09 de abril, de 2020 | 17:15

Coronel Fabriciano prepara leitos para tratar possíveis casos graves de Covid-19

A disponibilidade do espaço já havia sido formalizada ao governo estadual

Divulgação
Os leitos de retaguarda funcionarão no prédio anexo do HJMM Os leitos de retaguarda funcionarão no prédio anexo do HJMM

A administração de Coronel Fabriciano informa que disponibilizou ao Estado de Minas Gerais a estrutura do Hospital Dr. José Maria Morais (HJMM) para receber 59 leitos de UTI e de internação para atender pacientes graves com o novo coronavírus (Covid-19). Os leitos de retaguarda funcionarão no prédio anexo do HJMM, com 1.350 m² de área construída, que está em fase final de reforma. As obras contemplam intervenções na parte estrutural, inclusive para instalação de dois elevadores tipo maca. A previsão da administração municipal é concluir os serviços em 10 dias.

A disponibilidade do espaço já havia sido formalizada ao governo estadual. O documento também foi entregue ao Ministério Público em reunião com os prefeitos do Vale do Aço realizada nessa terça-feira (7).

“Inicialmente, o espaço iria abrigar o novo bloco cirúrgico com três salas, 20 novos leitos cirúrgicos e de internação. Mas com a chegada da Covid-19, o prefeito determinou que as obras fossem aceleradas e o espaço preparado o quanto antes para receber leitos com respiradores para atender um possível crescimento de casos graves esperado para os próximos meses. Agora dependemos do envio de recursos e equipamentos por parte do Estado para abertura destes leitos”, explica Kátia Barbalho, secretária de Saúde e diretora administrativa do HJMM.

Hoje, o HJMM possui 60 leitos de internação, sendo dez de UTI e 30 de clínica médica; 14 leitos são destinados a cirurgias eletivas, que agora estão suspensas em virtude da pandemia. A pediatria possui seis leitos. O HJMM foi reaberto pela administração de Fabriciano em julho 2017, e a unidade é a única porta 100% SUS para casos de urgência e emergência em Fabriciano e referência para municípios vizinhos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Sr.sincero

11 de abril, 2020 | 15:41

“Rusty...não me admiraria ver ambientalistas em defesa dos pobres e indefesos VÍRUS, coitadinhos, eles precisam viver.
"O homem esse ser malvado que só trás mazelas a humanidade têm que morrer, afinal VIVA O MEIO AMBIENTE! VIVA A NATUREZA, o ser humano não é parte dele." Ecochato.”

Rusty

10 de abril, 2020 | 14:20

“Infelizmente a UPA, em Fabriciano,aguarda liberação ambiental para funcionamento.”

Sr.sincero

10 de abril, 2020 | 09:15

“Por que não utilizar as UPAs em construção como Hospital de Campanha? No SP2 em Fabriciano tem uma senhora construção parada aguardando utilização(Esquece inauguração oficial papa votos) . Usem logo, antes que os vândalos depredem tudo!”

Márcio

10 de abril, 2020 | 04:50

“É lamentável que o ser humano estuda e venha a público dizer ao contrário daquilo que a ciência lhe ensinou. O mundo já deu a nota músical para os países que foram teimosos e quebraram a quarentena. Espanha, França e Estados Unidos.... já tocaram e continuam tocando marchas fúnebres todos os dias; 700, 500, 900.... Me parece que alguns ainda estão pagando pra ver. Não acredito que Coronel Fabriciano tenha estrutura suficiente para enfrentar essa crise. Vale lembrar a imensa fila todos os dias na Secretaria de Saúde na Magalhães Pinto para pegar ou fazer cadastro de medicamentos de uso contínuo; São pessoas supostamente do grupo de risco que ficam na fila. Obedeça a CIÊNCIA! Fique em casa!! Não faça o coveiro trabalhar além do nessário.”

Envie seu Comentário