09 de abril, de 2020 | 14:45

Empreendedores se adaptam ao mercado para manter os negócios

Seguindo as orientações das autoridades de saúde para a manutenção do isolamento social, o Sebrae Minas continuará com suas atividades de atendimento presencial suspensas até o dia 21 de abril

Divulgação
Na Regional Rio Doce e Vale do Aço do Sebrae Minas, empresa do segmento de uniformes inova na produção e venda de máscarasNa Regional Rio Doce e Vale do Aço do Sebrae Minas, empresa do segmento de uniformes inova na produção e venda de máscaras

Reinventar o modelo de negócio tem sido uma alternativa para os empreendedores minimizarem os impactos da crise ocasionada pela pandemia do novo coronavírus. Muitos empresários tiveram que suspender ou reduzir suas atividades durante o período da quarentena. As estratégias das empresas para se manterem ativas são variadas e incluem desde o fomento às vendas pelas mídias sociais, entregas por delivery, cupons promocionais para compras futuras, entre outras.

Na Regional Rio Doce e Vale do Aço do Sebrae Minas, uma empresa do segmento de uniformes identificou na necessidade do mercado a oportunidade de manter sua produtividade, garantir o emprego dos funcionários e ainda desenvolver o seu papel social. Há cerca de duas semanas, a fábrica começou a produzir máscaras de proteção em tecido lavável para serem comercializadas online no atacado.

Para atender ao novo segmento, o empresário Rodrigo Campos começou a produção de maneira sustentável e segura. O quadro de funcionários foi mantido, mas alguns entraram em férias coletivas. Os cuidados com a higienização foram intensificados: uso de álcool gel, lavagem das mãos e contato limitado. O setor de modelagem se voltou para a criação das máscaras, e a matéria prima, que já era utilizada na produção de uniformes, agora, está sendo adaptada na confecção dos acessórios de proteção.

“Para atender a essa nossa demanda, não paramos de produzir os uniformes, mas esperamos uma diminuição no número de pedidos. Em paralelo a isso, incluímos a confecção de máscaras. Já fechamos com algumas empresas parceiras na região, e nossa expectativa é manter a receita da fábrica com esse novo produto”, ressaltou o empresário.

Responsabilidade social

Atenta também à importância de cumprir o seu papel social, a empresa lançou uma campanha em que destina um real de cada máscara vendida à compra de cestas básicas para instituições sociais de Governador Valadares.

O analista do Sebrae Minas, Ramon Gonçalves, reforça que observar o comportamento dos consumidores neste momento é importante para um empreendimento buscar o seu diferencial no mercado diante da crise.

“Embora a crise se configure como uma ameaça aos negócios, também possibilita que os empresários inovem e procurem novas formas de se posicionar no mercado. É bom lembrar que inovação não se restringe ao uso de tecnologia cara e de ponta: ela também pode se apresentar como uma mudança no modelo de negócios, que propõe uma solução específica para um problema e vá ao encontro da demanda do mercado”, enfatizou o analista.

Atendimento Sebrae Minas

Seguindo as orientações das autoridades de saúde para a manutenção do isolamento social, o Sebrae Minas continuará com suas atividades de atendimento presencial suspensas até o dia 21 de abril. A medida tem o objetivo de colaborar com o controle da epidemia causada pelo novo coronavírus.

Todas as Agências de Atendimento da instituição em suas nove regionais no estado permanecerão fechadas neste período. O atendimento a distância continua mantido, com serviços de orientação e consultoria gerencial oferecidos por chat, e-mail e telefone.

Mais informações pelo site sebrae.mg; o WhatsApp(31) 9 9822-8208 e a Central de Relacionamento: 0800 570 0800.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário