08 de maio, de 2020 | 08:30

Maitê Proença sobre reação de Regina Duarte: 'É o que tem pra hoje. Cala boca pra cá, cala boca pra lá'

Reprodução de vídeo
Pergunta de Maitê Proença levou a Secretária Especial de Cultura, Regina Duarte, a encerrar entrevista na CNN Brasil Pergunta de Maitê Proença levou a Secretária Especial de Cultura, Regina Duarte, a encerrar entrevista na CNN Brasil

A atriz Maitê Proença lamentou o episódio em que a secretária Especial de Cultura, Regina Duarte, dá um chilique durante entrevista da rede CNN Brasil após ser questionada pela ex-colega de profissão.

“Eu pedi para ela conversar com a classe, mas ela não quis escutar. E eu acho que é isso que a gente tem para hoje. […] Diálogo é uma coisa que não existe. É “cala boca” pra cá, “cala boca” pra lá. Eu tentei conversar. Eu penso diferente dela, eu não fiz a mesma opção que ela”, declarou Proença.

O comentário foi feito pela atriz durante transmissão ao vivo com a produtora da Inffinito Film Festival, Adriana Dutra, sobre a obra de Domingos Oliveira.

Proença disse ainda que aceitou o convite da CNN Brasil para participar com uma pergunta à Secretária do Governo, Regina Duarte, porque acha “está na hora da gente fazer alguma coisa como classe”. “O que eu falei foi que a cultura está perplexa com a falta de informação, com esse silêncio abissal em política nesse setor, falei que estamos vivendo em vaquinhas. Fomos os primeiros a parar e seremos os últimos a voltar. Tem milhares artistas que estão à míngua”, declarou.

“Enquanto acontece isso, os nossos gigantes estão morrendo. Aldir, Flavio, Moraes, Rubem e o presidente não disse uma palavra e a nossa secretária não disse nada”, disse ainda. “O setor que não tem a menor perspectiva. Eu vou ver as reações depois”, completou.

Entenda o caso

A polêmica que envolve a secretária Especial de Cultura, Regina Duarte, concedia entrevista entrevista na rede CNN Brasil, no fim da tarde de quinta-feira (8), quando foi exibido um vídeo da atriz Maitê Proença questionando os feitos de Duarte no governo.

Duarte já se sentiu incomodada ao ser anunciado o vídeo de Proença. Ao longo da fala da atriz, ela retrucou: “Ah, não vão fazer isso, isso é baixo nível. Vai botar uma fala da Maitê?”, disse Duarte logo que foi exibido o vídeo. Enquanto a emissora exibia a fala de Proença, Regina fez o que chamou de “chilique” – apesar do microfone estar cortado. Ela balança o fone de ouvido mostrando que não está escutando os apelos da classe artística.

“Eu não quero ouvir, vocês estão me obrigando? Precisei dar um chilique aqui. Pra que estão desenterrando uma mensagem da Maitê?”, disse após a mensagem ser exibida.

“Eu tinha tanta coisa para falar… Vocês estão desenterrando mortos. Vocês estão carregando um cemitério nas costas. Vocês devem estar cansados, fiquem leves”, completou.

Sem saber que ainda estava no ar, Regina ainda reclama que “não foi combinado nada disso”. “Eu achei que era uma entrevista com você, Daniel. Começa a entrar pessoas, desenterrar mortos? Pelo amor de Deus”, afirmou.

No vídeo, Maitê Proença pedia para que Regina falasse com os artistas. “Rubem, Aldir, Moraes, e nenhuma palavra do presidente. Nenhuma palavra da nossa secretária de Cultura. Regina, eu apoiei desde o início você ter o direito a ter uma opinião que divergia da maioria dos seus, e estou aqui clamando para que se apresentem os feitos, fale com a sua classe…”, dizia.
Entrevista de Regina Duarte, ao vivo, foi interrompida com 'chilique' de secretária Entrevista de Regina Duarte, ao vivo, foi interrompida com 'chilique' de secretária

Ditadura militar

A atriz se negou a comentar sobre a defesa do presidente Jair Bolsonaro à ditadura militar , “Eu não quero ficar olhando pra trás. Se eu ficar olhando pro retrovisor, eu vou dar trombada. Tem que olhar pra frente, tem que amar o país. Ficar cobrando coisas que aconteceram nos anos 60, 70, 80…”

“Gente, vambora… Pra frente. ‘Pra frente Brasil, salve a seleção’. Não era bom quando a gente cantava isso?”, disse, cantando música de exaltação criada pelo regime. “Cara, vou te falar uma coisa, na humanidade não para de morrer gente. Por que as pessoas [insistem]? Sempre houve tortura”, completou.

“Não quero arrastar um cemitério de mortes nas minhas costas”, disse ainda. Partes do vídeo podem ser assistidas aqui.

Artistas mortos

Duarte ainda reclamou das críticas de que estaria em silêncio sobre a morte de artistas. “A minha assessoria de comunicação, desde a primeira morte de uma pessoa importante na Cultura, me cobrou uma divulgação da Secretaria. Eu optei por mandar uma mensagem como secretária para as famílias das pessoas. Será que eu vou ter que virar um obituário? Quantas pessoas a gente está perdendo? Teve uma semana que a gente perdeu três”, declarou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Leoncio Simoes

11 de maio, 2020 | 19:29

“O problema do brasil e que os eleitores gostam de partidos politicos, gostam de politicos.
Ninguem quer o bem do brasil
Antes tinham a quadrilha do pt.
Agora tem um maluco fanfarrao,enquanto
Isto eles colocam 35 partidos politicos I mais 77 querendo registro.
Nunca entendi os numeros,gastam se milhoes
Pra eleger um presidente, prefeito I se vc somar
Os 4 anos,nunca fecha a conta.
I is 35 partidos nas eleicoes ,se Formam blocos
De 6,7,8 entao qual a razao pra ter tantos partidos?”

Jo da Costa

10 de maio, 2020 | 19:34

“Ela agora interpreta o que realmente é. Perdeu a essência de artista, de ser humano sensivel e preocupada com os demais. Aquela que aparecia em velório de amigos, chorava diante das camaras e falava da dor da perda para todos. Agora isso não é mais importante, apenas uma notinha bem discreta de pesar para a familia estar de bom tamanho. Será que ela tem uma cara para cada situação?”

Julia

10 de maio, 2020 | 15:07

“Confesso que nao entendo os fanáticos alienados dizer que Bolsonaro está no rumo certo, claro que ele tem que está no rumo certo devia estar no rumo certo , afinal ele foi eleito pra isso fazer a coisa certa cumprir com suas devidas obrigações de líder de uma nação, o problema é que ele até agora o que fez foi apenas divulgar sua cultura de ignorância, arrogância, autoritário, falta equilíbrio emocional e de conhecimento desse seu deVer..
Dizer que ele Ta certo é a mesma coisa de agradecer ao caixa eletrônico qdo vc vai sacar por ele devolver seu próprio dinheiro, há faca_me o favor enchegam os fatos, ate agora ele apenas construíu um munturo de nada feito.”

Goretti

10 de maio, 2020 | 09:32

“OI SEU PAULO A HORA QUE CHEGAR SUA VEZ AÍ VC DARA RAZÃO DE PENSAR ASSIM.VC DE CERTO NUNCA TEVE NENHUMA DOENÇA NENHUM IDOSO QUE DE PREJUÍZO PRO ESTADO.O INFERNO EXISTE CARA!O PRESIDENTE ESQUECE QUE DESSES 10 MIL HOJE NÃO TRATA DE ELEITOR SÓ DO PT MAS SIM DELE PRÓPRIO. QUANTOS VOTOS ELE PERDERÁ NA PRÓXIMA ELEIÇÃO. SE ELE TIVER LÁ PRA CONCORRER NÉ?SE O BRASIL PERDER MUITOS IDOSOS VAI TER DE MUDAR A PREVIDÊNCIA POIS ELA É FEITA DIANTE DA MEDIA DE VIDA DOS BRASILEIROS. PENSE UM POUCO AINDA DA TEMPO!”

