27 de maio, de 2020 | 18:55

Ipatinga retomará atividades escolares de forma remota, a partir de 15 de junho

Aulas serão de forma não-presencial – on-line, pela internet, ou por meio de cadernos de atividades impressos

Pais e alunos da rede municipal de ensino em Ipatinga agora sabem quando e como será o retorno às atividades escolares no ano letivo de 2020. Nesta quarta-feira (27), o Conselho Municipal de Educação acolheu, avaliou e aprovou a proposta de atividades remotas para os estudantes neste tempo de pandemia. As aulas serão de forma não-presencial – on-line, pela internet, ou por meio de cadernos de atividades impressos – e terão início no próximo dia 15 de junho.

Os 13 membros presentes à reunião do Conselho votaram favoravelmente, aprovando o novo plano de ensino. “Esta é uma proposta legitimada pela categoria, uma vez que foram os professores de todas as escolas que, juntamente com suas equipes diretivas, elaboraram e encaminharam as atividades propostas à Secretaria Municipal de Educação”, destaca Wanessa Mayra Reis de Castro Maia, presidente do Conselho Municipal de Educação.

O encontro aconteceu nas dependências do Centro de Formação Pedagógica (Cenfop), que funciona junto à escola Artur Bernardes, no bairro Canaã. Como forma de prevenção à Covid-19, todas as medidas de saúde e segurança aos participantes foram tomadas, a fim de evitar aglomeração e outros riscos de contágio do vírus.

Cronograma
Segundo a presidente do Conselho, as decisões tomadas estão respaldadas em orientações emanadas do Ministério da Educação e Conselho Nacional de Educação nas últimas semanas. O foco está em preservar a carga horária de 800 horas letivas para o ano, sem deixar de lado a preocupação com o processo de aprendizagem dos alunos.

Nos próximos dias, escolas e pais já receberão o novo cronograma de datas e atividades. “Precisamos amenizar o prejuízo e retomar as atividades o mais breve possível. A rede privada, por exemplo, iniciou as aulas remotas logo no início da pandemia, e nós não podíamos deixar esse distanciamento ficar ainda maior”, observou Wanessa Maia.

Outro ponto importante, por parte da Secretaria Municipal Educação, é a garantia dos repasses em dia das parcelas aos Caixas Escolares. O recurso é fundamental para as escolas investirem na produção e entrega dos novos materiais de estudo.

Acesso à internet
Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Educação, cerca de apenas 40% das famílias de alunos da rede pública têm acesso à internet e/ou computador em casa. Para estes, o conteúdo reformulado e exigido pelo calendário letivo para alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental será disponibilizado pela plataforma “Estude em Casa”. O espaço virtual possui ainda materiais didáticos, atividades, vídeos e outros instrumentos pedagógicos digitais complementares, sintonizados com a proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Para os estudantes do Ensino Fundamental que não têm acesso à internet em casa, todo o conteúdo válido para o ano letivo será disponibilizado de forma impressa, em cadernos de atividades tutorados e entregues aos pais nas escolas.

Para as turmas da Educação Infantil, também serão disponibilizadas atividades impressas e na plataforma “Estude em Casa”. Porém, sem o objetivo de substituir as aulas presenciais, uma vez que a carga horária dos primeiros anos da Educação Infantil é 40% menor em relação à do Ensino Fundamental.

As escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) seguirão o parecer 05/2020 do Conselho Nacional de Educação, que recomenda orientar os pais para realizarem atividades lúdicas com os filhos, uma vez que o uso de telas – o que inclui aulas ou vídeos online – não é o recomendado para essa faixa etária.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Gabriela

28 de maio, 2020 | 15:02

“Esse ano não pode contar, minha filha menor nem sabe ler. A mais velha eu não sei ensinar as matérias.
Como vão passar as crianças de ano sem ter aprendido de verdade????”

Kátia Cristina

28 de maio, 2020 | 09:08

“Que bom ,nossas crianças não podem perder o ano letivo ,que essa fase passe logo ,para voltarmos ao normal ,a comunidade pede socorro.”

Eunice Paco

27 de maio, 2020 | 21:35

“Boa pedida, parabéns aos gestores”

Envie seu Comentário