27 de abril, de 2020 | 18:04

Bares, academias e shopping reabrem quarta-feira em Ipatinga

Prefeito alerta que se números da Covid-19 voltarem a subir, quarentena será retomada e fala em "flexibilização consciente"

Wôlmer Ezequiel/Foto ilustrativa
Fechadas desde o dia 21 de março, academias poderão voltar a funcionar, porém, seguindo uma série de regras sanitáriasFechadas desde o dia 21 de março, academias poderão voltar a funcionar, porém, seguindo uma série de regras sanitárias
Com atualização às 19h40
Atendendo a critérios específicos de higienização, os segmentos comerciais que ainda estavam fechados por causa da pandemia de Covid-19 poderão voltar ao funcionamento ainda essa semana em Ipatinga. Desde o dia 7 de abril alguns segmentos tiveram a reabertura flexibilizada. Entretanto, outros, por causa do risco maior de contaminação com a aglomeração de pessoas, permaneceram fechados desde o dia 21 de março.

As medidas a serem publicadas em um decreto pelo governo municipal são resultado de reuniões entre representantes do governo local e dos segmentos que voltarão a funcionar. No começo da tarde desta segunda-feira (27), uma reunião foi realizada entre os representantes do setor produtivo local e o prefeito Nardyello Rocha, quando foram fincadas as bases para a retomada das atividades.

No fim da tarde, os detalhes foram acertados por representantes do setor comercial e pelo Comitê Gestor da Crise da Covid-19. Entre os segmentos que voltarão ao funcionamento estão bares, restaurantes, academias, food trucks e o Shopping Vale do Aço, porém, com restrições sanitárias.

A retomada do funcionamento das atividades comerciais e de prestação de serviços dependerá, entretanto, do cumprimento de normas para evitar a propagação da Covid-19.

Dados da Covid

Até o fechamento desta edição, Ipatinga contava 1.418 casos suspeitos da doença e 16 confirmados, destes, 12 pessoas já estão curadas e quatro seguem em isolamento domiciliar.

Veja mais:
Ministério da Saúde atualiza dados da Pandemia: Número de recuperados está abaixo de 48% e mortos passam de 4.500

Restrições

Os bares, por exemplo, terão mesas instaladas com distância mínima de dois metros e com apenas duas pessoas cada. Nessa categoria entram também os food trucks.

Nos restaurantes com autoatendimento (self service), as pessoas não terão acesso às bandejas com alimentos. Um funcionário irá apanhar os pratos e entregá-los aos clientes.

Quanto às academias, deverão incrementar itens de higienização dos equipamentos e atender às normas de distanciamento e de lotação.

O shopping em Ipatinga também será contemplado com as medidas definidas na segunda-feira, ainda restritivas, para a volta ao funcionamento das lojas. O acesso de pessoas será limitado e normas de distanciamento deverão ser respeitadas.

Abertura de mais segmentos será dia 29

Todos os detalhes das normas sanitárias a serem seguidas estarão presentes no decreto municipal, previsto para ser publicado nessa terça-feira (28) e que passa a valer à 0h do dia 29. “Apesar de ser feriado, aniversário da cidade, mas é o dia em que entrará em vigor”, alertou o prefeito.

Flexibilização responsável

Ao fim das reuniões, Nardyello Rocha explicou que os números atuais foram decisivos para permitir a flexibilização responsável dos setores. “Já tivemos crescimento, que um dia para outro atingiu 170% de casos suspeitos, que justificou a manutenção do isolamento social total, mas os números foram caindo e hoje já temos números negativos".

"Temos mais gente saindo por dia da situação de quarenta, do que entrando, temos número de leitos ocupados menor do que os 50% preconizados e o que mais mostrou a realidade dos números foi o emprego dos kits de testes rápidos". (Veja o quadro abaixo).

"Trabalhamos quinta-feira, sábado e domingo e, ao tabularmos os números nessa segunda-feira, chegamos a 68 testes aplicados e todos deram negativo. Outros 70 casos foram testados como negativos pela Unimed, o que nos deu segurança para uma flexibilização responsável”, detalhou.

O prefeito acrescentou que a situação será medida frequentemente e quem vai definir se continua aberto, ou não, são os números. “Compete a cada cliente, a cada comerciante, dar sua colaboração para continuemos com números favoráveis para que o comércio permaneça aberto”, enfatizou.



Como se prevenir?



A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória (tosse e espirros), lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas.

Lembre-se: água e sabão para lavar as mãos são tão eficientes ( e mais baratos) quanto o álcool 70º para higienizar as mãos. Depois de lavar bem as mãos, é importante lavar o rosto. Cuidado ao tocar nas torneiras e maçanetas de portas.

Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19. Prepare uma solução com água, sabão e água sanitária. Lave bem as frutas e verduras. Não se esqueça de lavar as embalagens dos alimentos, um a um, antes de guarda na geladeira ou levar à mesa.

Quais os sintomas do coronavírus?

As pessoas infectadas pela COVID-19 podem apresentar:
Febre
Tosse
Falta de ar e dificuldade para respirar
Problemas gástricos
Diarreia

Em casos graves, as vítimas também apresentam:
Pneumonia
Síndrome respiratória aguda severa
Insuficiência renal
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Oliveira

28 de abril, 2020 | 22:38

“Para o amigo, "Verdade seja Dita": que morra o seu pai, a sua mãe ou outro parente próximo a você. Que você tenha a "gripezinha" apenas para sentir na pele e que fique bem para entender o significado da Covid-19.”

Verdade Seja Dita

28 de abril, 2020 | 18:54

“Bebida, trânsito, violência, drogas, etc, mata muito mais que esse coronavirus. Tem que voltar tudo sim, quem estiver com medo fica em casa e assuma as consequências de não ir trabalhar. Todo dia morre um a bala aqui no Vale do Aço e nem por isso ninguém nunca deixou de ir trabalhar!”

O Pobre é Quem Paga o Pato

28 de abril, 2020 | 18:45

“O dinheiro vale mais do que a vida, cada um pra se e Deus pra todos, infelizmente é isso, egoísmo, ganância, politicagem, jogo de interesse, irresponsabilidade, etc. Presidente, governador, deputados, prefeito, vereadores, TODOS FRACOS.
Brasil, país totalmente desigual, onde a minoria (os privilegiados) prevalecem sobre a maioria.
Se os butecos podem abrir porque as escolas não? Qual o critério?”

Roberto

28 de abril, 2020 | 16:48

“DECISÃO DO GOVERNO DO ESTADO.

E MESMO ASSIM VAI ABRIR?

alguns setores foram excluídos das ondas por necessitarem uma ótica diferenciada de tratamento:

Setores que só poderão ser retomadas quando houver controle da pandemia: atividades que geram um risco extremamente alto para a população brasileira, com grande aglomeração de pessoas e grande possibilidade de contágio, tais como grandes eventos, museus, cinemas e demais atividades incentivadoras de grandes aglomerações, além de turismo em geral, clubes, shoppings centers, academias, atividades de lazer e esportivas;
Instituições de ensino: estas atividades possuem uma ótica particular de funcionamento, que perpassam as ondas e que devem ser avaliadas pela Secretaria de Estado de Educação em conjunto com as demais Secretarias;
Administração pública, organismos internacionais e transporte público; regulados em atos próprios.”

Penha

28 de abril, 2020 | 15:44

“Não deveria priorizar as prioridades? Se ainda as escolas não podem voltar, como assim os bares podem? Vai entender essa politicagem!”

Cristiane

28 de abril, 2020 | 15:24

“Aqui Sr prefeito o senhor poderia olha pro lado dos donos de banca de revista.
Para colocar ligação de água da Copasa para a ingenizaçao das mãos.
Olha isso aí pra nós.”

Tinho

28 de abril, 2020 | 15:22

“Seguinte, os bares restaurantes e shopping vão abrir, com restrições. Quem tiver achando ruim é só não sair de casa. Afinal, o decreto não obriga ninguém a frequentar esses lugares.”

Flaviana

28 de abril, 2020 | 11:18

“Eu penso que teremos que aprender a conviver com esse vírus, sem subestimá-lo, pois medicamentos para a cura definitiva e vacinas ainda estão longe de serem encontradas e os números só estão aumentando no Brasil. Porém, devemos ter cautela. Em Ipatinga, temos 15 pacientes internados com suspeita de Covid-19, 9 destes, em UTI. Então, vamos fazer a nossa parte. Use a máscara! Se a máscara serve mais para proteger o outro, somos egoístas quando não a usamos! E se os números subirem na cidade, o comércio irá fechar novamente. É o momento de pensarmos em todos e fazermos a nossa parte.”

Palhaço

28 de abril, 2020 | 10:47

“Infelizmente, eu não gostaria que estes lugares abrissem, mais estava olhando na internet, empresários ricos falando que estão passando fome, isto por que Ipatinga não esta fechada nem por 50 dias. Absurdo, o mundo numa pandemia e eles na ganancia por terem mais grana. Só vão acreditar quando um da família for embora.”

Sincero

28 de abril, 2020 | 10:42

“Só gostaria de saber quem será responsabilizado pelas mortes após essa atitude desumana de colocar a vida da população em risco para satisfazer as vontades dos comerciantes.
Estamos em ano de eleição e o senhor prefeito está mais preocupado no apoio dos comerciantes do que na vida da população.
Isso e um absurdo.
A vida deve estar em primeiro lugar. Está previsto na constituição do nosso país.”

