13 de abril, de 2020 | 11:54
Morre Moraes Moreira, aos 72 anos
O cantor e compositor Moraes Moreira morreu na manhã desta segunda-feira (13), em sua casa no Rio de Janeiro, aos 72 anos.
A informação foi confirmada pela assessoria do artista à imprensa do Rio. A causa da morte, entretanto, ainda não foi revelada. Ele estava bem, ninguém sabe as causas”, informou um familiar do cantor.
Considerado um dos mais importantes artistas da música popular brasileira, o autor de Sintonia” e Pombo Correio” morreu dormindo em sua casa, na Gávea.
Moraes Moreira deixa uma história de muitos sucessos e atuação fundamental também no Carnaval de Salvador, onde é considerado o primeiro cantor de trio-elétrico.
Novos baianos
Antônio Carlos Moraes Pires nasceu em Ituaçu, na Bahia, em 8 de julho de 1947 e se notabilizou com um dos fundadores do grupo Novos Baianos, que tinha em sua formação original Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão.
Moraes Moreira começou tocando sanfona de doze baixos em festas de São João em Ituaçu. Na adolescência aprendeu a tocar violão, enquanto fazia curso de ciências em Caculé, Bahia. Mudou-se para Salvador e lá conheceu Tom Zé.
Nos Novos Baianos, Moreira ficou entre 1969 e 1975, antes de se lançar em carreira solo. O músico tem 40 discos gravados, entre Novos Baianos, Trio Elétrico Dodô e Osmar e ainda dois discos em parceria com o guitarrista Pepeu Gomes. (Com informações da Revista Fórum)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]