27 de abril, de 2020 | 14:00
Profissional dá dicas para manter produtividade trabalhando em casa
Divulgação
Isolamento social imposto pela Covid-19 fez com que aumentasse o número de pessoas que aderiu ao home office

Com o início do isolamento social, medida preventiva à Covid-19, o número de brasileiros que passaram a trabalhar em casa sobe e a organização do local e rotina de trabalho, assim como a produtividade, requer atenção dos profissionais que se encontram nessa modalidade.
De acordo com a psicóloga e coordenadora da área de Gestão de Pessoas do Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste), Thaís Mourão, 41% dos funcionários da instituição passaram a atuar em home office (trabalho em casa), a fim de evitar a circulação e aglomeração de pessoas, principalmente daqueles que utilizam o transporte público, possuem crianças pequenas ou integram o grupo de risco da doença.
Para a coordenadora, o home office é uma tendência e já era uma prática comum em grandes centros urbanos. Mas vale ressaltar que não é uma modalidade aplicável a todos os segmentos, profissionais e empresas, já que algumas tarefas exigem a presença de colaboradores e/ou a interação presencial”, ressalta.
Só no Brasil, segundo do IBGE, entre 2017 e 2018, a expansão da prática aumentou 21,1% e a previsão é que em 2020 esse número possa subir até 30%, de acordo com o pesquisador André Miceli, diretor executivo da Infobase. Para ele, a medida emergencial do home office deve provocar mudanças nas culturas organizacionais, mesmo após o término do isolamento social.
Para manter a gestão das atividades exercidas e o contato constante com os seus funcionários, empresas de todo o país utilizam aplicativos de gerenciamento de tarefas, webconferências, de mensagens, entre outros para superarem a distância física.
Para os profissionais em home office, Thaís Mourão dá as seguintes dicas: reserve e prepare um ambiente da casa que esteja livre de interrupções; Elimine distrações como a TV e interrupções por outros membros da família; Mantenha a rotina normal com os horários de início e término da jornada de trabalho; Estabeleça metas diárias e semanais; Realize um planejamento com as suas demandas, por ordem de prioridade, do dia ou da semana; Elabore checklist e ao final do dia revisite-o; Mantenha contato com sua equipe de trabalho por meio de aplicativos de mensagens, videoconferências, dentre outros.
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Lara Aparecida Godoy dos Reis
10 de janeiro, 2021 | 05:19Gostaria de começar trabalhar”