28 de abril, de 2020 | 18:04

Foi visitar a namorada com resultado positivo para Covid-19

Jovem com resultado positivo para Covid-19 sai de Ipatinga para se encontrar com namorada em Caratinga

Enviada por leitor
Equipes da Secretaria de Saúde de Caratinga foram ao endereço onde estava ipatinguense com resultado positivo de Covid-19Equipes da Secretaria de Saúde de Caratinga foram ao endereço onde estava ipatinguense com resultado positivo de Covid-19

Moradores de Caratinga ficaram apreensivos nessa terça-feira (28), com uma situação inusitada. Um jovem, morador de Ipatinga, com sintomas de Covid-19, decidiu ir para Caratinga visitar a namorada, antes da liberação do resultado do exame. Ocorre que, após a viagem que ele fez, no sábado (25), o resultado atestou como positivo.

Na tarde dessa terça-feira, equipes da Secretaria de saúde de Caratinga foram deslocadas para o bairro Anápolis, para fazer a notificação ao jovem. O caso veio à tona porque membros da equipe da saúde usaram vestimentas de proteção contra a infecção pelo coronavírus.

O paciente, de 26 anos, não teve o nome revelado, mas a imprensa de Caratinga confirmou junto às autoridades que se trata de um morador de Ipatinga. Na semana passada ele esteve no Hospital Márcio Cunha para a coleta de exame de Covid-19, tendo em vista alguns sintomas apresentados.

A secretaria de saúde de Ipatinga informou que a partir do momento em que há sintomas ou exame coletado, o paciente é orientado a cumprir quarentena em isolamento domiciliar. Na noite de segunda-feira (27), a secretaria recebeu o resultado do exame do jovem, que foi positivo para Covid-19.

Houve uma tentativa de contato ainda na noite de ontem por parte da secretaria, mas sem sucesso. Já nesta manhã de terça-feira, o paciente recebeu o contato telefônico de agentes de Ipatinga e foi informado sobre o resultado positivo de seu exame. Na ocasião, ele informou que estava na cidade de Caratinga. O departamento de vigilância em saúde da cidade foi notificado sobre o caso.

Equipes da secretaria de saúde e do departamento de epidemiologia foram até a residência em que o cidadão estava, com a namorada, para certificar a situação. Os contatos dele e da namorada serão monitorados e ambos foram orientados a iniciar a quarentena em isolamento domiciliar.

A Polícia Militar também foi acionada para o registro do descumprimento das determinações da quarentena. Ressalta-se que uma vez que comprovado o diagnóstico e certificado que o paciente tenha sido notificado da quarentena, a pessoa poderá responder pelo crime do artigo 268 do Código Penal, infração de medida sanitária preventiva.

Confirmado o descumprimento de medida sanitária, foi feito o registro da ocorrência, tendo a PM feito o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e o autor se comprometido a comparecer ao Juizado Especial Criminal.

Conforme a prefeitura de Caratinga, a namorada do jovem é servidora do sistema público de saúde de Caratinga e quatro profissionais do setor que tiveram contato com ela foram afastados de seus trabalhos. Ficarão em quarentena e serão monitorados pela secretaria.

A servidora, namorada do jovem, passará por internação hospitalar social para monitoramento. A jovem não apresenta nenhum sintoma da doença. Nesta terça-feira ela foi submetida ao teste rápido, porém, de acordo com a secretaria o resultado foi negativo. O resultado atual não responde à preocupação atual, tendo em vista o prazo de sintomas para o protocolo de testes. Um novo teste será realizado na sexta-feira.

Conforme divulgado pelas autoridades de saúde, o jovem de 26 anos retornará ao município de Ipatinga para dar continuidade ao tratamento no município de origem.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Felipe

28 de maio, 2020 | 15:36

“Ouvi dizer que ele testou negativo para o covid-19 e que vai processar o estado.”

Isaac Júnior

19 de maio, 2020 | 00:53

“Este rapaz não intendeu o que significa quarentena precisa de uma louza. O isolamento social serve para evitar um colapso nos sistemas de saúde.”

Dan

29 de abril, 2020 | 10:39

“Se ele foi na casa da namorada ele tava com intenção de passar o vírus pra ela e a família. Se fosse ela terminaria o namoro e processava.”

Estrangeiro

29 de abril, 2020 | 04:04

“Tenho conhecidos próximos que vivem na China e lá as pessoas que estão com suspeita de corona ou até mesmo que esta com o virus ficam isolados em casa por 14 dias com um dispositivo na porta, caso a pessoa tente abrir a mesma o dispositivo aciona os agentes de saúde junto com a polícia. E se o cidadão precisar comprar alguma coisa, sempre fica alguém de prontidão.”

Anides Soares Coutinho

29 de abril, 2020 | 03:12

“Vacilão. Irresponsável. Imbecil.Ainda com namorada que trabalha no sistema de saúde. No Irã, receberia cem chibatadas.Se confirmadas mortes lei do talião. Morte pra ele também. Aqui,certamente pagará cesta básica de 200 reais.. E não entendi o comentário de jpseliara.”

Helioenay

29 de abril, 2020 | 01:52

“Deveria cumprir a quarenta na cadeia”

Arthur

28 de abril, 2020 | 19:53

“Que tudo que a irresponsabilidade do(s) envolvido(s) tinha a intenção de provocar, a vida lhes retorne em dobro... e se a intenção se consolidar que retorne 10 vezes mais...”

Jpseliara

28 de abril, 2020 | 19:31

“Tem lógica no ser humano??? Somos muito desumanos viu..... Muito triste está falta de respeito com o próximo”

Ayres

28 de abril, 2020 | 19:28

“Este é um verdadeiro irresponsável!!! Sem preocupação alguma com a vida do próximo!!! Irresponsável!!!!”

Envie seu Comentário