20 de abril, de 2020 | 12:00

Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh vai testar medicamentos contra a Covid-19

No Brasil, o estudo será coordenado pela Fiocruz e implementado em 18 hospitais de 12 estados com o apoio do Ministério da Saúde

Aline Ruas/HC UFMG
Serão testados a hidroxicloroquina/cloroquina, o Remdesivir, o lopinavir/ritonavir monoterapia ou a combinação lopinavir/ritonavir associada ao Interferon Beta 1aSerão testados a hidroxicloroquina/cloroquina, o Remdesivir, o lopinavir/ritonavir monoterapia ou a combinação lopinavir/ritonavir associada ao Interferon Beta 1a

O Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh é a única instituição de saúde de Minas Gerais que irá participar do ensaio clínico multinacional e multicêntrico “Solidarity”, da Organização Mundial de Saúde, que tem como objetivo investigar a eficácia de quatro tratamentos para a Covid-19. Serão testados a hidroxicloroquina/cloroquina, o Remdesivir, o lopinavir/ritonavir monoterapia ou a combinação lopinavir/ritonavir associada ao Interferon Beta 1a. No Brasil, o estudo será coordenado pela Fiocruz e implementado em 18 hospitais de 12 estados com o apoio do Ministério da Saúde.

A previsão é que as medicações cheguem ao HC-UFMG já na próxima semana. A pesquisa incluirá somente pacientes hospitalizados, para atender à demanda mais urgente, que é a de oferecer tratamento para pessoas com quadros mais graves da infecção. A meta do “Solidarity” é alcançar o maior número de pacientes no tempo mais curto possível, para dar uma resposta rápida sobre quais medicamentos são eficazes no tratamento da Covid-19 e quais são ineficazes e não devem ser utilizados.

Segundo a infectologista Helena Duani, que conduzirá ensaio clínico na instituição ao lado do também infectologista Unaí Tupinambás, ambos do Serviço de Infectologia do HC-UFMG e professores da Faculdade de Medicina da UFMG, trata-se de um estudo randomizado, ou seja, o paciente que concordar em participar receberá uma das medicações, que será escolhida de forma aleatória. Os resultados serão monitorados e inseridos na plataforma da pesquisa, juntamente com os dados de todos os outros centros de saúde participantes. “Essas medicações já são usadas para tratar outros vírus. São drogas que podem ajudar na evolução favorável do paciente com Covid-19, mas ainda não há uma comprovação científica”, afirmou.

Sobre a Ebserh

O HC-UFMG integra a Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário


CONSUL COOOPERADOS 02 - 300X250