Expo Usipa 2024 02 - 728x90

22 de maio, de 2020 | 13:00

Josué Eraldo da Silva fala da escolha de materiais na Construção Civil


O estudo sustentável passou a refletir nos processos da construção civil, e de acordo com gerente da construtora Jacitara, Josué Eraldo da Silva, passou a ter impactos positivos no que se respeito a aquisição de produtos e materiais.

Ao mudar o preço dos materiais, os novos materiais de construção são uma das tendências que vem ganhando força na Engenharia Civil é a criação de novos materiais de construção.

Sendo mais baratos e ainda assim eficientes, os materiais sustentáveis possui diferentes possibilidades para a engenharia civil. E essa tendência vem muito alinhada a de sustentabilidade. Isso porque, muitos dos materiais que têm sido apresentados ao mercado são sustentáveis.

Segundo Josué Eraldo da Silva, os projetos sustentáveis se diversificaram de inúmeras maneiras, e uma delas está também sobre as telhas solares que substituem os tradicionais painéis. Dessa forma, uma casa ou um empreendimento precisarão construir o telhado e então instalar os painéis solares, as próprias telhas conseguem fazer a captação dos raios solares e transformação em energia.

Além disso, essa criação ajudou no desenvolvimento sobre isolamentos acústicos e térmicos feitos a base de materiais reciclados. A tecnologia se transforma cada dia mais, e tem se tornado cada vez mais eficiente e ao mesmo tempo também acessível, o desenvolvimento desse tipo de solução também tem se elevado nos últimos anos no mercado.

Como a sustentabilidade vem crescendo, acredita-se que a cada ano ela estará ainda mais em evidência. A verdade é que as soluções sustentáveis já não são mais um diferencial, mas uma prioridade dentro dos projetos de engenharia.

Há inúmeros motivos para apostar na sustentabilidade na construção civil, além de empreendimentos reduzirem seus custos por meio de soluções sustentáveis, também contribui para o impacto positivo no ecossistema.

Atualmente, há projetos de prédios que fazem a captação de água da chuva para reaproveitar nas torneiras de banheiro e descargas, ou até mesmo os que usam vidros inteligentes para aproveitar a luz solar de forma mais eficiente. Tudo depende do empreendimento e suas escolhas sustentáveis.

Como os empreendimentos veio ganhando força ao longo dos anos, muitos engenheiros passaram a buscar novas formas de oferecer qualidade de vida para quem mora em grandes centros urbanos focando em sua qualidade de vida.

De acordo com Josué Eraldo da Silva, as tendências acerca da sustentabilidade são:

- Criação de hortas verticais;
- Telhados verdes;
- Criação de sistemas de reaproveitamento de água e até mesmo alimentos;
- Ambientes compartilhados;
- Captação de energia através de painéis solares;
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário