EXPO USIPA 2025 - 728X90

16 de maio, de 2020 | 09:20

Ação incentiva denúncia da violência contra crianças e adolescentes

A data foi marcada com a produção de um vídeo onde participaram os representantes da Rede de Proteção às Crianças no município

Divulgação
Vídeo da campanha será lançado na segunda-feira, 18, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e AdolescentesVídeo da campanha será lançado na segunda-feira, 18, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Nesta segunda-feira, 18 de maio, “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, aponta uma triste realidade brasileira. Instituída pela Lei Federal 9.970/2000, a data é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes na maioria dos municípios. Em Timóteo, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social divulga materiais educativos pela internet sobre a prevenção da violência contra crianças.

A data foi marcada com a produção de um vídeo onde participaram os representantes da Rede de Proteção às Crianças no município. A gravação ocorreu no gramado do Campo do Palmeiras, no bairro Primavera, onde os protagonistas formaram a palavra “Proteja” e depois fizeram um círculo à sua volta para convocar a sociedade a abraçar a causa da proteção. O vídeo será divulgado a partir desta segunda-feira (18) nas mídias sociais, site e facebook da prefeitura.

A violência sexual contra meninos e meninas ocorre tanto por meio do abuso sexual intrafamiliar, que registra a maioria das ocorrências, quanto interpessoal como na exploração sexual. “É preciso mostrar que existe uma rede socioassistencial para proteger as crianças e adolescentes”, afirma a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Rosanna Borges Moura.

A secretária convoca toda a sociedade a denunciar qualquer tipo de violência contra as crianças. Denúncias anônimas podem ser feitas pelo Disque 100 ou pelos telefones locais (31) 3849-6716 (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) e pelo (31) 3849-1758 (Conselho Tutelar).

A Rede de Proteção às Crianças no município é formada pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Cras e Creas), Ministério Público, Polícias Civil e Militar, Poder Judiciário, Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, Instituições de Acolhimento (Ipê e Lar Jesus de Nazaré) e Conselho Tutelar. Em 2020 são comemorados 30 anos de criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e 20 anos de criação do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário