21 de abril, de 2020 | 09:10
Vigas metálicas aceleram obras da Ponte Severo I
O uso da estrutura metálica possibilita ainda o planejamento do melhor horário para a entrega das partes, de modo a causar menor impacto no trânsito
Divulgação
A construção da ponte faz parte do novo traçado da rodovia nas obras do Lote 3.1 da BR-381

A Usiminas Mecânica iniciou nos últimos meses o fornecimento das estruturas metálicas para a nova ponte do Severo I, localizada no KM 295, das obras de duplicação da BR-381 em Antônio Dias. Este modelo de construção garante à obra mais leveza, velocidade de montagem e menor impacto ambiental.
A construção da ponte faz parte do novo traçado da rodovia nas obras do Lote 3.1. O trecho em questão irá eliminar a estreita passagem sob a EFVM, um longo aclive e ainda cerca de nove curvas do antigo traçado.
O projeto da ponte do Severo I soma duas pistas (direita e esquerda) com cerca de 225 metros de extensão cada. Uma das principais vantagens do uso do material, em substituição ao método tradicional de concreto, é a agilidade na execução da obra. As vigas metálicas, preparadas na planta da Usiminas Mecânica, em Ipatinga, são divididas em 20 unidades e transportadas inteiras até o canteiro de obras.
Após as conexões, executadas em campo, as vigas prontas são empurradas e posicionadas sobre os pilares. Em seguida são construídos os tabuleiros, barreiras New Jersey e acabamentos. O pavimento sobre a ponte é de concreto asfáltico CBUQ.
O uso da estrutura metálica possibilita ainda o planejamento do melhor horário para a entrega das partes, de modo a causar menor impacto no trânsito.
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Pedro
21 de abril, 2020 | 22:22Com o anúncio da duplicação da BR 381 esperava-se que a Usiminas e a Usiminas Mecânica fosse se apresentar e oferecer projetos de uso maciço do aço para construir todas as pontes metálicas e defensas ao longo da rodovia,mas pelo visto não fizeram muito esforço.”
Célio
21 de abril, 2020 | 13:59Infelizmente nosso pais ou os empresario/empreiteiros não despertaram ou não querem entender as vantagem em ter pontes feitas em estruturas metálicas.
as vantagem são enormes, com menor impacto ambiental, velocidade de fabricação, confiabilidade, maior praticidade e rapidez na manutenção durante a utilização e etc.
Nos países de primeiro mundo a aplicação de aço na construção de ponte é uma realizada e no nosso pais ainda não deslanchou , outro ponto que tem um impacto é a cultura das faculdades de engenharia em focar muito no concreto armado ao invés de aço na construção em geral.”