Barreiras sanitárias começam a funcionar hoje em Belo Horizonte

Dez barreiras sanitárias começam a funcionar partir da manhã desta segunda-feira (18), em diversas regiões da capital mineira.

Cidades do Norte de Minas restringem entrada de pessoas para barrar a circulação desenfreada do coronavírus

Ao todo, serão 18 pontos de inspeção. As outras oito barreiras devem começar a funcionar nos próximos dias.

Embora essas medidas estejam chegando agora em Belo Horizonte, em outros lugares já são adotadas. Cidades do Norte de Minas, por exemplo, restringem entrada de pessoas para barrar a circulação desenfreada do coronavírus.

A partir de hoje, na capital mineira, agentes públicos estarão nos pontos, devidamente autorizados a parar veículos, com intuito de realizar rastreamento clínico, incluindo aferição de temperatura corporal.

Os agentes também poderão solicitar o preenchimento de um questionário com dados sobre o histórico de saúde dos indivíduos e possíveis situações em que tenham tido contato com pacientes da covid-19.

O decreto 17.356, assinado pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD), reforça que o enfrentamento ao coronavírus pede medidas coordenadas para barrar a aceleração da doença e deixar a população segura quanto ao vírus. Segundo consta no texto, "a pessoa cujo rastreamento clínico identifique suspeita de infecção será orientada e encaminhada para unidade de saúde específica, para ser assistida e evitar a possível propagação da doença".

Veículos oficiais do poder público e ambulâncias estão livres da fiscalização. O documento ressalta ainda que não haverá restrições à saída de pessoas e veículos dos limites do território do município. As medidas foram instituídas em caráter compulsório e excepcional, mas não há menção sobre o tempo para o término das abordagens.

Em caso de descumprimento, o decreto diz que a Polícia Militar poderá ser acionada e que o infrator estará sujeito a responsabilização civil e criminal.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO