Instituto Cultural Reino do Rosário exalta o padroeiro do congado

A entidade completará 15 anos de atividades culturais no próximo dia 23 de maio

Divulgação


A Guarda de Moçambique de Timóteo não irá comemorar a data na rua este ano em respeito ao período de isolamento social

O Instituto Cultural Reino do Rosário vai manifestar sua fé no dia 13 de maio, dia de São Benedito, padroeiro do congado. Em respeito ao período de isolamento social, a Guarda de Moçambique de Timóteo manifesta a sua serenidade e entende que o momento de pandemia do coronavírus não permite os festejos em homenagem a um dos santos mais queridos da devoção popular.

De acordo com Luís Fabiano dos Santos, Capitão-mor da Guarda de Mocambique de Timóteo, São Benedito é amado por toda a população como exemplo de humildade e pobreza. “É um dos santos mais queridos, cultuado por escravos negros por causa da cor da sua pele e da sua origem africana, comenta. É uma tristeza não poder festejar, mas nós não perdemos a fé! É nosso desejo que os festejos aconteçam no mês de julho, se não houver mais perigo de contágio”, disse.

O Instituto Cultural Reino do Rosário está concluindo o processo para registro da entidade, que segundo Mestre Fabiano, será comemorado no final de setembro com o Encontro Nacional dos Congadeiros, evento denominado “Tambores do Vale”. Este evento promete a presença de grupos de congado de várias cidades de Minas e de outros estados. “Se tudo correr bem”, cita Fabiano.

A entidade completará 15 anos de atividades culturais no próximo dia 23 de maio. Um documentário será editado para contar toda a trajetória dos seus integrantes na realização de um grande sonho.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO