Expo Usipa 2024 02 - 728x90

15 de maio, de 2020 | 14:24

RELEMBRANDO - Uma “Corrida Maluca”

Gugu trouxe para o Brasil um programa que fazia sucesso na TV espanhola

No final da década de 1980 e começo da década de 90, o apresentador Gugu Liberato se encantou com um programa espanhol chamado “Si Lo Sé No Vengo”, exibido pela TVE da Espanha. Ele comprou os direitos do programa e, em 1989, colocou no ar a “Corrida Maluca”, versão brasileira da atração.

A “Corrida Maluca” foi exibida aos domingos, de 1989 a 1991, e a cada programa um concorrente disputava provas às vezes bem humoradas, a fim de acumular quilometragem para conseguir uma viagem para qualquer lugar do mundo, à escolha do participante. O programa era dividido em duas etapas.

Arquivo GB Imagem
Gugu Liberato comandava a ?Corrida Maluca? no início dos anos 1990, no SBTGugu Liberato comandava a ?Corrida Maluca? no início dos anos 1990, no SBT
A primeira tinha 18 minutos, e o concorrente teria que cumprir 12 provas, nas quais eram feitas perguntas de conhecimento geral ao participante. Cada prova cumprida dava ao jogador 600 km e cada resposta correta para as perguntas rendia valores em dinheiro.

Após passar pelas 12 provas, no segundo bloco do programa vinha a 13ª, geralmente com um show ao final do qual o concorrente teria que responder uma pergunta sobre a apresentação. A resposta correta dava ao participante mais 600 km.

No terceiro bloco o “viajante” era convidado a participar do "Dobro ou Metade". Nessa etapa, ele teria que cumprir quatro provas em cinco minutos. Ao fim do programa, o participante podia ganhar mais dinheiro com outra prova.

Em 2010 Gugu ressuscitou a atração na Rede Record, rebatizada de "Corrida do Gugu", com algumas alterações nas regras. Na primeira etapa, ao invés de 12 eram 14 provas, cada uma valendo 600 km, e o tempo aumentou de 18 para 25 minutos. As perguntas e charadas continuaram no programa, e cada resposta certa valia R$ 100.

A prova do show deixou de existir e o "Dobro ou Metade" continuou tendo provas em cinco minutos, com o participante tendo que se dirigir ao centro do palco a cada 30 segundos para gritar uma frase determinada pela produção.

Ao fim, a prova que determinava quanto dinheiro o participante levaria para a viagem consistia em um globo com bolinhas de 0 a 9. O jogador podia ganhar até US$ 9.999,99.

A “Corrida Maluca”, sem dúvida nenhuma, fez muitos brasileiros sonharem em realizar a viagem dos sonhos, que antes parecia ser impossível. O apresentador Gugu morreu em novembro passado, após sofrer um acidente em sua casa em Orlando, na Flórida (EUA).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário