CADERNO IPATINGA 2024

26 de maio, de 2020 | 10:00

Latam pede recuperação judicial nos EUA

Unidade brasileira fica de fora do processo de reestruturação e negociação com credores e conversa com governo local; aérea diz que honrará bilhetes

Alex Ferreira
Companhia busca um socorro financeiro junto ao governo brasileiro para evitar recuperação judicial também no Brasil Companhia busca um socorro financeiro junto ao governo brasileiro para evitar recuperação judicial também no Brasil
A crise gerada pela pandemia de covid-19 na economia global atingiu o setor aéreo como nunca antes na história da aviação comercial.

Por causa do fechamento de aeroportos e a consequente queda nas demandas por voos, as companhias aéreas sofrem impactos negativos e ainda têm que honrar compromissos com milhares de passageiros que tiveram voos cancelados.

Entre as empresas atingidas está a Latam, companhia oriunda da fusão entre a brasileira Tam e a chilena Lan. A empresa confirmou nessa terça-feira (26) que entrou com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos.

A empresa atribuiu a decisão às dificuldades econômicas, já que, atualmente, opera com cerca de 5% da sua malha habitual.

Antes da crise, a média de voos era de 1.400 por dia, com operação em 26 países. O pedido do chamado capítulo 11 da Lei de Falências nos EUA, equivalente à recuperação judicial da legislação brasileira e inclui as empresas do grupo que operam nos EUA, Chile, Peru, Colômbia e Equador.

As subsidiárias que atuam em Brasil, Argentina e Paraguai ficaram de fora, segundo informa o comunicado da empresa.

A Latam confirma que ainda negocia ajuda com o governo brasileiro para continuar a operação. Na semana passada, a Latam foi incluída no programa de ajuda do governo as áreas, no valor de 6 bilhões de reais (divididos entre a companhia e as concorrentes Gol e Azul), financiado pelo BNDES.

A Latam, entretanto, não descarta pedir recuperação judicial no Brasil. Os executivos também negociam o dispositivo com o governo chileno.

A companhia informou que o processo de reestruturação permitirá um trabalho “com os credores do grupo e outras partes interessadas para reduzir sua dívida, acessar novas fontes de financiamento e continuar operando, enquanto adapta seus negócios a essa nova realidade”.

Companhia garante que vai honrar bilhetes

A latam informa que obteve aval de dois de seus principais acionistas, a família Cueto e a Qatar Airways, para um empréstimo de até 900 milhões de dólares.

A companhia informou que as passagens atuais e futuras, vouchers de viagens, pontos e benefícios do programa de fidelidade serão respeitados e cumpridos.

Segundo a empresa, os funcionários do grupo continuarão a receber salários e benefícios e as agências de viagens também não terão interrupção do serviço. “Fornecedores serão pagos em tempo hábil pelos bens e serviços entregues a partir de 26 de maio de 2020 e ao longo desse processo”, informa o comunicado.
Entenda o que é

A recuperação judicial é um mecanismo que serve para evitar que uma empresa em dificuldade feche as portas em definitivo. Entre os mecanismos buscados, uma empresa em recuperação judicial ganha mais prazo para quitar dívidas.

A Latam é a segunda companhia aérea da América Latina a buscar abrigo na legislação americana de falências, depois da Avianca Holdings.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário