17 de abril, de 2020 | 16:20

Clientes com baixa renda terão isenção na conta de luz

De acordo com o gerente de Faturamento e Cadastro de Clientes da Cemig, Wellington Cabral, a Tarifa Social de Energia Elétrica é um desconto no valor da energia para as famílias de baixa renda

Divulgação
Medida vale para clientes cadastrados no Programa Tarifa Social de Energia Elétrica e com consumo mensal de até 220 KWHMedida vale para clientes cadastrados no Programa Tarifa Social de Energia Elétrica e com consumo mensal de até 220 KWH

Em função da disseminação do novo coronavírus, o Governo Federal editou recentemente a Medida Provisória 950/2020 que determina que as distribuidoras devem isentar a parcela do consumo de energia elétrica aos clientes cadastrados na Tarifa Social de Energia Elétrica com consumo mensal de até 220 KWH. Na área de concessão da Cemig, a decisão pode beneficiar até 560 mil famílias em Minas até o final de junho.

De acordo com o gerente de Faturamento e Cadastro de Clientes da Cemig, Wellington Cabral, a Tarifa Social de Energia Elétrica é um desconto no valor da energia para as famílias de baixa renda.

Para ter direito à tarifa social, as famílias devem atender a um desses três requisitos: estar inscrita no Cadastro Único do Governo Federal (Cadúnico), com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa; ou estar inscrita no Cadúnico, com renda mensal de até três salários mínimos, que tenha portador de doença ou patologia cujo tratamento ou procedimento médico requeira o uso continuado de aparelhos elétricos; ou ter algum membro familiar que receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).

De acordo com a decisão do governo, haverá isenção para quem tem tarifa social, com consumo de energia de até 220 kWh, embora continue havendo cobrança dos impostos federais (PIS e Cofins) e da taxa de iluminação pública para as prefeituras.

Para se beneficiar da isenção no consumo de energia, sem sustos, os beneficiados precisam ficar atentos e não relaxar com o consumo. Isso porque se ele ultrapassar 220kwh haverá cobrança. O consumo excedente terá tarifa classe residencial, e não mais tarifa social, com incidência de PIS, COFINS, taxa de iluminação pública e mais o ICMS, estadual. A ideia, portanto, do governo é favorecer a população de baixa renda, mas desestimular o aumento do consumo. Muita atenção com o chuveiro elétrico e o ferro de passar roupa.

As contas inferiores a R$ 35 serão emitidas apenas para conhecimento (sem código de barras). O valor do consumo de energia estará zerado e os impostos e taxas ficarão acumulados para o mês seguinte, por se tratarem de cifras muito pequenas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Neide Aparecida Soares Costa

25 de junho, 2020 | 18:57

“Minha mãe recebe o BPC, portanto teria direito a isenção mas, não consigo falar com ninguém da cemig para requerer o reembolso, já que as contas estão em dia.
A conta dela continua vinda para pagar normalmente sem isenção.
Como faço?”

Celso da Silva Costa

08 de junho, 2020 | 10:12

“Tinha tarifa social e a ligth cortou sem me dar nenhuma razão até andaram umas lâmpadas para mim”

Chupa

17 de maio, 2020 | 17:39

“VOCES QUEREM CONTAS GRATIS E MAMAR DO GOVERNO. PEGUEM NA ENXADA E VÃO CULTIVAR TERRENO, VADIOS CACHACEIROS”

Elian Souza de Andrade

12 de maio, 2020 | 01:32

“Meu comercio esta parado precioso de desconto na agua e luz ñ estou podendo pagar .como fazer pr pedir ajuda.”

Irene

08 de maio, 2020 | 09:12

“Tenho cadastro único não recebo desconto. Mas como fazer se as agências estão fechado por causa da pandemia não consigo falar com ninguém cada cidade deveria ter atendente pelo menos por telefone para esclarecer. Acho uma falta de respeito com quem tá precisando desta ajuda.
..”

Edimar Medeiros da Mata

05 de maio, 2020 | 09:46

“Gostaria de ter desconto na conta de energia sou cadastrada no cadastro único do governo federal, moramos em três pessoas não tenho emprego a anos meu marido trabalha de pedreiro mas ,por causa da pandimia está parado !! Não recebo bolsa família!”

Maria Silvia Lemes

03 de maio, 2020 | 20:18

“Quero receber o desconto bolsafamília somos só tres pessoa sendo uma criança doiscondodos só”

Ademilson Alexandre da Silva

03 de maio, 2020 | 20:18

“Minha conta está vindo muito caro não tenha emprego fixo fasso bico”

Ademilson Alexandre da Silva

03 de maio, 2020 | 20:15

“Quero saber se tenho dinheiro ao desconto na minha conta de luz”

Fernando

01 de maio, 2020 | 12:32

“Todos os meses eu pago a minha conta e sou beneficiado do baixa renda todos os meses vinha minha tarifa com baixa renda esse mês não vaio baixa renda o povo tá passando por uma situação muito complicado e esses porras ainda me tiram o baixa renda isso e uma puta sacanagem”

Daniele

28 de abril, 2020 | 19:22

“Oi
Eu sou cadastrada no cad único e tenho a tarifa social. A conta da minha sogra já chegou, e a minha não veio. Isso é porque fui insenta??”

Claudia Senna

28 de abril, 2020 | 19:16

“Gente,prestem bem atenção! O cadastro é feito só na agência da Cemig no Centro,mas ela está fechada por conta da quarentena.Ou seja: quem cadastrou,cadastrou.Agora só quando a agência voltar abrir,pois o cadastro é presencial,não faz cadastro por telefone,nem site ou app já liguei pra Cemig e foi isso que me informaram.Esmola quando é demais,o santo desconfia! Lançam a boa notícia mas não dão outra alternativa pra fazer cadastro.”

Maria Rita de Souza

28 de abril, 2020 | 07:32

“estou cadastrada na tarifa socilal mas a conta esta vindo muito alta , nâo tenho renda nao tenho posentadoria,
estou vivenda de doaçao, a casa reside 2 pessoas nâo tenho frezer so o basico.”

Melissa da Silva

22 de abril, 2020 | 10:09

“Estou escrita no bolsa família e não tive o desconto como faço o número da Cemig não atende sou de ouro preto”

Juscilenepereira da Silva

21 de abril, 2020 | 00:05

“Quero me cadastra”

Camila Cabral

20 de abril, 2020 | 23:29

“Disse que essa medida é apartir desse mês e para quem já recebeu a conta como será feito ?? E como vamos saber si estamos dentro desses requisitos??”

Lilian Miranda Madeira

20 de abril, 2020 | 17:18

“Estou no catrasto do bolsa família , como fazer para ter direito a enxesao da conta de luz”

Elaine Cristina Nery de Lima

20 de abril, 2020 | 14:40

“Boa tarde tenho o cardunico, gostaria de saber se esse desconto da isencao já entra automático”

Célia Maria de Campos Paes

20 de abril, 2020 | 13:44

“Não tenho cadastro caduni com sou aposentada tenho 64 anos meu marido não tem renda fixa e doente sofre de depressão e infartado tem diabetes incontrolável já passou por amputou dedão do pé por causa diabetes entre outras coleterol pressão alta tireóide ele tem 64 anos temos direito”

José Szegeri Filho

20 de abril, 2020 | 11:53

“Fazem tanto alarde, porém, total indiferença pra ajudar no cadastramento para usufruir da reduçäo na conta de energia. Inescrupulosos!!!”

Andreia

20 de abril, 2020 | 09:52

“Olá Bom dia!!
Estou inscrito no cadastro único do bolsa família, porém não recebo.
Como faço pra conseguir”

Marta Rodrigues de Melo Herculano

19 de abril, 2020 | 22:06

“Boa noite Tem o cadastro único nao tenho bolca familia e estou no programa baixa renda como faço pra mim cadastrar.?”

Nathiara

19 de abril, 2020 | 09:07

“Estou no programa baixa renda mais não sei como fazer o cadastro da insencao da conta de luz,me ajudem!”

Saionara

18 de abril, 2020 | 21:23

“Minha mãe está no CAD único, ela te direito a essa isenção?”

Eliana

18 de abril, 2020 | 15:59

“sou cadastrada no bolsa família mas eu não recebo o bolsa família como faço para me cadastrar no desconto da conta de luz”

Valdirene da Costa Pereira

18 de abril, 2020 | 15:28

“Ola boa tarde tenho cadastro unico do governo como faco pra ter direito a insencao da conta de luz??? Cmo faco pra me cadastrar pra ter direito na insencao da conta de luz??”

Ecione Caetano

18 de abril, 2020 | 10:30

“Como faço pra fazer o cadastro exensao da conta de luz”

Inês Henrique Almeida Gomes

18 de abril, 2020 | 04:50

“Sou cadastrada cadunico estou com contas alterada tento ligar pra Cemig não atende funcionários incompetentes trará mto mal
Então? Cemig vms resolver essa questão
Pra todos”

Elizeu Neemias do Pereira

18 de abril, 2020 | 01:19

“Não sei como fazer o cadastro p isenção da conta de luz pois a agência está fechada,pelo 116 não te e opção E pelo aplivatib o não tem como, estou inscrito no cadunico, alguém sabe a alternativa. Obg”

Renata Cristiana Santos Souza

18 de abril, 2020 | 00:01

“Sou cadastrado único e estou desempregado”

Angelina

17 de abril, 2020 | 23:27

“Boa noite.tenho cadúnico mais minha conta ainda não é cadastrada pra ter o desconto. Tenho q procurar a Central pra pedir o desconto do cad ou já vai cair automático”

Gilberto Alves de Oliveira

17 de abril, 2020 | 21:05

“Como Faso pra fazer parte da enxesao da conta de luz”

Cíntia Silvestre Lima

17 de abril, 2020 | 17:23

“Conta de Abril já chegou , tenho tarifa social - de 220 kwh , como devo proceder ?”

Envie seu Comentário