28 de maio, de 2020 | 08:22

Timóteo estabelece novas regras de enfrentamento à covid

Agravamento do quadro da pandemia em Timóteo pode exigir mudanças mais rigorosas para evitar aglomeração de pessoas

Divulgação
Reunião do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus Reunião do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus

Em nova reunião do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus em Timóteo, realizada no início da noite desta quinta-feira (28), o município definiu novas restrições para tentar desacelerar o contágio por coronavírus.

As determinações estão no decreto municipal nº 5.296, que o Diário do Aço teve acesso e que deve ser publicado pelo Executivo timoteense nas próximas horas. Na noite de quinta-feira o governo informou que outras mudanças podem ser deliberadas, dado o agravamento da covid-19 . Portanto, as informações abaixo não são as finais e podem ser alteradas nas próximas horas, com mais restrições.

Por enquanto, a principal resolução é o fechamento da feira do Timirim, que funciona regularmente aos domingos e às quintas-feiras. O comércio segue funcionando das 10h às 16h nos dias de semana e das 9h às 13h aos sábados.

O encontro reuniu o prefeito Douglas Willkys; o vice-prefeito José Vespasiano, o Vespa; o presidente da ACE CDL, Heine Quintão; secretários municipais e demais integrantes do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus.

Segundo dados do último boletim epidemiológico, Timóteo tem 79 casos de covid-19 em investigação e, destes, cinco estão internados. Descartados somam 317, os confirmados são 37. Dos testados há 22 em isolamento domiciliar, 14 recuperados e um óbito confirmado, dois óbitos descartados.

Tenda e rua interditada

Entre as novas determinações está a instalação de uma tenda, de 10x10 metros, nas proximidades da agência da Caixa Econômica Federal no Centro-Norte. Também serão ofertadas cadeiras no local, para os clientes da agência que têm sido em número elevado.

Além disso, a rua 31 de Maio, entre a alameda 31 de Outubro e a rua 12 de Outubro, será interditada a partir de domingo (31). A interdição vai seguir até 14 de junho. Essa medida foi tomada para evitar aglomeração de pessoas neste período de pagamento do auxílio emergencial ofertado a profissionais autônomos, informais e microempreendedores que perderam renda com a pandemia de covid-19.

Bares, restaurantes e afins

As regras para bares, restaurantes e lanchonetes seguem as mesmas. Esses estabelecimentos podem atuar no sistema de delivery e também entregar os produtos na porta da loja.

Os responsáveis por estes estabelecimentos devem dispor de um funcionário para servir o prato dos clientes que forem retirar o produto no local; é proibido oferecer embalagens de tempero, molhos e afins; equipamentos de pagamento com cartão devem ser regularmente higienizados; também deverá ser organizada a fila no exterior da loja.

Já os estabelecimentos desse segmento que funcionam como ponto de apoio em paradas de rodovia podem seguir funcionando, porém, com as seguintes restrições: ocupação máxima de 50%; distanciamento de dois metros entre as mesas; não pode haver self service, um funcionário deve servir o prato para o cliente; funcionários devem organizar a fila externa; mesas e cadeiras devem ser devidamente higienizadas; todos os funcionários devem usar máscaras.

Templos religiosos

No município, os templos religiosos deverão seguir recomendações dos órgãos de saúde e das autoridades sanitárias, implementando medidas de prevenção da contaminação pelo novo coronavírus. Além de ofertar álcool em gel aos frequentadores e exigir o uso de máscaras, a lotação máxima deverá ser na proporção de uma pessoa a cada cinco metros quadrados da área do local de culto.

Clubes e clínicas

O decreto municipal nº 5.296 estabelece ainda a suspensão do funcionamento de atividades de clínicas estéticas, clubes, saunas, quadras e campos esportivos.

Punições

O descumprimento dos artigos do decreto pode gerar autuações aos responsáveis pelos estabelecimentos. Em caso de reincidência será aplicada multa. Se o descumprimento persistir, além de novas multas, pode haver a cassação do alvará de localização do empreendimento.

Veja como está o quadro da covid-19 na região:
Números oficiais do novo coronavírus (covid-19) no Vale do Aço
Ipatinga atinge 100% de ocupação dos leitos de UTI para covid e pacientes já aguardam na fila
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tião Aranha

29 de maio, 2020 | 10:05

“E os testes, tinha que passar de casa em casa e fazer os testes nas pessoas. Do jeito que está continua dando tiro no escuro, pois indivíduos vêm de outras cidades e contaminando os daqui. E os daqui viajam viajam pra outras cidades e etc. Trazendo e levando virus. Tem fazer o teste rápido não tem como iniciar quarentena. Tem muitos empresários aí que se dizem empresários que não está usando máscara coisa nenhuma. Tinha que ter maior fiscalização.”

Maria do Carmo

29 de maio, 2020 | 09:17

“Sugiro aplicar multa nas pessoas que estão na rua sem proteção colocando a vida de outros em risco já que não se importam com a própria vida. A polícia devria ter autorização para enquadrar os churrasqueiros de final de semana que gostam de aglomerar para queimar uma carninha na rua e perturbar a vizinhança.”

Janice

29 de maio, 2020 | 08:35

“E os supermercados nao vai ter horários diferentes não?uai afinal de contas os funcionários são seres humanos tbm...tem famílias e estão expostos...pense neles,interessante”

Sônia Carvalho

29 de maio, 2020 | 07:37

“Sugiro carro de som passar nos bairros com campanha educativa.Fique em casa.”

Envie seu Comentário