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25 de abril, de 2020 | 12:00

Escolas da rede particular de ensino se posicionam

As consequências do enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19) atingem a todos, como destacam

Em comunicado enviado ao Diário do Aço, as Escolas da rede de ensino particular do Vale do Aço afirmam estar solidárias com as famílias pelo momento em que vivem, desde a paralisação das aulas.

As consequências do enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19), no país são graves e atingem a todos, como destacam as escolas que assinam o documento:

Embora a relação entre família e escola seja regida por legislação específica que trata da prestação de um serviço, entendemos que o objeto da vocação das escolas, em contribuir com a formação integral de pessoas, possui valor intangível. Por isso, agradecemos às famílias da nossa região por depositar confiança nos estabelecimentos da rede particular.

O ano letivo de 2020 foi interrompido em 18 de março, pouco depois do seu início. Realizamos a migração para uma dinâmica de aulas remotas com prontidão. Capacitamos nossa equipe de professores para amparar os estudantes nos limites das nossas possibilidades.

As atividades remotas se constituem em importantes medidas emergenciais para mitigar os efeitos deletérios de uma completa interrupção acadêmica na vida de um estudante. Sem a clareza quanto os critérios para a validação de aulas remotas por parte dos órgãos oficiais que regem a educação, as escolas particulares utilizam estratégias para que seus alunos mantenham ritmo de estudo e proporcionam alternativas para as famílias na nova rotina imposta pela pandemia.

Em nosso entendimento, escolas e famílias passam por um momento de desconforto conjunto. Por um lado, estamos impedidos de realizar a tarefa de educar em todo seu potencial e, da mesma forma, as famílias e estudantes também estão impedidas de receber o ensino presencial. Neste domingo, dia 26 de abril, são 25 dias letivos de portões fechados, salas e corredores vazios. A solidão em nossos ricos espaços nos entristecem.

Contudo, é importante salientar que as Escolas Particulares do Vale do Aço estão comprometidas em cumprir o contrato anual de matrícula firmado com as famílias bem como todas as 800 horas letivas nos termos da lei. Por isso, reiteramos o empenho para readequação dos calendários letivos para todos os segmentos de forma que os estudantes venham a receber o ensino em justa medida. Nossas atividades são regidas por normas e leis que prezam pela qualidade do ensino e quantidade de conteúdo oferecido ao estudante. Nosso papel é fazê-las cumprir com zelo.

As escolas particulares cumprem a função social de oportunizar excelência educacional no país. Buscando inovações e soluções diferenciadas, a rede particular de ensino proporciona um ambiente seguro, acolhedor e estimulante para que as famílias possam investir no bem mais precioso que possuem, os seus filhos e sua formação.

Primamos em sermos instituições de ensino que se mantêm fortes e saudáveis ao longo do tempo. Isso necessariamente exige a retenção dos quadros docentes, técnico-administrativos, equipe de serviços gerais, recepcionistas e porteiros, todos, parte de um grande time.

Gestores escolares entendem como missão o dever de oferecer o melhor ambiente escolar para o seu estudante. Por essa razão, falar em redução de mensalidades escolares no meio de uma paralisação, sem perspectivas claras de retorno, é muito temerário e pode colocar em risco a sustentabilidade das escolas, que de fato, não têm seus custos operacionais significativamente alterados, pois a reposição implicará na incidência de novos custos na proporção do contrato.

Garantir a saúde das escolas nesse momento é primordial para que a mesma equipe de pessoas possa assegurar uma reposição de aulas com excelência. O que está em jogo é assegurar à comunidade o ensino desde o infantil até o superior na rede particular.

Nesse cenário, é de fundamental importância que família e escola ampliem sua capacidade de dialogar para construir um caminho harmonioso de superação dos desafios que se apresentam. A história de nossas instituições é marcada por uma longa caminhada ao lado das famílias regida por fortes laços de interdependência e fraternidade. O momento de insegurança e desafios exige de cada um de nós, prudência, mútuo entendimento e confiança, virtudes que nos trouxeram até aqui e nos permitirão superar os nossos desafios.

Assinam o documento: Colégio John Wesley; Pequenos Gigantes; Colégio Semear; Colégio Batista de Ipatinga; Educare - Berçário, Maternal, Pre-escola e 1° Ano; Escola Batista Criativa; Instituto Educacional Mayrink Vieira; Educação Criativa; Pilar Instituto de Educação; Educação Criativa da Vila; Ethos Instituto de Educação; Eica Escola Cantinho da Alegria; Escola Pingo de Gente; Colégio São Francisco; Escola Criar e Aprender; Reino da Infância Educação Infantil; Escola Doce Infância; Colégio e Pré-vestibular Fibonacci; Colégio João Calvino; Fadipa /Polo Unopar; Saberes Instituto de Educação; Escola Gaia; Escola CEME Centro Educacional Meu Espaço; Colégio Padre de Man; Colégio Angélica, Vetor Pré-vestibular, C. E. Pequeno Ser e Instituto Educacional Mundo Verde.
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Comentários

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Alessandra

27 de abril, 2020 | 21:28

“Considero o Csfx meu parceiro , neste momento difícil que todos nós estamos vivendo devemos ser solidários ,Fomos prejudicados , mas não podemos esquecer que os alunos não podem ficar prejudicados, e espero do Csfx cumprir o ensino presencial com excelência quando pudermos voltar.”

Claiton Alborghette

26 de abril, 2020 | 12:40

“Nós professores estamos trabalhando até três vezes para podermos nos adequar à essa nova realidade. Por outro lado há sim famílias com perda significativa de rendimentos mas há também famílias oportunistas que se valem desse cenário catastrófico para terem vantagens sem precisar. É a real cara de cada um aparecendo agora. Deve haver - onde eu trabalho há - uma análise caso a caso da real necessidade de se conceder desconto, mas estabelecer um desconto generalizado significa inviabilizar a operação escolar. Sejamos coerentes e justos nesse momento tão delicado.”

Ricardo

26 de abril, 2020 | 07:46

“Absurdo a posição das escolas. Olhando somente para seus umbigos. Pela ótica da lógica, alunos de escolas particulares, são na maioria filhos de proprietários de empresas que foram duramente atingidos pela pandemia. Que tiveram seus negócios paralisados e for fim, sem faturamento. Eu mesmo tive que reduzir um contrato De prestação de serviços, à 50% do valor original. E as. Escolas só de palavras e entrevistas que não resolvem o problema. Solidariedade é princípio social. Portanto, não paguem. Ensino tem que ser presencial”

Carol

26 de abril, 2020 | 00:07

“As aulas ministradas on-line deixam a desejar qualidade aplicada, professores não dão suporte aos alunos, passam as matérias de qualquer forma, não há um grupo de whatsapp dos professores com os pais pra pontuar o nescessário, engraçado, alunos fazendo provas e estão mais perdidos que cego no tiroteio.
Me chama atenção a escola vir primeiro aos jornais e não sentar(online) claro, com os que sustentam as escolas que são os pagadores de mensalidade (pais), os livros não estão sendo usados, e por aí vai um pouco da minhas insatisfação com colégio csfx. Sabemos que vivemos o novo, mas esperava mais do colégio!
Lamento informar que a gestão tem que sentar e olhar a realidade pois não podemos pagar algo que não está sendo entregue com qualidade! Devem rever estes conceitos o mais breve possível!”

Aguinaldo Luna

25 de abril, 2020 | 15:44

“Comunicado e palavras lindas somente olhando lados de voces. Acho que vocês não está nem aí para as famílias dos alunos que farão a voces confiança de futuros melhores para nosso filhos mas como sempre voces olhando a sua ganância e fechando os olhos para a miséria dos pais . O Procon existe para que????”

Arthur

25 de abril, 2020 | 14:43

“Os profs continuam cumprindo sua carga horária em casa com as mesmas dificuldades que os pais e alunos... mas na minha opinião a perda do contato presencial e práticas devia ser reposta de alguma forma nas escolas e faculdades qndo possível... isso é importante e papel das instituições tbm...”

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