19 de maio, de 2020 | 12:58

Superapetite em tempos de isolamento

Receitas fáceis e práticas para fazer em casa e agradar a família

GB Imagem
Que tal preparar um bolo delicioso com pedaços de ameixa? Este bolo é prático e rápidoQue tal preparar um bolo delicioso com pedaços de ameixa? Este bolo é prático e rápido
Bolo de Ameixa

INGREDIENTES:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo; 1 xícara (chá) de açúcar; 2 ovos; 1 xícara (chá) de ameixas pretas sem caroço; 3 colheres (sopa) de manteiga; 1 xícara (chá) de leite; 1 colher (sopa) de fermento químico; 1 colher (chá) de essência de baunilha.

MODO DE PREPARO:
Bata no liquidificador os ovos, a manteiga, o leite e a essência de baunilha. Depois acrescente as ameixas e use a tecla “pulsar” apenas para desmanchar as frutas. Não bata muito. Despeje esta mistura numa tigela. À parte, misture a farinha de trigo, o fermento e o açúcar. Junte o batido no liquidificador à mistura de farinha e mexa bem até formar uma massa uniforme. Coloque a massa numa fôrma com furo no centro e leve para assar em forno pré-aquecido (180º) durante 45 minutos, ou até que, enfiando um palito, este saia limpo. Espere esfriar para desenformar. Polvilhe com açúcar e canela e sirva.
Dica: Antes de levar a massa ao forno, enfeite com ameixas inteiras. E mais, a massa pode ser assada em fôrmas próprias para muffins.

////

Nhoque de Pão e Espinafre com Molho Bechamel

GB Imagem
Nhoque de Pão e Espinafre com Molho Bechamel: aproveitar o pão amanhecido e fazer um prato deliciosoNhoque de Pão e Espinafre com Molho Bechamel: aproveitar o pão amanhecido e fazer um prato delicioso
INGREDIENTES:
Um quilo de espinafre; meio quilo de pão amanhecido; 1 a 2 ovos; 1 copo de leite; 80 gramas de manteiga; 100 gramas de farinha de trigo; sal a gosto; queijo tipo parmesão a gosto.

MODO DE PREPARO:
Pique o pão, coloque numa tigela grande, cubra com leite e deixe que fique bem embebido. Enquanto isso, limpe, lave e cozinhe o espinafre. Quando estiver cozido, escorra e esprema bem para sair a água. Pique bem fininho e misture-o com o pão amolecido, os ovos e farinha de trigo que for necessária para dar consistência para trabalhar a massa com as mãos. Coloque a massa numa superfície enfarinhada e forme cordõezinhos da espessura de um dedo e corte-os em pedacinhos iguais; passando-os de leve, em seguida, na farinha de trigo. Cozinhe-os, pouco a pouco, em água fervente com sal a gosto. À medida que subirem à tona, retire-os com escumadeira. Mantenha o nhoque numa travessa aquecida. Sirva acompanhado de Molho Bechamel e queijo tipo Parmesão ralado.

////

Molho Bechamel

INGREDIENTES:
250 ml de leite em temperatura ambiente; 1 colher (sopa) de manteiga sem sal; 2 colheres (sopa) de farinha de trigo; sal e pimenta-do-reino a gosto; noz-moscada ralada a gosto.

MODO DE PREPARO:
Numa panela, em fogo baixo, derreta a manteiga. Aos poucos, junte a farinha de trigo, mexendo sempre até formar um creme levemente dourado. A seguir, sempre em fogo baixo e aos poucos, junte o leite e mexa até engrossar. Mexa bem. Acrescente os temperos. E desligue o fogo. Dica: Use um ‘fuet’ (batedor) para o preparo do molho.

////

Canapés de Abobrinha

INGREDIENTES:
1 abobrinha; meio quilo de carne seca; 1 xícara (chá) de cheiro verde picado; 5 dentes de alho; 4 colheres (sopa) de azeite; 1 cebola ralada; 1 xícara (chá) de azeitona picada; 1 colher (chá) de manjericão desidratado; 3 tomates picados; 1 pimentão picado; suco de 1 limão; sal a gosto.

MODO DE PREPARO:
Lave bem a abobrinha e corte-a em fatias grossas. Polvilhe com sal e manjericão e cozinhe “al dente” no vapor cuidando para que os pedaços não tenham mesmo nenhum contato com a água. Reserve. Limpe e corte a carne seca em pedaços. Coloque em uma panela de pressão com água cobrindo a carne. Leve ao fogo para escaldar, troque a água pelo menos uma vez e leve de novo ao fogo para não ficar salgada demais. Retire a água, acrescente os outros ingredientes e deixe até pegar pressão novamente. Desligue o fogo, mexa bem e coloque porções de carne sobre as fatias de abobrinha. Sirva a seguir.
Dica: Escolha abobrinhas frescas e firmes. É melhor fatiar só a parte do “pescoço” do legume para os canapés, usando a parte mais “bojuda” para os refogados. Substitua a carne seca por frango desfiado ou carne moída.

////

Creme Frito

INGREDIENTES:
1 e 1/3 de copo de leite; 125 gramas de farinha de trigo; 50 gramas de açúcar; 3 ovos; 2 gemas; casca de laranja ralada; azeite; farinha de rosca; açúcar de confeiteiro.

MODO DE PREPARO:
Misture o leite com 75 gramas de farinha de trigo e 2 ovos. Leve ao fogo baixo e, sempre mexendo, cozinhe por 10 a 12 minutos. Após obter um creme homogêneo, sempre em fogo baixo e mexendo, acrescente o açúcar e casca de laranja ralada. Retire do fogo e acrescente as 2 gemas. Misture bem e despeje o creme numa travessa rasa. Nivele bem e deixe esfriar. Corte em losangos. Passe levemente os losangos de creme na farinha de trigo, depois no ovo batido e, finalmente, na farinha de rosca. Frite-os, poucos de cada vez, no azeite quente. Sirva-os quentes e fartamente polvilhados com açúcar de confeiteiro.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário