06 de maio, de 2020 | 10:47

Cruzeiro da Escola de Minas

Laboratório desenvolve projeto de restauro do cruzeiro em pedra-sabão

Filipe Barboza/ Assom Faop
Cruzeiro ficava no alto da capela anexa à Escola de MinasCruzeiro ficava no alto da capela anexa à Escola de Minas
O Laboratório de Conservação e Restauro Jair Afonso Inácio – Labcor - da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) elaborou um projeto de restauro do cruzeiro do alto da capela anexa à Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), localizada na Praça Tiradentes. Parte da cruz, feita em pedra-sabão, caiu do alto da capela em 2017.

O projeto de restauro, orientado pelo professor Sílvio Luiz Rocha, do Curso Técnico em Conservação e Restauro da Faop, tem o objetivo de restituir a integralidade da escultura e interromper os processos de degradação, preservando sua imagem simbólica e documental.

Hernani Mota de Lima/Museu de Ciência e Técnica da Escola
Peça será restaurada por um técnico em cantaria e será reintegrada ao conjunto da capelaPeça será restaurada por um técnico em cantaria e será reintegrada ao conjunto da capela
A coordenadora do Laboratório, Bianca Monticelli, explica que “o Labcor, além de elaborar o projeto, cuidou de fazer a ponte entre a Ufop e os órgãos responsáveis para sua aprovação. Sob a responsabilidade da universidade, será contratado um profissional de cantaria para a execução da obra, e o Labcor vai acompanhar todo o procedimento”.

A presidente da FAOP, Julia Mitraud, destaca a importância da recuperação da cruz: “Erguida sobre a Capela de Nossa Senhora da Conceição, oratório do Palácio dos Governadores, que, de acordo com os estudiosos, teve os ornamentos do plinto do arco do retábulo entalhados pelo Aleijadinho, a cruz da Escola de Minas, como é conhecida, é uma das imagens mais características da cidade”.

Filipe Barboza/ Assom Faop
Vindo da Igreja das Mercês de Cima, vê-se a capela e o cruzeiro da Escola de Minas, com o Pico do Itacolomi ao fundo, formando um cenário de singular beleza.

“Esta imagem ficou prejudicada por danos causados por infiltrações ao longo dos anos, o que levou à queda do cruzeiro e de um dos pináculos laterais da capela após o pouso de uma ave, peças que agora vão ser restaurados e reintegrados à paisagem de Ouro Preto”, conta Julia Mitraud.

O trabalho ainda não tem prazo para começar, por causa do isolamento social, e será financiado pela Fundação Gorceix. O diretor Hernani Mota de Lima, do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas, salienta que “a restauração da cruz da capela da Escola de Minas enfim será realizada, graças à parceria da Faop com a Ufop, na elaboração do projeto, e graças ao financiamento da obra pela Fundação Gorceix”, ressalta.

Filipe Barboza/ Assom Faop
Voltado para acervos públicos e particulares, o Laboratório de Conservação e Restauro Jair Afonso Inácio – Labcor - da Faop presta serviços no campo da restauração de bens integrados móveis e imóveis, além de elaborar laudos técnicos que oferecem diagnósticos das obras. Os interessados em contar com estes serviços podem entrar em contato com a instituição pelo e-mail [email protected].
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário