, a administração municipal vai realizar a limpeza e revitalização de áreas com acúmulo de entulhos em diversos pontos da cidade

Divulgação


Executivo trabalha na recuperação de áreas degradadas e plantio de árvores

Nesta primeira semana do mês de junho Ipatinga realiza, em paralelo com o Dia Mundial do Meio Ambiente (5), a campanha de conscientização e educação “Eu Cuido do Meu Lixo”. Somando-se a várias ações envolvendo a destinação correta do lixo domiciliar, o governo municipal informa que trabalha na recuperação de áreas degradadas e plantio de árvores, além de promover melhorias importantes em saneamento básico.

Durante esta semana, além de uma série de ações educativas no ambiente virtual, a administração municipal vai realizar a limpeza e revitalização de áreas com acúmulo de entulhos em diversos pontos da cidade.

A ação teve início nesta segunda-feira (1), na avenida Sanitária, no Limoeiro. “Temos aqui um local conhecido pelo descarte irregular de entulho e lixo residencial. Além da limpeza, vamos recuperar esse espaço com mudas de espécies nativas, que são apropriadas para recomposição de mata ciliar”, disse a diretora do Departamento de Meio Ambiente, Núbia Fernandes.

Com mais de 260 mil habitantes, Ipatinga produz anualmente mais de 91 mil toneladas de resíduos, incluindo o lixo domiciliar, entulhos, restos de árvores cortadas e capina, entre outros. E, naturalmente, existe a necessidade de dar correta destinação a esse material. Em relação ao lixo domiciliar, o município realiza a coleta em todos os bairros da cidade, de acordo com a demanda de cada região. A cidade conta ainda com o apoio das associações de catadores para recolhimento do material reciclável.

Núbia destaca a importância de a população colaborar no sentido de não descartar lixo em local inapropriado. “Cabe à população, além de não realizar o descarte, denunciar aqueles que promovem. O acúmulo de lixo, além de causar um impacto visual negativo, é uma ameaça para a saúde pública. Lixo acumulado gera insetos e animais peçonhentos, além de ser criadouro do mosquito aedes”, observa.

Denúncias de descarte irregular de lixo e entulhos devem ser encaminhadas à Ouvidoria Municipal, telefone 156. Há multas previstas para os infratores.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Edinaldo Felipe dos Santos 02 de junho, 2020 | 18:05
Na Rua Hum, em frente ao número, 441, Bairro Nova esperança, tem um espaço em terra (tipo uma praça). Segundo informações isto tem muitos anos que se encontra assim. Eu já fiz solicitações na Prefeitura, atè agora sem êxito. Sugiro que seja feito uma bonita praça naquele local, ou mesmo um ginásio de esporte, ou qualquer outra coisa, que seja útil á comunidade do Baírro (pastor Edinaldo).
Adriano 02 de junho, 2020 | 12:00
Lamentavelmente as nossas ruas e avenidas estão muito sujas. Por todo lado existem montes de entulho. Aquela avenida que liga o Bom Retiro ao HMC beirando o rio virou um vota fora. Tá faltando conscientização do povo e fiscalização da prefeitura. Falta também um trabalho de recolher pequenas quantidades de descarte por parte da prefeitura pois até a capina da rua na porta de minha casa sou eu quem faz é nem assim recolhem o lixo da capina.
Tanaca 02 de junho, 2020 | 06:27
Não vejo de forma positiva recolher pequenas quantidades de entulhos,penso que se for fazer r pequenas reformas voce pode sim pagar p dar um destino a entulhos.Na minha opinião deveria e ter um coleta regular de móveis e eletrodomésticos descartados, com datas semanais, o que não existe,descartam nas calçadas, margens de rios e a prefeitura nunca recolhe.
Attt
Souza 01 de junho, 2020 | 17:59
É um ótimo momento para a prefeitura de Ipatinga avaliar o retorno dos caminhões pelas regionais da cidade, com dias marcados para ajudar as pessoas no descarte de até seis carrinhos de entulho, do jeito que está para qualquer quantidade de entulho você tem de desembolsar no mínimo 150,00 reais pelo aluguel de uma caçamba, fica a dica.

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO