CADERNO IPATINGA 2024

19 de maio, de 2020 | 08:00

Professor do Cefet de Timóteo mapeia leitos disponíveis e casos de covid-19

Conforme o professor, o primeiro mapa teve inspiração em um levantamento similar desenvolvido pelo campus do Instituto Federal de Minas Gerais de Ouro Preto

Arquivo pessoal
Romerito Valeriano criou dois mapas para auxiliar na compreensão do cenário atual da covid-19 no estado e região Romerito Valeriano criou dois mapas para auxiliar na compreensão do cenário atual da covid-19 no estado e região

Com o objetivo de contribuir para maior conscientização da necessidade de se manter as medidas de distanciamento social, o professor do campus Timóteo do Cefet-MG, doutor em geografia, Romerito Valeriano, mapeou a disponibilidade de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nas microrregiões de Minas Gerais e a incidência dos casos confirmados de covid-19 na Região Metropolitana do Vale do Aço.

Conforme o professor, o primeiro mapa teve inspiração em um levantamento similar desenvolvido pelo campus do Instituto Federal de Minas Gerais de Ouro Preto. “No entanto, optei em trabalhar com microrregiões e não com os limites dos municípios, porque os leitos de UTI de um município não atendem apenas a população dele, e devem estar disponíveis para também atender a população vizinha. Para criar esse mapa, utilizei as informações do banco de dados do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou.

Já no segundo mapa desenvolvido é exibida a distribuição espacial dos casos confirmados de covid-19 no Colar Metropolitano do Vale do Aço. “Nesse mapa mostra a incidência de casos, ou seja, é dividido a quantidade de casos de coronavírus pela quantidade populacional do município. Essa é uma forma de saber a real situação da doença nas localidades e também para saber aonde que o vírus está se deslocando ao longo do tempo. Já no próximo mês, serão criados mapas com dados mais recentes da doença e dos leitos disponíveis”, citou Romerito.

Contribuições

O professor Romerito também relatou que esse projeto teve início em março deste ano e é desenvolvido apenas por ele, por enquanto. “Durante a pandemia, a criação desse projeto foi uma forma encontrada para fazer a diferença, mesmo com as aulas suspensas por tempo indeterminado. Acredito que esses mapas serão muito úteis para acompanhar a evolução dos casos de covid-19 e a disponibilidade de leitos. Além disso, contribuirão para a tomada de decisões por partes dos governantes e para o desenvolvimento de outras pesquisas de combate ao coronavírus”, concluiu. Os dados estão disponíveis à consulta pública no site www.timoteo.cefetmg.br.

Dados

Até essa segunda-feira (18), somente as quatro cidades da Região Metropolitana do Vale do Aço registravam 83 casos confirmados de covid-19 (Ipatinga 45, Timóteo 16, Coronel Fabriciano 10 e Santana do Paraíso 12).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário