22 de maio, de 2020 | 06:55

Pandemia acelera em Minas Gerais

Estado alcança média de quatro mortes diárias por covid-19; número de casos confirmados de óbitos chega a 191

Alex Ferreira
Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte, um dos locais esvaziados com o isolamento social Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte, um dos locais esvaziados com o isolamento social

Enquanto muitas pessoas mantém o descrédito diante dos efeitos da pandemia, os números oficiais das vítimas de covid-19 não param de crescer também em Minas Gerais.

No começo da pandemia de coronavírus, Minas Gerais contabilizava uma média de 3,6 óbitos por Covid-19 constatados por dia. Nos últimos 14 dias, a média aumentou e agora chega a 4,5 mortes diárias.

A informação foi divulgada pelo secretário Carlos Eduardo Amaral, em entrevista coletiva à imprensa na Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), nesta quinta-feira (21).

Atualmente, a secretaria registra 191 óbitos e bateu recordes de mortes diárias nos últimos dois dias. O secretário de Saúde pondera, entretanto, que a situação não saiu do controle.

“Estamos dentro das nossas projeções, de que ainda há de vir um pequeno pico (no Estado)”, afirmou. Carlos Eduardo acrescentou que a previsão atual é que haja um pico da pandemia no dia 9 de junho.

Minas Gerais é o décimo segundo estado brasileiro em número de mortes. A título de comparação, São Paulo, na primeira colocação, registrou oficialmente 5.558 óbitos por covid-19.

O secretário também afirma que não há evidências de que a flexibilização do funcionamento do comércio em alguns municípios seja um fator para explicar o aumento de óbitos, por enquanto.

Mais:
Ministério da Saúde confirma que Brasil passa de 20 mil mortes por covid-19

Reabertura do comércio em Belo Horizonte

Para essa sexta-feira é esperado um anúncio sobre a flexibilização do isolamento social, em Belo Horizonte, dividido em três fases e atualizada a cada sexta-feira.

As outras duas aberturas estão previstas para 1º e 8 de junho. O anúncio dessa sexta-feira deve abranger quais atividades devem ser reabertas. Não havia, até quinta-feira decisão sobre bares, restaurantes e shoppings.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário