12 de maio, de 2020 | 10:00
Usuários de transporte coletivo em Timóteo voltam a reclamar da integração
Empresa assegura que situação está normalizada no município
Ao longo do fim de semana, usuários do transporte coletivo de Timóteo reclamaram sobre o sistema de integração tarifária. A informação repassada ao Diário do Aço é de que, na noite de sábado (9), as catracas do terminal foram retiradas e a concessionária passou a cobrar as quatro passagens daqueles que estavam em deslocamento para bairros diferentes.
No domingo (10), o prefeito Douglas Willkys (PSB) esteve no terminal para verificar a situação e entrou em contato com a empresa para que voltasse com as catracas. Em uma transmissão em seu perfil numa mídia social, relatou ter recebido uma série de reclamações por parte de usuários do transporte público, em relação a possíveis alterações.
Elas foram feitas pela empresa concessionária no terminal rodoviário, sem autorização da administração e sem avisar às pessoas. Entrei em contato com a direção e solicitei que tudo voltasse à normalidade, uma vez que isso não havia sido discutido e muito menos dado publicidade. A empresa acatou, já está fazendo o retorno das catracas e voltando à normalidade. Quero dar tranquilidade a todos de que a administração vai trabalhar para que a cidade permaneça em ordem e que tudo seja feito com transparência, responsabilidade e respeito”, destacou o prefeito.
O procurador do município, Humberto Abreu, acrescentou que a empresa tem a concessão do serviço, mas o poder concedente é da administração municipal. Não pode haver nenhuma mudança ou modificação sem que seja encaminhada ao poder concedente, para que ele permita ou não, ou faça as adaptações. Entendemos que as mudanças foram precipitadas, não seguiam as normas legais e pedimos para retornar da forma que era feito antes. A empresa entendeu e retomou o serviço. Não abrimos mão do poder concedente e de determinar as condições em que o serviço é operado”, assegurou.
Entretanto, conforme leitores do jornal, na noite de domingo ainda havia reclamações de que a empresa de transporte não cumpriu com a determinação.
Outro lado
Procurada, a Saritur/Autotrans afirmou que a integração permanece ativa, e se usuários tiveram algum problema, devem entrar em contato com a empresa para verificar se houve algum erro e avaliar seu ressarcimento.
Recentemente, o subsecretário de mobilidade urbana de Timóteo, Wanderson Duarte de Souza Garcia, pontuou que a empresa presta serviço de integração dentro do veículo e no terminal. Dentro do veículo é possível ser feito utilizando cartão, onde fica registrado exatamente o destino e o deslocamento não é cobrado, assim como no terminal. E no terminal isso deve acontecer tanto no pagamento em dinheiro quanto cartão, mas isso foi questionado por alguns munícipes, de que haveria descumprimento e que a integração aconteceria apenas no cartão. Isso não deve ocorrer e caso aconteça, a população deve denunciar por meio do telefone da Subsecretaria de Mobilidade Urbana, por meio do 3847 4787”, alertou.
Notificação
No dia 5, a Subsecretaria de Transporte recebeu denúncias de usuários de que a empresa não estaria respeitando o sistema de integração de passageiros e foi notificada sobre a irregularidade e obrigada a retomar o sistema de integração de passageiros.
Na ocasião, foi comunicado à empresa que o serviço não pode ser paralisado ou alterado sem a prévia autorização da administração municipal, o que pode gerar sanções ainda mais graves à companhia.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]


















Dirceia Teixeira Silva Gomes
09 de fevereiro, 2021 | 07:41Sou dependente e somos clientes desta empresa a 30 anos mas estou percebendo que infelismente não to sendo atendida como antes 3 dias chego no ponto 6:10 da manha p/ pegar o onibus de 6;20 saindo do macuco que passa no alegre, 3 passaram nenhum pararam pra mim mas que ódio pego as 7hs hoje novamente aconteceu o mesmo e olham os mostoristas sabem que trabalho funcionarios. Me mataram de raiva. Deixo esta reclamaçao para que eu possa ser atendida nem que venho no capu do onibus. Pois se ganho vale transportes da minha empresa de graça tenho direito de ser servida como antes! Motoristas ruins! Pessimos! Alguns!”
Annna Beatriz
13 de maio, 2020 | 06:59Bom dia
Com relação a integração, não esta acontecendo como anteriormente, esta entrando pela porta dianteira, e o usuário que passou o mesmo cartão duas vezes, quando era na integração esta sendo cobrado uma passagem, peço a volta anteriormente.”