11 de maio, de 2020 | 13:10

Leito de UTI reservado a casos de covid-19 em Timóteo está ocupado

Durante a pandemia, o município informou que já registrou três casos para sintomas respiratórios graves

Wôlmer Ezequiel
Dos oito leitos de UTI disponíveis no Hospital Vital Brazil, um deles é reservado para casos de covid-19Dos oito leitos de UTI disponíveis no Hospital Vital Brazil, um deles é reservado para casos de covid-19

O único leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Timóteo disponível para casos de covid-19 está ocupado por um paciente que ainda aguarda resultado de exame para o novo coronavírus. Outros dois pacientes foram transferidos para hospitais de Coronel Fabriciano e Governador Valadares, alertou o governo de Timóteo.

Durante a pandemia, o município informou que já registrou três casos para sintomas respiratórios graves. Os testes para covid-19 destes pacientes foram encaminhados à Fundação Ezequiel Dias (Funed), e os resultados ainda são aguardados.

No hospital Vital Brazil há oito leitos no total, dos quais, um é reservado para tratar pacientes com covid-19 e outros sete para atendimentos para demandas habituais.

Casos registrados

O boletim divulgado pela Secretaria Municipal no domingo (10) havia registrado 12 casos confirmados para a doença, mas após verificação do endereço do último paciente, foi identificado que ele reside em Santana do Paraíso. O paciente é um dos três casos em investigação pela equipe da covid-19 da Secretaria e que foram divulgados por meio de uma live na última sexta-feira (8) pelo secretário de Saúde de Timóteo, Eduardo Morais.

Conforme norma da Secretaria de Estadual de Saúde, mesmo que o paciente esteja internado ou positivado fora do seu município, o caso deve ser computado na cidade onde ele reside. Sendo assim, Timóteo continua com 11 casos positivos para covid-19. Entre eles três estão em isolamento domiciliar e oito recuperados.

O paciente de Santana do Paraíso é do sexo masculino, de 36 anos e tem histórico de retorno de viagem ao Rio de Janeiro. Ele procurou atendimento com sintomas respiratórios e febre no Hospital e Maternidade Vital Brazil (HMVB) em 5 de maio, quando foi realizado o teste para covid. Ele veio para Timóteo porque a referência do seu plano de saúde é o Vital Brazil, detalhou o governo timoteense.

O paciente foi orientado a entrar em isolamento domiciliar, mas no dia 8 de maio ele retornou à unidade com dispneia (falta de ar) e dorsalgia (dor nas costas). No último domingo o paciente teve o seu quadro agravado, por isso foi transferido para um leito com monitoramento e, nesta segunda-feira (11) foi transferido para uma UTI em Governador Valadares.

UTI

Conforme o governo de Timóteo, há oito leitos de UTI no Hospital Vital Brazil, sendo um deles reservado para casos de covid-19.

Aguardando credenciamento de leitos de UTI Neonatal Pediátrico do HMVB, que está fechado, para atender pacientes de coronavírus, são mais oito leitos a serem liberados.

Mais 17 leitos para atendimento de casos menos complexos estão no Centro de Saúde João Otávio, que está terminando de ser reformado.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Mateus

12 de maio, 2020 | 21:23

“Acho um absurdo um hospital que nem o HMVB, que tem um tamanho considerável, ter somente oito leitos de UTI! Gente, Timóteo é uma cidade do Vale do Aço - e que está sofrendo muito pela propagação do novo Coronavírus - com 90 mil habitantes, sendo que devido à atual situação, muitos irão precisar de leitos de terapia intensiva.
Não sei, apenas uma opinião minha... Talvez não tenha mais devido ao fato da Sociedade Beneficente São Camilo não ser mais a mantenedora do HMVB a partir de setembro e por isso pode ser que a mesma não tenha interesse na ampliação desse tipo de unidade de internação.
Só sei que não dá pra engolir apenas oito leitos...”

Roberto

11 de maio, 2020 | 21:51

“OLHA A GRAVIDADE DAS COISAS, UMA DOENÇA ONDE MUITOS SE INFECTAM DE UMA SO VEZ, AI TEM SO UMA UTI, PARA UMA CIDADE COM 90 MIL HABITANTES, AI O PESSOAL ACHA QUE NUNCA VAI ACONTECER COM ELE OU COM A FAMÍLIA DELE, SO DEPOIS QUE ACONTECER QUE VAI DA VALOR. DEPOIS DE MESES E QUE DIVULGAM QUE SO TEM UMA UTI PARA CASOS DE CORONAVIRUS NA CIDADE, E EM FABRICIANO ? IPATINGA, SAO QUANTOS OS LEITOS DISPONÍVEIS? CADE MATERIAS SOBRE ISTO?”

Envie seu Comentário