EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

03 de maio, de 2020 | 10:19

Superapetite no aconchego de casa

Receitas fáceis e práticas para quem gosta de cozinhar e fazer sucesso

GB Imagem
Mousse de Pêssegos tem cara de sobremesa requintada e é fácil de prepararMousse de Pêssegos tem cara de sobremesa requintada e é fácil de preparar
Mousse de Pêssegos

INGREDIENTES:
300 gramas de pêssegos em calda; 1 xícara (chá) de açúcar; 1 envelope (12 gramas) de gelatina em pó sem sabor; 1 xícara (chá) de calda de pêssegos;1 lata de creme de leite; 4 claras de ovos.

MODO DE PREPARO:
Hidrate a gelatina em metade da calda e dissolva na outra metade, que deve estar bem quente. Bata no liquidificador os pêssegos com o açúcar, a gelatina morna e o creme de leite até misturar bem. Adicione as claras batidas em neve.

Coloque a mousse em tacinhas, cubra-as com papel filme e leve-as à geladeira por 4 horas ou até a mousse endurecer. Decore com fatias de pêssegos em calda e cerejas (opcional). Sirva bem gelado.
Dica: Você pode decorar as tacinhas com fatias de pêssego natural ou nozes trituradas, e para dar um toque de frescor, finalize a decoração com uma ou duas folhas de hortelã.

////

GB Imagem
Pudim de Queijo Cottage fica delicioso servido com calda de frutasPudim de Queijo Cottage fica delicioso servido com calda de frutas
Pudim de Queijo Cottage

INGREDIENTES:
5 gemas; 2 xícaras (chá) açúcar; 80 gramas de margarina ou manteiga; 2 colheres (sopa) de farinha de trigo; 250 gramas de queijo cottage; suco de limão a gosto; 1 colher (chá) raspas de limão; 100 gramas de uva-passa (opcional); 1 colher (chá) de essência de baunilha; 5 claras em neve.

MODO DE PREPARO:
Unte e enfarinhe uma fôrma refratária média. Reserve. Pré-aqueça o forno em temperatura média (180ºC). Bata bem as gemas com o açúcar, até ficar cremoso. Junte os demais ingredientes e, por último, as claras em neve, misturando delicadamente.

Coloque na fôrma e leve ao forno por 1 hora, ou até ficar firme. Sirva acompanhado de calda de frutas preparada com 500 gramas de polpa de frutas vermelhas; 1 litro de água e 800 gramas de açúcar. Leve ao fogo e cozinhe até adquirir ponto de calda não muito espessa.
Dica: Se preferir, use outra polpa de fruta de sua preferência.

////

Sopa Italiana

INGREDIENTES:
2,5 quilos de pedaços de frango; 6 xícaras de água; 1 talo de salsão; 1 e 1/2 colher (chá) de sal; 6 grãos de pimenta-do-reino; 4 batatas médias cortadas em rodelas; 1 cebola grande, cortada em rodelas; 4 pedaços de couve-flor; 3 pedaços de brócolis; salsinha picada a gosto.

- Massa: 1 xícara de farinha de trigo; 1 colher (sopa) de manteiga; 1 colher (chá) de sal; 1 ovo; 2 colheres (sopa) de água. Em uma tigela, misture com um garfo a farinha, a manteiga e o sal. Faça uma depressão no centro e adicione o ovo e a água. Misture com o garfo até ficar bem incorporado. Forme uma bola com a massa e abra com o rolo de macarrão sobre uma superfície polvilhada com farinha de trigo, com a espessura de 3 milímetros. Corte em tiras de 2,5 cm. Reserve.

- Preparo da sopa: Numa panela grande e funda, leve ao fogo os pedaços de frango com a água, o salsão, o sal e os grãos de pimenta. Quando levantar fervura, abaixe o fogo e cozinhe por 30 minutos, com a panela tampada. Retire o frango com uma escumadeira e tire a pele e os ossos. Deixe a carne em pedaços grandes. Reserve. Junte as rodelas de batatas e de cebola, a couve-flor e os brócolis à panela com o caldo.

Cozinhe em fogo baixo, por 15 minutos, até ficarem macios. Retire os legumes do caldo e mantenha-os aquecidos. Deixe o caldo ferver e adicione as tiras de massa. Cozinhe por 10 a 15 minutos, mexendo de vez em quando, até a massa ficar “al dente”. Retire com uma escumadeira e reserve. Volte à panela com o caldo, a o frango, os legumes e a massa. Aqueça por 5 minutos e sirva logo, polvilhado com salsinha picada.

////

Cozido da Avó Joaninha

INGREDIENTES:
Meio quilo de quirera (canjiquinha) de milho amarelo, escolhida; meio quilo de costelinhas de porco, separadas nos ossos; 400 gramas de lombo de porco, cortado em cubinhos; 300 gramas de linguiça de porco cortada em rodelas; 200 gramas de paio cortado em rodelas; 1 cebola grande picada; 1 dente de alho picado; 2 limões; 4 tomates sem peles e sem sementes; cheiro verde picado a gosto; sal e pimenta-do-reino moída a gosto.

MODO DE PREPARO:
Cozinhe a quirera, no fogo médio, com muita água (aproximadamente 3 litros) e uma colher (sopa) de sal. O cozimento da quirera leva uma hora e meia; cresce bastante, absorve muita água. Deve ser frequentemente mexida durante o cozimento para que não grude no fundo da panela. Adicione mais água quente, se necessário.

Tempere as costelinhas e o lombo com sal, pimenta e limão. Reserve. Quando a quirera começar a amolecer, após uma hora no fogo, comece a preparar o refogado. Esquente óleo numa panela grande em fogo forte. Frite primeiro as costelinhas até ficarem bem douradas. Reserve. Em seguida, frite o lombo, a linguiça e o paio. Reserve também. Na mesma panela, doure a cebola e o alho.

Acrescente os tomates, baixe o fogo e deixe refogar por 10 minutos. Raspe o fundo da panela para aproveitar o sabor das frituras anteriores. Coloque meia xícara de água, volte as carnes para a frigideira e deixe no fogo por mais cinco minutos, até que a água evapore e fique um molho encorpado.

Quando a canjiquinha estiver bem macia, misture ao refogado e cozinhe por mais 30 minutos, em fogo baixo. Se a canjiquinha estiver muito seca, ponha duas xícaras (chá) de água quente. O cozido fica com a aparência de uma sopa grossa. Sirva bem quente, acompanhada de couve refogada.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário