13 de abril, de 2020 | 17:20
Ipatinga prorroga prazo para pagar IPTU com desconto
Conforme o Executivo, a medida visa minimizar os impactos sofridos pela população devido às restrições implementadas pelas autoridades de saúde em virtude do novo coronavírus (Covid-19)
Divulgação
A Central de Atendimento Tributário (Ceat) retomou as atividades no início do mês, por meio de uma central telefônica unificada

O governo de Ipatinga informou nesta segunda-feira (13) que decidiu adiar para 30 de abril a data de vencimento da primeira parcela ou cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), antes prevista para o dia 7 de abril. Conforme o Executivo, a medida visa minimizar os impactos sofridos pela população devido às restrições implementadas pelas autoridades de saúde em virtude do novo coronavírus (Covid-19).
Assim os contribuintes ganharam mais 24 dias, inclusive com a possibilidade de se beneficiarem do desconto de 10% assegurado para o pagamento à vista da cota única. Também foi prorrogado para o mesmo período o prazo para o contribuinte apresentar reclamação fundamentada contra o lançamento do IPTU, da TRSD (Taxa de Coleta de Lixo) e da COSIP (Contribuição para Custeio da Iluminação Pública).
Diante deste quadro de pandemia que estamos vivendo, boa parte do comércio ficou fechado por alguns dias. Nestas circunstâncias, muitas pessoas ficaram prejudicadas e deixaram de pagar o seu IPTU com desconto ou até mesmo a primeira parcela. Por isso optamos por fazer essa prorrogação. Agora, quem perdeu o desconto de 10% terá a oportunidade de realizar o pagamento. Quem pagou o tributo integralmente depois do dia 7, e obviamente não teve o desconto, será ressarcido dos 10% a que agora faz jus ou ficará com um crédito com o município”, explicou o prefeito Nardyello Rocha.
Guias antigas e novas
O contribuinte que recebeu a guia em sua residência, com a data de vencimento para o dia 7 de abril, pode efetuar o pagamento usando esse mesmo documento, até o dia 30 de abril.
As guias podem ser pagas nas agências do Banco do Brasil, Itaú, Sicoob Cosmipa e Bradesco. Também estão credenciados os Correios do Centro, desde que o valor máximo da guia não seja superior a R$ 700, e os correspondentes bancários do Bradesco, com valor da guia até R$ 1.000.
As guias também estão disponíveis no site da prefeitura na aba Serviço para o Cidadão.
Parcelamento
Aqueles que não optarem pelo pagamento à vista podem parcelar o IPTU em até dez vezes, sem juros e multa. As guias de parcelamento não serão enviadas pelos Correios e deverão ser retiradas pela Internet, no site da PMI. Elas não sofrerão alteração na data de pagamento em virtude da prorrogação de vencimento da primeira parcela e cota única.
Atendimento Telefônico
A Central de Atendimento Tributário (Ceat) e os serviços de Protocolo da Prefeitura de Ipatinga retomaram as atividades no início do mês de abril, por meio de uma central telefônica unificada. O número colocado à disposição do público é o (31) 3829-8043. Como medida preventiva contra a disseminação do novo coronavírus, o atendimento presencial continua temporariamente suspenso.
Desde o dia 18 de março, a administração municipal suspendeu o atendimento ao público no prédio do Executivo, diante dos riscos de propagação da doença por meio de transmissão local e comunitária.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Creuza Maria Salvaterra
14 de abril, 2020 | 19:17Ué, venceu semana passada, só tinha dois locais de recebimento no Horto e a fila era grande! Papo estranho esse!!”
Joana
14 de abril, 2020 | 11:31Outro absurdo. Tentei pagar a guia de 2019 que está atrasada e não querem me dar o desconto de 50% a que tenho direito. Disseram que tem uma lei proibindo dar o desconto pra quem nao pagar em dias. Nunca divulgaram isso. O desconto é direito adquirido do aposentado. Estou aguardando abrir o atendimento presencial. Isso se não mandarem pro protesto. Aff ninguém merece”
Marcio
14 de abril, 2020 | 11:06Esse e o Prefeito que pensa nas PESSOAS, prorooga para o dia 30 ate parece que vai fazer diferença na vida das pessoas #nãovamos pagar IPTU”
Luiz Roberto da Silva
14 de abril, 2020 | 09:53Kkkk Tanto a primeira parcela quanto a cota única venceram dia 7 de abril, quem tinha que pagar já pagou, essa prorrogação demonstra que a inadimplência deve ter sido altíssima, se quisessem facilitar a vida do contribuinte teriam prorrogado antes do dia 7.
Me engana que eu gosto.”
Jaime
14 de abril, 2020 | 09:51Jogada suja do prefeito testou primeiro se o povo ia pagar como teve muita inadiplencia resolveu mudar a data do iptu nao foi como alguns prefeitos de varias cidades adiou o pagamento antes do vencimento.”
Alcileia Jakeline de Freitas
14 de abril, 2020 | 09:40Mais nem foi entregue o iptu, como pagar seu a guia? Ou ainda querem querem que pagamos para imprimir?”
Rogério Ferreira
14 de abril, 2020 | 07:58Simples assim, ele queria ver se todos iriam pagar no prazo, como a meta não foi alcançada ele alterou para o dia 30/04.
Esse prefeito não faz nada para o povo, iniciou a cobrança rotativa no centro, só fechou parque Ipanema porque teve comentário sobre está ficando lotado. Ele deve ter algum quiosque no parque.”
Josias
14 de abril, 2020 | 07:54Se venceu dia 7/4 a maioria já fizeram o pagamento inclusive eu que paguei dia 8/4 acabei pagando juros e multa”
Geraldo Damião Dias
13 de abril, 2020 | 21:52Agora ele fala isto.
Porque deixou o povo sacrificar para pagar em
dia”
Erasmo de Oliveira Takenaka
13 de abril, 2020 | 21:13O aposentado que tem direito ao desconto de 50% e recebeu o valor do iptu sem o desconto, como proceder para pagar com desconto.”
José Antonio Poncio Vita
13 de abril, 2020 | 20:05Eu ja paguei fia 7 de abril. É ai. Como fica?”
Marcelo
13 de abril, 2020 | 19:25Esse tributo venceu dia 7/4. Prorrogar após a data de vencimento é no mínimo um abuso, uma chacota com os bons pagadores. Tinham que ter feito isso antes do dia 7. Tem muita gente que está com dificuldades financeiras devido à pandemia e pagou o IPTU por questões até de caráter. Agora aparece essa. Vão devolver o dinheiro? Dia 30 eu devolvo.”
Gildázio Garcia Vitor
13 de abril, 2020 | 19:06Esta medida deveria ter sido tomada antes do dia 7/4, agora não tem mais serventia.”
Iptu
13 de abril, 2020 | 18:20Tá de brincadeira... porque não prorrogaram antes do vencimento (dia 07/04) como fizeram Fabriciano e Tímoteo, mas não, fizeram um belo caixa, mesmo sabendo das dificuldades dos contribuintes.
Moral da história: Em Ipatinga, pagar seus tributos em dia é desvantagem!”