CADERNO IPATINGA 2024

01 de junho, de 2020 | 00:02

Antônio Dias completa 314 anos

Município hoje com 9.318 habitantes, segundo o IBGE, é o mais antigo do Vale do Aço

Alex Ferreira
Centro de Antonio Dias: casarões históricos integram o cenário no Centro da cidade  Centro de Antonio Dias: casarões históricos integram o cenário no Centro da cidade

Considerado o município mais antigo do Colar Metropolitano do Vale do Aço, Antônio Dias completará 314 anos de fundação nesta segunda-feira (1). Para comemorar essa data especial, serão realizadas atividades festivas, que seguirão todos os cuidados necessários devido ao novo coronavírus. Não haverá, portanto, uma grande festa pública, como nos anos anteriores.

Os dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o município tem uma estimativa de 9.318 habitantes e Produto Interno Bruto (PIB) per capita de R$ 19.653,20, além de um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 0,645.

“Cidade-Mãe”

Em entrevista ao Diário do Aço, o prefeito de Antônio Dias, Benedito de Assis Lima, o Ditinho (PSD), destacou as conquistas obtidas ao longo dos anos. Conforme o chefe do Executivo, Antônio Dias é a cidade-mãe do Vale do Aço, já que seu desenvolvimento contribuiu para o surgimento de Coronel Fabriciano e, posteriormente, Ipatinga e Timóteo. “Temos muito orgulho de fazer parte da região. Desde que assumimos a prefeitura, tivemos muita responsabilidade. Atualmente, estamos com a casa organizada, mantendo os pagamentos do funcionalismo em dia e trabalhando com muito esforço”, ressaltou.

Wôlmer Ezequiel
O prefeito Ditinho relatou que Antônio Dias teve importantes obras e melhorias em sua infraestrutura nesses últimos anosO prefeito Ditinho relatou que Antônio Dias teve importantes obras e melhorias em sua infraestrutura nesses últimos anos
Melhorias

O prefeito Ditinho também contou que o município teve importantes obras e melhorias em sua infraestrutura. “Investimos muito no melhoramento de estradas, como a pavimentação das estradas Morro da Bomba e do Morro da Cachoeira da Prainha. Fizemos também vários calçamentos em povoados, além da construção de diversas pontes. Atualmente, com todos nossos equipamentos e máquinas, trabalhamos intensamente para a manutenção de estradas e também dos postos de saúde. A nossa equipe médica enfrenta esse grande desafio do coronavírus, um problema que assola todos municípios, porém, temos muita coragem e determinação para enfrentá-lo”, informou.

Obras na BR-381

As obras de duplicação da BR-381 que têm ocorrido ao longo desses últimos anos, dentro do trecho de Antônio Dias, é avaliada como positiva pelo prefeito. “Além de beneficiar os usuários da BR-381, Antônio Dias vai ser bastante privilegiado. O nosso município vai ficar mais próximo da Região Metropolitana do Vale do Aço após a duplicação da rodovia, ou seja, vamos gastar cerca de 20 minutos para chegar a Coronel Fabriciano. E essas obras vão melhorar em muito a logística das empresas que quiserem atuar na nossa cidade”, destacou.

Equilíbrio financeiro

Para Ditinho, o maior desafio em sua gestão foi equilibrar a parte financeira da administração municipal. “Quando assumimos, nos deparamos com várias ações judiciais de servidores e a prefeitura precisou fazer acordos ao longo do nosso mandato para honrar com o pagamento de dívidas. E desde então temos honrado isso, evitando bloqueios nas contas da prefeitura. E atualmente, enfrentamos uma queda de arrecadação de impostos, assim como todos os municípios, mas vamos ter muita maturidade para enfrentar esse problema”, afirmou.

Atividades festivas

O prefeito Ditinho ressaltou que apesar do cenário de pandemia, o município não poderia deixar “passar em branco” o seu aniversário, por isso que a administração municipal realizará atividades festivas, com medidas de segurança, para comemorar essa data.

“Vamos preparar uma apresentação ao vivo da dupla sertaneja Samuel Lourenço e Andrei Ferraz, no domingo (31), às 19h, na página do Facebook da prefeitura. E vamos promover uma corrida individual, na qual apenas um atleta irá correr sozinho, em seu bairro ou comunidade, uma distância de 314 metros. Para isso, uma equipe da prefeitura irá acompanhar cada atleta que irá correr sozinho e cronometrar seu tempo. Quem fizer o menor tempo, será o vencedor da corrida e receberá 10 cestas básicas para doar para quem quiser. A divulgação da premiação será no dia 1º, nas mídias sociais da prefeitura”, contou.

Por fim, o chefe do Executivo afirmou que apesar das dificuldades, as expectativas para Antônio Dias são positivas. “Queremos livrar desse mal que assombra a nossa nação para continuar trabalhando com seriedade, mantendo os compromissos em dia do município, sempre preocupado em fazer o melhor para nossa população”, concluiu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

José Aparecido de Oliveira Camilo

31 de maio, 2020 | 21:47

“Parabéns eu nasci na cidade mais moro em Campinas”

Envie seu Comentário