Oliveira

28 de abril, 2020 | 09:58

“Quando se vive num país como o Brasil, "SEU NUNGA", quem dita o que fazer ou não fazer é a maioria. Talvez encontre na lua, outra forma de se adptar ao meio, pois do contrário perecerá como os dinossauros. Mesmo que eu concorde ou não com a OMS, é fato que a covid-19 é letal e altamente contagiosa. Contra fatos não há argumentos. Portanto mantenha distância uns dos outros para sua segurança e destes. E Ipatinga não segue a risca as medidas protetivas, como comentou a Rosaria. Em algum momento haveria a flexibilização, porém a população tem que fazer a sua parte. Evite sair de casa,não se arrisque! A vida é o mais importante, tenha paciência! Evite aglomerações. Assim estaremos cuidando uns dos outros. Não coloque SOMENTE nas mãos de DEUS, FAÇAMOS A NOSSA PARTE!!!”

Joseliara

28 de abril, 2020 | 09:57

“SERA QUE NAO ESTAO VENDO O QUE ESTA ACONTECNDO COM MANAUS? PRA Q GENTE ..VENDE PELO WHATSAPP, INSTAGRAM, FACEBOOK....VIVEM NOS ATORMENTANDO A VIDA TODA COM REDES SOCIAIS QUAL PROBLEMA DE FAZEREM ISSO AGORA? MAS NAO QUEREM MATAR A POPULAÇÃO TODA....SERÁ QUE O COMERCIO TAVA TÃO BOM ASSIM ANTES DISSO TUDO, PELO CONTRARIO MONTE DE VENDEDORAS ENCOSTADAS NO BALCÃO...GENTE QUEM QUER COMPRAR COMPRA SEM SAIR DE CASA....DEIXA SOMENTE QUEM REALMENTE PRECISA , SAIR DE CASA, PELO AMOR DE DEUS SE ISSO AFLORAR NO VALE DO AÇO VAI SER CATASTROFICO.............VIGIEM DEIXEM DE SER AMBICIOSOS......MISERICORDIA EM VCS....NAO ESTAO APRENDENDO COM NADA DISSO TUDO.....”

Ailson

28 de abril, 2020 | 09:30

“O mais triste de tudo isso, è saber que nenhum politico da nossa região e também não vi nenhum comentário a respeito de que uma região tão grande e prospera igual ao vale do aço, NÃO TEM NENHUM HOSPITAL PUBLICO QUE PRESTE.
Uma vergonha por não termos políticos com respaldo e inteligencia para enxergar esta deficiência.
Estamos à décadas dependendo das empresas e do setor privado.

Porque não esquecer as vaidades pessoais e juntar as 4 cidades e construir um hospital digno ?.
Deixando assim de depender da FSFX e UNIMED ?.

Fica a dica.”

Seu Nunga

28 de abril, 2020 | 08:53

“Já estou cansado da quantidade de "ESPECIALISTAS" em pandemia tentando forçar as pessoas em ficar em casa. Se não se sente seguro, fique em casa e cuide dos seus. Não estamos no mesmo barco, no mesmo mar sim. Porém alguns de Iates pedindo pessoal para ficar em casa e muitos de canoas furadas sendo impedidos de tapar os buracos.”

Cleuzeni Torres

28 de abril, 2020 | 06:15

“O Oliveira tem razão. "O pior ainda não passou. É momento de atenção. Nada a comemorar". Vocês estão cientes que o hospital tem poucos respiradores, né? E essa reabertura chega no momento em que a temperatura cai, criando um ambiente propício para a circulação do vírus.”

Irresponsáveis.

27 de abril, 2020 | 22:51

“Boa noite.

Olhem o exemplo de Blumenau, 90 casos antes da reabertura do comércio, uma semana depois 162.
Shopping e academias é muita loucura desse povo.

Obs: Vale do aço não tem estrutura para 50 internações.”

Jane Dias Soares

27 de abril, 2020 | 21:34

“Boa noite! Gostaria de fazer uma colocação. Onde que os funcionários desses estabelecimentos deixarão seus filhos, visto que as creches continuam fechadas.”

Oliveira

27 de abril, 2020 | 21:06

“Apesar de concordar que os casos confirmados são baixos em Ipatinga, 16, os casos reais são bem maiores que estes oficiais. Tendo em vista que a mortalidade do vírus no Brasil chega a 7%, é de acreditar que no mínimo, os casos confirmados estão subnotificados. Informações não oficiais dizem 10 vezes mais. No mínimo o dobro. Então, é prudente manter a distância social, bem como o uso de máscara e alcool em gel. Veja a situação no Amazonas. Se ajudem!!! O pior ainda não passou. É momento de atenção. Nada a comemorar.”

Rosaria Alves

27 de abril, 2020 | 20:56

“Que bom!ao meu ver,podemos ter sim essa flexibilização,pois a população está cumprindo as medidas de segurança direitinho e quem tem mais a perder são os pequeninos,os empregados.Um restaurante de luxo que fecha não é tão devastador para o patrão quanto os funcionários.Nosso País é "Coração do mundo Pátria do Evangélio"e esse mal logo será debelado.”

Arthur

27 de abril, 2020 | 18:40

“Esses casos confirmados e descartados ja incluem os tests rápidos que a prefeitura começou a fazer?”

Envie seu Comentário