12 de maio, de 2020 | 18:00
Instituto Cultural Reino do Rosário exalta o padroeiro do congado
A entidade completará 15 anos de atividades culturais no próximo dia 23 de maio
Divulgação
A Guarda de Moçambique de Timóteo não irá comemorar a data na rua este ano em respeito ao período de isolamento social
A Guarda de Moçambique de Timóteo não irá comemorar a data na rua este ano em respeito ao período de isolamento socialO Instituto Cultural Reino do Rosário vai manifestar sua fé no dia 13 de maio, dia de São Benedito, padroeiro do congado. Em respeito ao período de isolamento social, a Guarda de Moçambique de Timóteo manifesta a sua serenidade e entende que o momento de pandemia do coronavírus não permite os festejos em homenagem a um dos santos mais queridos da devoção popular.
De acordo com Luís Fabiano dos Santos, Capitão-mor da Guarda de Mocambique de Timóteo, São Benedito é amado por toda a população como exemplo de humildade e pobreza. É um dos santos mais queridos, cultuado por escravos negros por causa da cor da sua pele e da sua origem africana, comenta. É uma tristeza não poder festejar, mas nós não perdemos a fé! É nosso desejo que os festejos aconteçam no mês de julho, se não houver mais perigo de contágio”, disse.
O Instituto Cultural Reino do Rosário está concluindo o processo para registro da entidade, que segundo Mestre Fabiano, será comemorado no final de setembro com o Encontro Nacional dos Congadeiros, evento denominado Tambores do Vale”. Este evento promete a presença de grupos de congado de várias cidades de Minas e de outros estados. Se tudo correr bem”, cita Fabiano.
A entidade completará 15 anos de atividades culturais no próximo dia 23 de maio. Um documentário será editado para contar toda a trajetória dos seus integrantes na realização de um grande sonho.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]