Juji

10 de maio, 2020 | 07:37

“Regina Duarte tem mais o q fazer do dar atenção às reinvidicações destes artistas egocêntricos.”

Paulo Roberto da Silva Mourao

10 de maio, 2020 | 07:10

“BOLSONARO esta no rumo certo .velho morrendo alívio na previdência social/ pessoas com históricos de risco morrendo também ajuda o sus porque não ser necessário gastar dinheiro com tratamentos, morrendo no atacado e so abrir valas com tratores e assim ecolomisa na mão de obra dos coveiros e assim o presidente ajuda também as prefeituras e de quebra ele fomenta a indústria de caixões. VIVA O MITO.”

Paulo Roberto da Silva Mourao

10 de maio, 2020 | 07:06

“BOLSONARO esta no rumo certo .velho morrendo alívio na previdência social/ pessoas com históricos de risco morrendo também ajuda o sus porque não ser necessário gastar dinheiro com tratamentos, morrendo no atacado e so abrir valas com tratores e assim ecolomisa na mão de obra dos coveiros e assim o presidente ajuda também as prefeituras e de quebra ele fomenta a indústria de caixões. VIVA O MITO.”

José Santos

09 de maio, 2020 | 21:30

“Parabéns a Maitê por ser honesta com si mesma e disse toda a verdade a ministra Regina Duarte valeu temo juntos na luta contra o fascistas e as vacas do BOISONARO parabéns Maitê disse as verdades a RAINHA DA SUGEIRRAS e da pouca vergonha que está ministra Regina Duarte É FACISTA”

Ocir Silva Paula

09 de maio, 2020 | 08:51

“Que estresse.que loucura e essa que estamos vivendo. Nao se respeita o proximo. Isso vem de 30 anos de ideias fora dos trilhos. Poder, ganancia e utopias de pessoas que nao mudam nada e suas ideias nao correspondem aos fatos. A maioria incompetente perdeu a champanhe dentro desta monstruosa desigualdade de 500 anos”

Reginaldo

09 de maio, 2020 | 01:56

“É estranho, quando observo o presidente tratar uma grande pandemia como gripesinha. Vejo uma ministra da Cultura que na fala nada com nada. O ministro educação dançar com um guarda chuvas. O ministro da economia menospresar as empregadas. A ministra da família falar que meninos vestem azul e meninas rosa, e que viu Jesus em cima de uma goiabeira. Ai vem o (GADO) falando que estmos torcendo contra. Sério mesmo! A minha inteligência me permite de ter o mínimo de noção, para entender que essa galera nao tem o minimo de capacidade de estar onde estão.”

Carlos Souto

08 de maio, 2020 | 15:57

“É Bolsonaro, o Sr está irritando muitos poderosos, estou vendo que seu governo está no rumo certo, pois um câncer de corrupção neste país, em que tudo agora começa a ficar as claras, não há outra forma de revide pelos poderosos . Secretaria de Cultura fala de cultura, e não de seus chefes, já pensou se todos os ministros do Lula e Dilma fossem perguntados sobre a tentativa de implantação de comunismo no Brasil com a participação de Lula e Dilma, Jóse Dirceu e Cia...Pq ninguém perguntava?...simples, o poder era casado com a corrupção.....acorda gente !!!!”

José da Silva Miranda

08 de maio, 2020 | 13:25

“Só tem uma explicação,o Bolsonaro fez lavagem cerebral ou a ameaçou com fez com Mandeta é Sérgio Moro.”

Envie seu Comentário