Expo Usipa 2024 02 - 728x90

27 de maio, de 2020 | 08:00

Moradores de Barrinho estão ilhados

Comunidade pertence ao município de Açucena teve ponte levada pela chuva

Enviado por leitor
Registro da passagem há seis meses e como está agora, após a chuva do fim de semanaRegistro da passagem há seis meses e como está agora, após a chuva do fim de semana

Os moradores da comunidade de Barrinho, pertencente à Açucena, estão ilhados no local. Isso porque, no domingo (24), a chuva provocou a queda do que restava da ponte. Agora, quem reside por lá, especialmente os idosos, não têm como atravessar. O Diário do Aço foi procurado por leitores, que relataram a situação.

Josiane Barbosa Bento Alves não mora mais na comunidade, mas vai ao local todo fim de semana, para visitar os pais, irmãs e avó. Ela explica que a ponte caiu há mais ou menos dois anos e precisou ser reparada pelos próprios moradores. De lá pra cá, começaram a pedir providências por parte do poder público, que prometeu uma nova solução.

“Nos disseram que não adiantava mais fazer a ponte de madeira, porque o leito do ribeirão já tinha desbarrancado muito. Era preciso fazer uma mais reforçada. Só que começaram a enrolar. Por lá moram sete famílias e contam apenas com a passagem. A prefeitura informou que precisava de licença ambiental e fizemos uma ponte provisória, que foi levada pela chuva”, pontua.

Josiane recorda que diversos acidentes já aconteceram por lá, com carros caindo, em razão dos buracos que surgiram na estrutura. A própria comunidade se juntava e tirava os veículos do local. “Ao longo dos últimos seis meses, um fato que nos deixou muito chateados foi que uma das idosas que residem em Barrinho precisou ir até Ipatinga para uma consulta. Quando retornou, o motorista não teve coragem de passar pela ponte, porque tinha chovido e abriu um buraco maior. Essa senhora teve de ser atravessada num carrinho de mão. Isso foi muito humilhante, porque só queremos o direito de ir e vir”, lamenta.

Vaquinha

Após o ocorrido, os moradores resolveram arrecadar uma quantia por meio da chamada vaquinha, para resolver a situação. “Juntamos mais ou menos R$ 8 mil e ganhamos material, dava cerca de R$ 12 mil, somando tudo. Precisávamos da prefeitura somente para providenciar a licença ambiental e a máquina para poder mexer no leito e organizar a forma de fazer a ponte. Temos o dinheiro há uns seis meses e nada de máquina e documentação”, aponta.

Ela acrescenta que a prefeitura e vereadores foram procurados, e que Elivander Carlos Lima, o Vandinho (PSD), também tentou interceder. No domingo, o que sobrou da ponte foi levado pela chuva. “Outra situação revoltante é que antes da chuva, minha avó de 82 anos teve de ir para Fabriciano, para uma consulta, mas como a passagem caiu de domingo para segunda-feira, ela não pode voltar e está na casa de um filho. Está angustiada por não conseguir atravessar”, salienta.

Outro lado

Procurada, a prefeita de Açucena, Darcira de Souza Pereira, informou ter conhecimento da situação. “Ocorreu uma precipitação de intensas chuvas aqui na região no último domingo. Causando diversos estragos. O município perdeu pontes, bueiros e acessos de diversas estradas. A ponte do Barrinho é uma entre muitas que foram destruídas. Quanto à previsão, já demos entrada no pedido de licenciamento ambiental para intervenção em cursos d’água. Dentro do mês de junho, essa citada ponte e as demais serão executadas de acordo com a programação da Secretaria de obras”, assegurou.


MAIS FOTOS

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Juliana

28 de maio, 2020 | 13:02

“Essa situação é muito triste, principalmente sabendo que os moradores caíram no esquecimento...ter que se humilhar pra conseguir algo que é do direito deles..”

Jp

28 de maio, 2020 | 12:44

“Até quando os moradores vão ficar nessa situação?Estão esperando acontecer um acidente grave para poder tomar alguma providência?”

Renato

27 de maio, 2020 | 17:32

“Infelizmente a cidade de Açucena não tem políticos capacitados e comprometidos para ajudar os moradores, todo lugar que vai é assim. Um absurdo uma gestão dessa, nenhum deles faz, nada só fala.”

André

27 de maio, 2020 | 15:09

“Descaso com moradores. Impressionante como o poder público não dá importância às demandas da população, qualquer solicitação logo é rechaçada com entraves burocráticos, entre outros!
Vamos nos conscientizar no momento do voto, é na urna que devemos selecionar àqueles que nos representam. Vergonha Prefeitura Municipal de Açucena, eleições de outubro vem aí!!!”

Nc

27 de maio, 2020 | 15:00

“Nossa, que desastre!!!... Socorro!!!!
Obs.: Dimas S2 coraçãozinho.”

Verusqueta

27 de maio, 2020 | 14:50

“Para quando a comunidade terá a ponte nova pronta Sra. Prefeita??????”

Morador

27 de maio, 2020 | 10:36

“Um absurdo, pagamos nossos impostos e nada...
Na época das eleições os políticos ficam iguais a urubus sobrevoando e pedindo votos, agora, somem...
E a Sra. Prefeita? Nada de assumir o compromisso!!!!”

Cidadão

27 de maio, 2020 | 08:48

“Absurdo!!!”

Envie seu Comentário