Expo Usipa 2024 02 - 728x90

18 de maio, de 2020 | 12:21

Seleção para o Minas Arte em Casa

Inscrições do programa começam dia 26 de maio, com 40 vagas, e são opção para artistas durante a pandemia

Na última sexta-feira (15), foi publicado no Diário do Legislativo de Minas Gerais o edital que vai selecionar as apresentações artísticas para o programa Minas Arte em Casa, iniciativa da Assembleia Legislativa (ALMG) para valorizar a cultura e os artistas mineiros. As inscrições são gratuitas e estarão abertas entre os dias 26 de maio e 9 de junho.

Ao todo, serão selecionadas 40 propostas de apresentações inéditas de artes cênicas e de música popular e erudita, desenvolvidas em plataformas digitais. Os vencedores terão seus trabalhos veiculados pelos canais de comunicação institucional da Assembleia, incluindo a grade de programação virtual, e em seus perfis nas redes sociais (Instagram, YouTube o outros).

Willian Dias/Arquivo ALMG
O programa da ALMG abrange cinco modalidades de apresentações artísticas diversificadas, entre elas, a dançaO programa da ALMG abrange cinco modalidades de apresentações artísticas diversificadas, entre elas, a dança
Além da grade de programação da TV Assembleia, as apresentações também poderão ser compartilhadas com outras emissoras públicas parceiras. A critério da Assembleia e em comum acordo com os artistas, as apresentações selecionadas ainda poderão ser transmitidas em lives, em tempo real.

Cultura em casa
Um dos objetivos da seleção pública para o Minas Arte em Casa é ajudar a movimentar a economia criativa, oferecendo condições para a expressão artística no período de isolamento social, provocado pela pandemia do coronavírus.

“Minas é um berço tradicional de expressões artísticas reconhecidas. Nossa intenção é ampliar as condições para que os artistas mineiros tenham uma oportunidade de trabalho e renda neste momento tão difícil para todos”, diz o presidente da Assembleia, deputado Agostinho Patrus (PV).

No processo de seleção serão aceitas propostas de pessoas físicas ou microempreendedor individual (MEI), maiores de 18 anos e residentes no Estado de Minas Gerais. O edital também estabelece que, para todas as modalidades, é obrigatório, durante a gravação da proposta, observar as regras de distanciamento social impostas pela pandemia.

As inscrições do Minas Arte em Casa foram divididas em duas categorias, com cinco modalidades:

- A) Artes cênicas (individuais ou em grupo)
I – Apresentações para público Infantil/Juvenil
II – Apresentações para público Adulto
III – Apresentações de Dança

- B) Música (apresentações individuais ou em grupo, infantil ou adulto)
IV – Apresentações Musicais – Música Popular
V – Apresentações Musicais – Música Erudita

Flávia Bernardo/Arquivo ALMG
Com a iniciativa, Legislativo quer ajudar a movimentar o setor cultural e criar oportunidades de trabalho e renda para os artistasCom a iniciativa, Legislativo quer ajudar a movimentar o setor cultural e criar oportunidades de trabalho e renda para os artistas
Na categoria de artes cênicas também serão aceitas leitura dramática, performance, contação de histórias, stand-up comedy, dança ou similares. O edital contém todos os detalhes sobre o formato da proposta, para cada uma das categorias.

Cultura e arte também são essenciais. A música, o teatro, a dança e as manifestações populares também podem ajudar a manter as pessoas conectadas e mais saudáveis durante o isolamento social.

O isolamento é apontado pelos cientistas como uma das formas mais eficazes para controlar a pandemia causada pelo coronavírus. Se você é um artista, participe da seleção do Minas Arte em Casa, ainda que seja por meios digitais. Para saber mais, acesse https://www.almg.gov.br.

Editais em vigor
Para cumprir as medidas de isolamento social, os espaços de cultura da Assembleia Legislativa foram fechados e a programação artística presencial do programa Assembleia Cultural foi suspensa por tempo indeterminado.

Mas os editais atualmente em vigor – dos projetos Segunda Musical, Zás, Ocupações Galeria de Arte, Ocupações Teatro e Mineiranças – terão a sua validade prorrogada até 2021.

Os artistas não serão prejudicados. Todos os selecionados para os espetáculos presenciais que tiveram suas apresentações canceladas poderão se apresentar nesses espaços, tão logo as condições sanitárias o permitam.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário