22 de abril, de 2020 | 12:16

Superapetite: cozinhar em casa é bom

Receitas fáceis e práticas para fazer em casa em tempos de isolamento social ou não

GB Imagem
A polenta é um prato versátil, faz parte da mesa brasileira e pode ser preparada de várias maneiras. Experimente com cogumelosA polenta é um prato versátil, faz parte da mesa brasileira e pode ser preparada de várias maneiras. Experimente com cogumelos
Polenta com Cogumelos

INGREDIENTES:
- Polenta: 1 litro de água; 1 e 1/2 xícara (chá) de fubá pré-cozido; 3 colheres (sopa) de manteiga sem sal; 1 sachê de caldo de legumes (opcional); queijo tipo parmesão ralado a gosto; salsinha picada a gosto. - Molho: 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal; 200 gramas de cogumelos shimeji, separados; 200 gramas de cogumelos paris fresco cortado em lâminas; sal a gosto.

MODO DE PREPARO:
- Polenta: Numa panela grande, coloque a água, o fubá, a manteiga e o caldo de legumes (se não usar caldo de legumes, coloque sal a gosto). Misture bem e cozinhe em fogo médio, mexendo sempre, durante 5 minutos, ou até que desgrude do fundo da panela. Coloque a polenta numa travessa e conserve aquecido.
- Molho: Numa panela média, coloque a manteiga e leve ao fogo. Derreta a manteiga, junte a cebola e refogue durante 2 minutos. Acrescente os cogumelos e o sal. Refogue em fogo baixo durante 10 minutos, ou até que os cogumelos murchem e estejam cozidos. Retire do fogo. Coloque o refogado sobre a polenta. Salpique com queijo tipo parmesão ralado e salsinha picada. Sirva a seguir.

////

GB Imagem
A Panacota, ou Panna Cotta, é uma sobremesa deliciosa e muito versátil porque vai bem com calda de vários saboresA Panacota, ou Panna Cotta, é uma sobremesa deliciosa e muito versátil porque vai bem com calda de vários sabores
Panacota

INGREDIENTES:
1 e 1/2 xícara (chá) de leite; 1 lata de creme de leite; 1/2 xícara (chá) de açúcar; 1 colher (chá) de essência de baunilha; 12 gramas de gelatina em pó sem sabor.

MODO DE PREPARO:
Numa panela, aqueça o leite com o creme de leite e o açúcar. Desligue o fogo e junte a essência de baunilha. Reserve. Numa tigelinha, hidrate a gelatina com 5 colheres (sopa) de água. Leve ao fogo, em banho-maria, e dissolva bem. Junte a gelatina ao creme reservado. Misture bem. Distribua a panacota em forminhas individuais, levemente untadas com óleo. Deixe na geladeira durante 12 horas. Desenforme na hora de servir acompanhada de calda de sua preferência.

Dica: Calda de Chocolate: Pique 1 barra de chocolate de sua preferência, junte 200 ml de creme de leite e derreta em banho-maria, misturando bem. Calda de Caramelo: Numa panela, derreta 4 xícaras (chá) de açúcar misturadas com 1 e 1/2 xícara (chá) de água. Quando estiver bem dourado, desligue o fogo. Espere esfriar um pouco e junte a manteiga. Mexa bem. Acrescente o creme de leite aquecido em separado. Mexa novamente. Se solidificar, leve ao fogo baixo novamente até obter um creme liso.

////

Salada de Frutas Quente

INGREDIENTES:
2 colheres (sopa) de manteiga; 1 xícara (chá) de açúcar; 1 xícara (chá) de abacaxi, em pedaços grandes; 1/2 xícara (chá) de suco de laranja; 1 manga em pedaços grandes; 1 carambola em rodelas; 1 banana em rodelas; 1/2 xícara (chá) de conhaque; 1 lata creme de leite gelado; açúcar de confeiteiro e açúcar de baunilha.

MODO DE PREPARO:
Em uma panela grande, coloque a manteiga e o açúcar e leve ao fogo, mexendo sempre, até obter um caramelo. Junte o abacaxi e o suco de laranja. Abaixe o fogo e deixe ferver, mexendo delicadamente, para que as frutas não se desmanchem. Acrescente a manga, a carambola e banana, deixe por cerca de 3 minutos e, então, regue com conhaque. Incline a panela ligeiramente, para que incendeie. Quando o fogo acabar, retire e sirva a seguir, coberto com o creme de leite batido com o açúcar de confeiteiro e o açúcar de baunilha.

Dica: Se preferir, sirva com laranjinhas japonesas, também conhecidas como kinkans. Lave 500g de kinkans e leve ao fogo para ferver por 3 vezes, trocando a água após cada fervura. Coe e reserve. Prepare uma calda rala fervendo uma xícara (chá) de água com uma xícara (chá) de açúcar. Depois que a calda ficar pronta, retire do fogo e acrescente as kinkans.

////

Feijão com quiabo

INGREDIENTES:
1/2 quilo de feijão; 2 linguiças calabresas fatiadas; bacon a gosto picado; 300 gramas de quiabo picado em cubos; 2 dentes de alho picados; 2 cebolas médias picadas; 1 caldo de carne; 1 colher (sopa) de cheiro-verde picado; 1/2 xícara (chá) de azeite; sal a gosto.

MODO DE PREPARO:
Cozinhe o feijão. Em uma panela separada, junte o azeite, a linguiça, o bacon, a cebola e o alho e deixe dourar. Em seguida, coloque o quiabo, o caldo de carne e o cheiro-verde, mexa bem e junte 2 xícaras (chá) de água. Deixe cozinhar durante 3 minutos. Acrescente o feijão cozido e ferva até engrossar o caldo. Corrija o sal e sirva a seguir. Sirva acompanhado de arroz branco e salada verde.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário