06 de maio, de 2020 | 09:00
Ônibus na região ainda circulam com horário restrito
Para mais informações, os interessados poderão ligar no (31) 3823-9190
Arquivo DA
Os horários dos ônibus em Ipatinga estão sendo retomados gradativamente, baseado na demanda de passageiros

Apesar da flexibilização do funcionamento do comércio em Ipatinga, os horários dos ônibus ainda não retornaram ao normal e também não há previsão para que isso ocorra. Desde o dia 21 de março a circulação do transporte público é realizada de forma restrita na cidade devido à preocupação com o novo coronavírus (covid-19).
Conforme o gerente administrativo da empresa Saritur, Anivair Dutra, os horários de linha estão sendo retomados gradativamente, baseado na demanda de passageiros. Atualmente, ainda não atingimos nem 50% da demanda. Estamos acompanhando todos os dias e gradativamente colocando a quantidade de ônibus necessária”, afirmou.
Para saber os horários de ônibus da Saritur que estão sendo retomados, os passageiros poderão acompanhar pelo site www.meubuse.com.br. Para mais informações, os interessados poderão ligar no (31) 3823-9190.
Medidas preventivas
Para evitar a transmissão do coronavírus, o transporte coletivo segue um protocolo de higienização e controle. Conforme já divulgado pela administração de Ipatinga, os profissionais do transporte coletivo passam por inspeção inicial e, se tiverem com algum sintoma, não podem trabalhar; além de higienização das mãos e do ônibus, que passa por processo de limpeza, seja no fim do dia, ou nos intervalos das viagens. Além disso, os ônibus não poderão rodar com passageiros em pé e só receberão pessoas até o limite de cadeiras. Todos os funcionários já receberam máscaras e orientações de utilização e higienização das mãos, conforme informado pela gerência da Saritur.
Univale
Responsável pelo transporte coletivo intermunicipal no Vale do Aço e também por atuar com serviço municipal em Coronel Fabriciano, Santana do Paraíso e Ipaba, a Univale ainda funciona de forma restrita, por meio do horário de sábado, o que ocorre desde o dia 16 de abril.
Publicado recentemente, o Decreto Municipal nº 7.220/2020 trouxe novas regras para funcionamento do comércio e prestadores de serviços em Coronel Fabriciano. Dentre as regras, foi determinado que o transporte coletivo de passageiros retorne aos horários regulares e reforce a frota para evitar aglomerações nos pontos de ônibus e respeite a lotação máxima do veículo com passageiros somente sentados e com portas e janelas abertas, obedecidas as normas de segurança de trânsito, sob pena de processo administrativo que poderá culminar na rescisão contratual e multa. Entretanto, até o fechamento desta edição, a Univale ainda operava com os horários de sábado.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Gildázio Garcia Vitor
06 de maio, 2020 | 11:41Ontem fui à rodoviária e o que presenciei foi um verdadeiro descaso e falta de humanidade por parte da empresa e dos poderes públicos, incluindo executivo (por onde anda Agnaldo?) e Ministério Público, com os idosos que, provavelmente, precisavam ir ao Centro receber suas minguadas aposentadorias, mas que foram sendo deixados para trás, em torno de 8 na ida e 5 na volta, porque as suas vagas, por direito, já estavam ocupadas por outros idosos. Além disso, o trocador estava afirmando para as pessoas que estão com o cartão de passe livre, fornecido pela empresa, com validade a vencer, que não poderão ser renovados devido à pandemia e, por isso, eles terão que pagar as suas passagens. A solução viável é, simplesmente, estender por tempo indeterminado a validade desses cartões. Com a palavra a empresa, o Sr. Agnaldo, em quem tive a honra de votar mais de uma vez, e o Ministério Público. Afinal, o Estatuto do Idoso, em seu Capítulo X - art. 39 e 42, garantem o direito e a prioridade aos idosos. A linha citada foi a de nº 601, de 9h10 (ida) e 10h10 (volta).”