Presidentes de partidos veem com tranquilidade permanência dos prazos eleitorais

Dentro do calendário eleitoral, convenções são a próxima data de aglomeração

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Geraldo Og Fernandes, afirmou na última semana que não cabe ao Tribunal alterar os prazos determinados pela legislação eleitoral, como é o caso da antecedência de seis meses para a transferência do domicílio eleitoral de candidatos. Por unanimidade, o Colegiado acompanhou seu voto como relator. A manutenção do calendário eleitoral é vista com tranquilidade por dirigentes como o presidente do PDT em Coronel Fabriciano, Laudislei Neves e do PSL de Santana do Paraíso, Geraldo Magela Pimentel.

Álbum pessoal


Geraldo Magela Pimentel afirma que serão providenciadas máscaras de proteção para todos os participantes da convenção
Sobre a manutenção das datas, Pimentel avalia que o TSE já tem seu calendário programado e qualquer alteração seria inviável e nociva para a democracia. “Temos como exemplo o Japão, que em meio à pandemia do covid-19 realizou eleições com sucesso. Quanto às convenções partidárias, serão realizadas em salões amplos, respeitando todas as normas de segurança quanto à prevenção do vírus. Tanto o PSL quanto o PRTB estão unidos em busca de uma Santana do Paraíso melhor, estamos preparados para as convenções, inclusive iremos providenciar máscara de proteção para todos os participantes”, adiantou o presidente, acrescentando que em Paraíso há 161 filiados regulares no PSL e 70 no PRTB, partido aliado.

As convenções partidárias poderão ser realizadas entre 20 de julho e 5 de agosto. Tradicionalmente, o evento reúne centenas de pessoas num mesmo local. Neste ano, o desafio dos dirigentes será cumprir com o que rege a legislação eleitoral, em segurança. Laudislei Neves entende ser necessário manter os prazos, pelo fato de quem está envolvido nas questões eleitorais, está atento aos mesmos, não justificando qualquer alteração.

“Mesmo porque, existe uma legislação específica sobre eleições e qualquer mudança seria apenas protelatória. Para as convenções, acredito que basta seguir os protocolos e recomendações de segurança, evitar aglomerações, usar máscaras e álcool gel e, dependendo do público envolvido, fazer a convenção em duas ou três etapas, por exemplo, no sábado pela manhã e à tarde”, vislumbrou.

Álbum pessoal


O presidente do PDT em Coronel Fabriciano, Laudislei Neves
Preparação

Ele assegura que o partido está preparado para esse cenário, inclusive, com conversas adiantadas junto aos filiados, que somam mais de 300 no município. “Falamos sobre o momento adverso que estamos passando com a pandemia e dos cuidados que deveremos tomar. Inclusive, em reunião com o nosso diretório e com nossa secretaria de Comunicação, discutimos até que as eleições também poderão acontecer em mais de um dia”, aponta.

Filiação

Já no dia 14, o Supremo Tribunal Federal (STF) manteve o prazo de filiação partidária para políticos que pretendem se candidatar aos cargos de prefeito, vice-prefeito ou vereador nas eleições de outubro. Os ministros rejeitaram pedido do PP para adiar uma das fases do calendário eleitoral devido à pandemia do novo coronavírus. O prazo terminou no dia 4 de abril, seis meses antes do primeiro turno.

Até o momento, movimentação em torno das eleições municipais segue normalmente

Conforme divulgado pelo Diário do Aço, pré-candidatos já divulgam seus nomes, visando o pleito marcado para o dia 4 de outubro. Em Santana do Paraíso nove nomes foram confirmados pela reportagem. Já em Ipatinga, sete nomes são ventilados cidade afora. Coronel Fabriciano soma oito pessoas, entre figuras públicas e outras da sociedade civil. Timóteo, por sua vez, tem seis pretendentes ao posto de chefe do Executivo.

Evidentemente, o debate sobre a data da votação permanece, em razão do cenário de pandemia vivido no Brasil e no mundo. Alguns defendem o calendário como está, outros a unificação da eleição de outubro próximo com a de 2022, quando serão escolhidos presidente, governadores, deputados e senadores. Por ora, a situação permanece como está, sem nenhuma mudança em relação às datas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO