12 de maio, de 2020 | 15:10

Ipatinga registra abertura de novas empresas

Divulgação
Município é campeão no Estado em tempo médio para formalização de processos entre as cidades que mais abriram negócios em março e abrilMunicípio é campeão no Estado em tempo médio para formalização de processos entre as cidades que mais abriram negócios em março e abril

De acordo com dados da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), Ipatinga está entre as cidades que mais abriram empresas e em menor tempo hábil, nos dois últimos meses; divulgou o governo municipal. Os dados são satisfatórios, levando em conta o período de retração e estagnação econômica em diversos setores devido à pandemia do novo coronavírus.

No mês de março, foram 49 empresas abertas, com um prazo médio de 16h40 para formalização e conclusão de cada processo. A estatística coloca o município como o oitavo que mais abriu empresas no mês e o mais ágil entre os dez primeiros no quesito, aponta os dados da Jucemg.

Em abril, mês de aniversário do município, além dos 50 novos empreendimentos liberados para funcionamento e a sexta colocação no ranking quantitativo estadual, a cidade conseguiu ser ainda mais veloz na abertura dos estabelecimentos, registrando um prazo médio de 11h36 para cada um deles.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdetur), Luís Henrique Alves, ressaltou a importância dos números, mesmo com a covid-19: “Apesar de todas as dificuldades causadas pela pandemia, os números evidenciam a confiança dos investidores no mercado local, o que é motivo para comemorar”, frisou.

O prefeito Nardyello Rocha lembra que um dos instrumentos mais importantes na agilização dos processos é a Sala Mineira do Empreendedor, que funciona desde o segundo semestre de 2018 no andar térreo da prefeitura. “O organismo, que trabalha diariamente em interação com a Semdetur, a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) e a Secretaria de Fazenda, além do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), é uma estratégica ponte de ligação com a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg). E, sem dúvida alguma, a simplificação e desburocratização de procedimentos em setores afins da nossa Administração também foi determinante para atingirmos este notável patamar de eficiência”, avaliou o prefeito.

A Sala Mineira do Empreendedor ocupa instalações à frente da agência do Banco Itaú, e funciona de 11h as 17h, de segunda a sexta-feira.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoe[email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário