Isenção Enem 2020: foto é obrigatória para concluir processo de solicitação

Pedido deve ser feito até o dia 17 de abril na Página do Participante

Divulgação


Imagens em formato PDF não são permitidas. De acordo com o Inep, a foto é para facilitar o processo de identificação dos candidatos e ampliar a segurança

Estudantes que têm direito à isenção da taxa de inscrição do Enem 2020 e, também, aqueles que vão justificar ausência na edição passada para solicitar novamente o benefício devem ficar atentos! A partir desse ano é obrigatório anexar uma foto para concluir esses processos de solicitação. O recurso foi inserido no sistema em 2019, sendo de uso opcional pelos participantes, no entanto, agora passou a ser obrigatório.

A fotografia deve mostrar o rosto do participante com uma boa iluminação e foco. É importante se ater também aos formatos dos arquivos aceitos: JPEG e PNG, com tamanho máximo de 2 megabytes (MB). Imagens em formato PDF não são permitidas. De acordo com o Inep, a foto é para facilitar o processo de identificação dos candidatos e ampliar a segurança.

Como deve ser a foto para o Enem 2020?

O participante deve anexar foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco, que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares). Só assim o processo será concluído com sucesso.

Quem pode se isentar de pagar o boleto do Enem 2020?

Nesta edição, o boleto do Enem 2020 tem um custo de R$ 85, no entanto, alguns participantes podem solicitar a gratuidade da taxa. O pedido deve ser feito até o dia 17 de abril na Página do Participante. Conheça, abaixo, os perfis de quem pode pedir a isenção:

• quem cursa a última série do ensino médio em 2020 em escola da rede pública;
• quem tiver cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, além de ter renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio;
• quem estiver em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda, devendo informar o Número de Identificação Social (NIS), único e válido, além de ter renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Para que serve a justificativa de ausência?

A justificativa de ausência deve ser feita pelos participantes que conseguiram a isenção no Enem em 2019 e não compareceram aos dois dias de provas, mas desejam obter o benefício para fazer o exame em 2020. Quem pagou pelo Enem 2019 e não compareceu para fazer as provas não precisa fazer essa justificativa.

(E+B Educação | Géssica Santos)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Gabriel Destro Miranda 27 de maio, 2020 | 20:38
Não consigo gravar a foto do perfil, só aparece o aviso abaixo:

Ops! Ocorreu uma falha de comunicação entre você e o INEP. Mas não se preocupe, se você não sair da página, seus dados não serão perdidos. Aguarde um pouco e tente novamente.
Sdf 22 de maio, 2020 | 19:10
sdf
Jacqueline Lima de Souza 22 de maio, 2020 | 13:50
Não tou conseguindo acessar minha foto como faço pra resolver?
Suzy Santos Soares Suzzye9685@hotmail.com 22 de maio, 2020 | 03:38
Só aparece a mensagem dizendo que no momento tem muita gente acessando o sistema e deve entrar depois, detalhe, são 3:37 agora e continua assim, portanto isso invebializa anexar, como faço?
Lauriane Pacheco 21 de maio, 2020 | 23:36
Como faço para trocar foto que anexei????
Sabrina Furtado Melo 21 de maio, 2020 | 23:00
Não tenho acesso a conta, perdi a senha e não consigo recuperar. Não tenho acesso ao email que foi cadastrado e não tá com o numero de telefone lá, as outras opções não tenho como recuperar também, o que eu faço por favor ???
Yasmim Vitoria 21 de maio, 2020 | 22:25
Como faço para modificar a foto de perfil. Coloquei nos parâmetros errados e agora não consigo mais editar.....
Vi 21 de maio, 2020 | 10:28
Alguém sabe como MUDA A FOTO????
Gisela Pereira de Jesus 21 de maio, 2020 | 10:15
Não aparece campo para eu anexar foto, o que faço?
Kevin Thiagp 20 de maio, 2020 | 20:33
como muda a foto depois de colocar-la no sistema? eu não sabia dos parâmetros...
Jose Carlos Vilardo de Carvalho 18 de maio, 2020 | 15:51
faco parte das pessoas com risco ,da coronarius, não posso tirar foto agora ,como faço?
Girlene Carvalho Passos da Cunha 16 de abril, 2020 | 16:24
Está demorando muito o envio da foto,isso é normal??
Ivanderson Ferreira Carvalho 13 de abril, 2020 | 23:34
no momento de salvar a fto costuma demorar tanto??!
Thiego Adrian de Oliveira Matias 09 de abril, 2020 | 20:48
Quero fazer a escrição do Enem

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO