Campanha alerta para a relação do tabaco com a covid-19

Divulgação


Médico da Unimed Vale do Aço alerta para os riscos do fumo

Levantando a bandeira da luta contra o fumo, no próximo domingo (31) é celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco. Criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1987, a data tem como foco sensibilizar os cidadãos sobre os malefícios do consumo a fumantes e não fumantes. Para 2020, o tema escolhido para a campanha foi “Tabagismo e Coronavírus (covid-19)”.

O médico oncologista da Hope e da Unimed Vale do Aço, Flávio Dias de Oliveira, explicou que um único cigarro possui centenas de substâncias prejudiciais a saúde. “O tabagismo é o hábito de fumar. O fumo industrializado possui mais de 5 mil substâncias na fumaça, sendo que 4.700 são nocivas à saúde. E esse número pode chegar a 8 mil se considerarmos alguns compostos presentes na folha do tabaco e aditivos industriais colocados no cigarro”, esclareceu.

Tabagismo e covid-19

Em decorrência dos impactos no corpo humano, o tabagismo é um fator de risco para a covid-19. “Temos uma pandemia global, com uma doença virótica onde acredita-se que pode haver lesões pulmonares pelo efeito direto ou indireto do covid-19. Dessa forma, o tabagismo contribui para que isso piore uma vez que quem fuma não a tem oxigenação adequada no organismo”, esclareceu Flávio Dias.

“A médio e longo prazo, o fumo causa alterações da função respiratória, resultando em doenças pulmonares obstrutivas crônicas, como a bronquite ou enfisema, e em alguns casos o cigarro pode causar outras patologias pulmonares. Portanto, uma pessoa com a covid-19 associada ao tabagismo, terá mais dificuldades com a doença”, afirmou o oncologista.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Samuel 30 de maio, 2020 | 09:36
E mto grave esse vírus e está se espalhando por ipatinga tbm,mas poderia informar a quantidade de leitos da UTI disponibilizados em Ipatinga ?!pq da a entender que ele tá lotado e tem umas 500 mil pessoas ocupando os leitos.

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO