12 de abril, de 2020 | 07:40

Governo esclarece caso de morador de rua que morreu com sintomas de Covid-19

Homem que morava nas ruas do bairro Bom Retiro, em Ipatinga, foi sepultado no sábado, com sintomas da doença provocada pelo Coronavírus

Divulgação
Por medidas de segurança, sepultamento de vítimas com suspeita de Covid-19 precisa ser feito com cuidados extrasPor medidas de segurança, sepultamento de vítimas com suspeita de Covid-19 precisa ser feito com cuidados extras

O enfrentamento à pandemia de Covid-19 esbarra em alguns fatores incomuns. Nesse fim de semana a divulgação de um caso suspeito, que foi descartado depois de concluídos exames, em Timóteo, um caso confirmado em Marliéria e a morte de um idoso em situação de rua no bairro Bom Retiro, com sintomas da Covid, provocada pelo Coronavírus, levantou uma intensa discussão.

Enquanto muitos leitores concordam com a divulgação, outros afirmam que a divulgação de casos suspeitos tem “tom alarmista” e defendem que sejam divulgados apenas quando se tiver a confirmação.

Quanto às medidas para evitar aglomeração de pessoas nas ruas, calçadas e estabelecimentos comerciais, muitos vêm como exagero e outros ainda apontam que “não existe pandemia” e que “hospitais estão vazios”, ignorando o fato que esse cenário resulta justamente das medidas de prevenção à doença.

Diante do embate gerado acerca do caso fatal do homem em situação de rua, a administração de Ipatinga divulgou, na noite de sábado, uma nota em que esclarece a situação. A nota destaca também,, que em Ipatinga há hoje, cadastrados, 130 cidadãos que estão em situação de rua e são acompanhados pelo Serviço de Assistência Social. Pelas leis em vigor atualmente, nenhuma pessoa pode ser retirada à força das ruas.

Nota da editoria : Em que pese o respeito pela diversidade de opinião do leitor, o Diário do Aço informa que continuará a divulgar, diariamente, os boletins sobre a Covid, no Vale do Aço, em Minas Gerais, no Brasil e no mundo, informados pelo poder constituído. Dessa forma serão noticiados, todo dia, dados de casos notificados, casos suspeitos, casos descartados e casos confirmados.

Segue, abaixo, a nota detalhada do governo municipal de Ipatinga, acerca do caso do idoso do bairro Bom Retiro, cuja morte com sintomas da Covid ainda é investigada.

Nota de esclarecimento

Em virtude das diversas dúvidas e questionamentos sobre a notícia em relação a suspeita da morte por coranavírus, de um homem de 74 anos, morador em situação de rua, registrada no município neste sábado (11), a Administração Municipal esclarece que:

1- Desde a decretação do estado de emergência no município, a Administração Municipal tem prezado pela seriedade na divulgação de informações de interesse público, buscando ser totalmente transparente com a população em relação à verdadeira dimensão da crise.

2 - Por se tratar de um homem em situação de rua, a divulgação se faz ainda mais necessária para que a informação chegue a pessoas que possivelmente tenham tido contato com a vítima, uma vez que ela não chegou a cumprir o isolamento social.

3- A legislação Federal que regula a política nacional para pessoas em situação de rua proíbe a retirada compulsória deles das ruas. A Prefeitura trabalha na perspectiva de vínculos com os profissionais, mas a adesão do serviço é de livre escolha do indivíduo.

4 - O município está alinhado às normas de enfrentamento à doença, principalmente em relação aos moradores em situação de rua. A rede de assistência conta com albergue, que oferece três refeições diárias, ainda com vagas disponíveis.

5- Existem no município 130 moradores em situação de rua cadastrados no Bolsa Família e habilitados a receberem o auxílio emergencial do Governo Federal no valor de 600 reais.

6 - A Administração Municipal oferece às pessoas em situação de rua todo serviço preconizado pela Legislação Federal. O município disponibiliza um Centro de Referência Especializado em Pessoas em situação de rua, Centro Pop, com atendimento de assistentes sociais e psicólogos. Neste serviço, além do atendimento psicossocial, os moradores de rua podem fazer sua higiene pessoal, lavar roupas e realizar ligações para família. A Prefeitura conta ainda com um serviço de abordagem social, composto por assistente social e agentes sociais, com o objetivo de identificar as pessoas que estão em situação de rua e ofertar a elas os serviços que existem no município.

7- A Administração de Ipatinga ainda esclarece que diariamente os moradores em situação de rua estão sendo orientados pela equipe do Consultório na Rua quanto a gravidade da doença e também os cuidados de higienização necessários.

8- Paralelamente a essa ação de orientação, os profissionais do Consultório na Rua têm acompanhado de perto a saúde dos moradores em situação de rua, estando atentos, caso alguns deles aparentem sintomas da doença. Além disso, todos os moradores em situação de rua, cadastrados e idosos, do município foram vacinados contra a gripe.

Administração Municipal de Ipatinga
Ipatinga, 11 de abril de 2020
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Pedroso

14 de abril, 2020 | 10:17

“Realmente, so publicam o que é favoravel, cade a democracia, a liberdade de expor ideias diferentes e criticas ....”

Geraldo a Moreira

13 de abril, 2020 | 20:29

“Em Ipatinga nos Supermercados todos que vou sempre vejo casal com filho nos corregedores eu pergunto essas pessoas não estão levando a serio e aí onde está a fiscalização?
Preciza ir a família em sacolão supermercado e criança ate bebê levam outros solta as crianças nos corregedores poderia sim 1 pessoa ir ao supermercado com criança deveria já ter proibido desde que começou essa pandenia
Vamos alertar pra impedir aglomeração”

Oliveira

13 de abril, 2020 | 11:15

“Meu caro Thiago, ao falar em ditadura, você quer impor a sua opinião como soubesse o que de faro é melhor para os munícipes. Viver em sociedade, dita democracia, é saber parricipar ativamente, mesmo quando representamos as minorias. Uma coisa é achar, a outra é fazer. A população tem que ser orientada para que os danos sejam diminuídos. A OMS prega o isolamento social. Acho que em Ipatinga, as pessoas arriscam sem necessidades.”

Marcos Oliveira

13 de abril, 2020 | 09:57

“Se a pessoa quer se expor e sair as ruas a hora que quer sem necessidade, se quer suicidar o problema é seu, mas expor a vida do semelhante contribuindo com proliferação do virus sem necessidade é homicídio. eixemos de Sofisma, os Estados Unidos um país rico e de primeiro mundo, usando a cloroquina e tudo de maior em tecnologia, já superou a Italia em número de mortos. E o governo americano já etimou entre 100 a 200 mi mortos. Só tem 22 mil mortos até agora, Pensem nisto.”

Thiago

13 de abril, 2020 | 05:45

“Abra o shopping logo.
Não existe diferença entre o comércio FORA do shopping e dentro.
Tudo aglomera pessoas mesmo.
Chega de ditadura, onde a pessoa é obrigada a seguir os ditames do governo prefeito.
Quem quer sair que saia, corra o risco.
Quer tolher a vontade do cidadão de bem, não é justo.
Quer lugar que contamina e aglomera mais pessoas que um supermercado?
Tem muita frescura nisso tudo, ou feche tudo, ou abra tudo, do jeito que está na região não adianta nada.
Além do mais, olha a burrice, pede para não aglomerar pessoas, invés de estender horário de funcionamento, eles reduz, aí que aglomera mesmo. Pense nisso”

Maria Salomé Fernandes Coelho

12 de abril, 2020 | 22:35

“Só publicam os comentários a favor?”

Wenderson Pereira Silva

12 de abril, 2020 | 22:33

“Só estão publicando os comentários a favor? Publiquem as críticas também! Sejam democráticos diário do aço...”

Myrian de Castro

12 de abril, 2020 | 17:23

“Parabens pela divulgaçao! Precisamos acompanhar a situaçao de nosso municipio, quanto a pandemia, pois assim nos resguardaremos.
Sabemos que a situaçao requer cautela, e que nossa cidade, ainda nao esta preparada para o pico de infectados.
Esperamos que tidos se previnam e se mantenham isolados.
Obgda pela divulgaçao da noticia, e queremos sempre a verdade, pois so assim poderemos acreditar nesse veiculo de comunicaçao.
Grande abraço e se resguardem, também!!!”

Alcias

12 de abril, 2020 | 10:58

“Oportunamente parabenizo a direção deste jornal, por grande colaboração ao nos informar diariamente quanto a esta terrível pandemia.
Aproveito para dizer que fiquei mal impressionado, assustado com a nossa população, pois sem os cuidados mínimos de proteção a saúde, fizeram verdadeiras aglomerações em diversos pontos de Ipatinga, durante a semana e principalmente ontem.
Aos meus conterrâneos Ipatinguenses, conclamo- vos que colaborem com as autoridades de saúde, para juntos vencermos mais está pandemia. Abraços.”

Nando

12 de abril, 2020 | 10:08

“Prefeitos, não dêem ouvidos ao negacionismo, essa gente ignorante e cega. Façam como o prefeito de BH.”

Rodrigo Alves Lacerda

12 de abril, 2020 | 07:55

“Parabéns ao Diário do Aço pelas informações prestadas neste momento em que várias pessoas não entendem a gravidade da situação.”

Envie seu Comentário