13 de maio, de 2020 | 08:00

Infectologista defende testagem e identificação de locais com maior incidência do coronavírus

Medidas possibilitariam tranquilidade para flexibilização de atividades e isolamento social, afirma especialista ipatinguense

Agência Gazeta
Especialista aponta importância dos testes para identificação do cenário Especialista aponta importância dos testes para identificação do cenário

Após decisão judicial para fechamento de academias e shopping, além de bares e restaurantes de forma parcial, o médico infectologista Aloísio Bemvindo avaliou o que seria prudente ser feito. Para ele, o correto seria a testagem do maior número de pessoas possível e uma triagem para avaliar a incidência por bairro e cidades.

Ele observa que, de um modo geral, ambientes fechados propiciam que a circulação de um vírus ocorra mais facilmente. “Muita gente junta é sinônimo de mais chance de espalhar a doença. Mas o maior problema, em minha opinião, é a educação, ou a falta dela. Muitos não obedecem, não há disciplina em relação ao isolamento social e quanto ao uso da máscara. Se você for à rua e encontrar com 50 pessoas, 20 delas estarão sem essa proteção. O pessoal pensa que só o vizinho vai pegar a doença. E isso não ocorre apenas aqui. Em São Paulo a taxa de isolamento cai a cada dia, em Belo Horizonte o prefeito Alexandre Kalil já falou em lockdown, caso os munícipes não cooperem”, destaca.

Na opinião do médico, o correto seria esperar até que se faça mais testes, até que se tenha noção de quantas pessoas são portadoras do vírus ou que já foram infectadas. Somente a partir daí seria possível se falar em flexibilização. “Enquanto não houver uma triagem efetiva, não acredito ser possível falar nisso. Precisamos saber a incidência do vírus por bairro, cidades – principalmente no caso do Vale do Aço, onde todos estamos interligados -, para tomar alguma atitude mais correta. Graças a Deus temos uma incidência pequena de pessoas contaminadas e nenhuma com morte comprovada por covid, mas não podemos pagar para ver. Países como Alemanha e China estão vivendo novos casos de coronavírus, e isso é preocupante e uma situação que devemos evitar”, avalia.

Novo

Diante de um vírus que é novidade em todo o mundo, o infectologista lembra que ninguém é especialista em coronavírus e a cautela é necessária. “Eu tenho 50 anos de medicina, já passei por várias epidemias, como a de meningite meningocócica. Mas agora não sabemos nada ao certo e isso não é vergonha. A minha conclusão é que esse vírus veio mostrar o quão pequenos somos. Gostaria de saber dos cientistas que não acreditam em Deus o que pensam sobre essa situação. Um vírus perceptível apenas à lente de um microscópio, mas que tem causado todo esse estrago”, salienta.

Testagem

No estado foram testados 16,7% dos casos suspeitos de coronavírus notificados à Secretaria de Estado da Saúde (SES). Dados da pasta apontam que entre 12 de março e 6 de maio, foram realizados 15.313 exames para detecção da covid-19, enquanto o número de suspeitas era de 91.618. Tais dados foram veiculados pelo portal o tempo.

Na segunda-feira (11), a quantidade de possíveis infecções notificadas ultrapassou 100 mil no estado, conforme boletim diário divulgado pelo governo de Minas. O número de casos suspeitos de coronavírus aumentou por dia em Minas Gerais, na última semana até o domingo (10), em 2.076.

A quantidade é quase dez vezes menor do que a média diária de testes aplicados no estado, que foi de 277 nos 55 dias em que foram realizados exames, entre 12 de março e o último dia 6.

Em relação ao tamanho da população do estado, que é de 20,87 milhões de pessoas, a testagem alcança apenas 0,0007% dos mineiros.

Estabelecimentos fechados adotaram medidas previstas em decreto

Apesar das medidas adotadas por bares, restaurantes, academias e shopping, como distanciamento de mesas, equipamentos e obrigatoriedade do uso de máscaras e álcool em gel, o entendimento do Ministério Público, em Ação Civil Pública, e aceita pela Justiça, é de que o decreto de flexibilização está em desacordo com a Deliberação 17 do Comitê Extraordinário Estadual Covid-19. Em Ipatinga, o prefeito Nardyello Rocha fez um pronunciamento em que confirmou que o município vai recorrer da decisão liminar.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário