Superapetite para cozinhar em casa

Receitas fáceis para você preparar em casa e receber elogios

GB Imagem


Os quadradinhos de Chocolate e Avelãs são ideais para presentear amigos
Quadradinhos de Chocolate e Avelãs

INGREDIENTES:
3/4 de xícaras (chá) de açúcar mascavo; 6 colheres (sopa) de manteiga ou margarina; 4 colheres (sopa) de glucose de milho (tipo Karo); 1 pacote de bolacha tipo Maisena ou Maria esmigalhada; meia xícara (chá) de chocolate em pó; 1 xícara (chá) de avelãs picadas grosseiramente.

MODO DE PREPARO:
Forre uma fôrma pequena com papel alumínio, esticando bem sobre o fundo e os lados, apertando nos cantos. Coloque o açúcar, a manteiga e a glucose de milho numa panela e aqueça em fogo brando até que a manteiga fique derretida e o açúcar dissolvido.

Retire do fogo, adicione a bolacha, o chocolate e as avelãs. Misture bem. Despeje a mistura na fôrma e alise bem a superfície com uma espátula. Espere esfriar e depois coloque na geladeira durante 3 a 4 horas, até firmar. Na hora de servir, corte em quadrados e coloque em forminhas de papel.

Dica: Se quiser, substitua a bolacha por sobras de bolo. Se usar bolo de chocolate, use a metade do chocolate em pó indicado na receita. Variação: Substitua as avelãs por nozes, macadâmia ou castanha do Pará.

////

GB Imagem


O biscoito de Chocolate e Coco é muito bom no café da tarde
Biscoito de Chocolate e Coco

INGREDIENTES:
1 e 1/4 de xícara (chá) de margarina; 1 xícara (chá) de açúcar; 1 e 2/3 de xícara (chá) de farinha de trigo; 1 colher (sopa) de fermento em pó; 1/3 de xícara (chá) de cacau em pó; 1 pitada de sal; 1 xícara (chá) de chocolate em pó; 2 xícaras (chá) de coco ralado desidratado; 1/2 xícara (chá) de água fervente; 1 colher (chá) de café solúvel dissolvido em 2 colheres (chá) de água fervente.

MODO DE PREPARO:
Numa tigela, coloque a margarina e o açúcar. Bata até obter um creme fofo. Reserve. Em outra tigela, peneire juntos a farinha, o fermento, o cacau, o sal e o chocolate em pó. Adicione o coco e misture bem. Numa xícara, misture a água e o café solúvel preparado.

Junte 1/3 dos ingredientes secos preparados à mistura de margarina. Bata na batedeira, até ficar homogêneo. Junte 1/3 da água misturada com o café e bata novamente, alternando até terminar de bater toda a mistura. Deixe a massa descansar na geladeira durante 15 minutos.

Passado este tempo, pegue porções de massa e forme bolinhas do tamanho de uma noz. Arrume as bolinhas em círculos no prato giratório do microondas, deixando um espaço de 5 centímetros entre elas. Asse em potência alta durante 3 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.

////

Pudim de Damasco

INGREDIENTES:
200 gramas de damasco seco; 1/2 xícara (chá) de água; 5 claras; 5 colheres (sopa) de açúcar; 1 e 1/2 xícara (chá) de creme de leite gelado; 2 colheres (sopa) de açúcar.

MODO DE PREPARO:
Pré-aqueça o forno em temperatura média (180º). Unte uma fôrma redonda, com buraco no meio, com 20 centímetros de diâmetro, e depois polvilhe com açúcar. Ferva os damascos e a água, em fogo alto, durante 5 minutos.

Deixe esfriar. Bata as claras em neve com o açúcar na batedeira em ponto de neve. Bata o damasco no liquidificador até ficar bem triturado. Junte às claras em neve e misture delicadamente. Asse na fôrma em banho-maria até firmar.

Espere esfriar, desenforme e leve à geladeira por no mínimo 3 horas. Em uma batedeira, bata o creme de leite e o açúcar em ponto de chantilly. Decore o pudim e sirva a seguir. Dica: Se você preferir, use creme chantilly pronto.

////

Bacalhau de Forno

INGREDIENTES:
1/2 quilo de bacalhau; 2 colheres (sopa) de azeite de oliva; 50 ml de leite de coco; 1 raminho de coentro picado; 1 cebola media cortada em rodelas finas; 1/2 quilo de tomates fatiados; 250 gramas de pimentão vermelho picado em rodelas; 250 gramas de pimentão verde picado em rodelas; 1 colher (sopa) de margarina; 10 ovos; 50 gramas de azeitonas pretas; sal e pimenta do reino a gosto.

MODO DE PREPARO:
Deixe o bacalhau de molho durante 8 horas, trocando sempre a água. Retire a pele e as espinhas, corte em pedaços e afervente. Em seguida, desfie o peixe e refogue no azeite. Junte o leite de coco e refogue por mais 10 minutos, mexendo sempre. Acrescente o coentro, a cebola, os tomates, os pimentões e deixe cozinhar durante 10 minutos.

Unte uma assadeira com margarina e, de modo uniforme, espalhe o bacalhau refogado. Cubra com os ovos batidos e temperados com sal e pimenta do reino a gosto. Leve ao forno pré-aquecido (180º) e asse até que esteja ligeiramente dourado. Retire do forno e decore com as azeitonas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO